39 graus Alfred Hitchcock

Por que Amar Hitchcock?

30.6.12Unknown


Olá.
Eu sou a nova integrante do ConversaCult. Prazer, sou a Ana Luíza, mas todos me chamam do Luly... ou Ana ou Lu, como a Igra costuma me chamar. :)

E para estreiar aqui, vamos começar falando sobre um cara, que infelizmente não está mais entre nós, mas ele com certeza deixou sua marca em Hollywood e em todas as pessoas que assistiram seus filmes. Pois bem, a figura é Alfred Hitchcock.

O senhor britânico foi nomeado o Gênio do Suspense quando estava fazendo seus filmes. Com "Psicose", ele levou muitas pessoas à loucura por acreditarem que um dia morreriam esfaqueados no banho. Ou, em "Pássaros", o povo acreditou na revolta dos animais e todos começaram a ficar com medo de um possível ataque por parte desses bichos inofensivos.

Pois bem, vocês com certeza estão se perguntando quem é Alfred Hitchcock, então resolvemos trazer um pequeno resumo de como ele apareceu no ramo cinematográfico

Tudo começa em 1933, quando Hitchcock foi trabalhar na Gaumont-British Picture Corporation e fez seu primeiro filme, "O Homem que Sabia Demais", lançado em 1934 (Mas, acabou sendo refilmado em 1956 em Los Angeles com outros atores). Depois disso veio "39 Degraus" que foi considerado o melhor filme de 1935.

E foi assim que Sir Hitchcock chamou a atenção de produtores de Hollywood, com a sua habilidade de usar o suspense que explorava as coisas que as pessoas mais temiam. Com isso, ele acabou indo para Los Angeles e assinou contrato com um dos produtores mais importantes da época, David Selznick.

Devido a sua ida para os Estados Unidos, nosso gênio lançou "Rebecca", filme de 1940 que iniciou sua carreira por lá e que acabou ganhando o Oscar de Melhor Filme. "Rebecca" é um filme especial porque foi o único longa de Hitchcock que ganhou a estatueta nessa categoria.

A partir de 1940, Hitchcock acabou dirigindo um filme por ano pelas três décadas seguintes. A maioria dos seus projetos fizeram sucesso, mas os mais conhecidos são: "Psicose", "Janela Indiscreta", "Rebecca", "Um Corpo que Cai", "Pacto Sinistro", "Cortina Rasgada", "39 degraus", "Os Pássaros", "O homem que sabia demais",  e por aí vai. 

A segunda pergunta que vocês devem sempre fazer é: Por que sempre falam dele, até hoje em 2012 se o cara morreu há mais de 30 anos?

Eu te digo: Um dos motivos de Alfred Hitchcock ser falado até hoje é pelo estilo de filmagem de seus filmes.  Hoje, podem até não dar medo, mas na época que eles eram lançados, as pessoas ficavam apavoradas! Além do mais, Hitchcock inovou as técnicas de movimentos e posições de câmeras, elaborou montagens de edição diferentes (gente, na época dele não existia final cut, movie maker, iMovie, programas que são usados para montar e editar filmes... eles tinham que cortar o rolo para poder montar o filme. Imagina que louco!) e surpreendeu a todos em suas trilhas sonoras como na cena do assassinato de "Psicose". 
*Hitchcock faz com que o filme crie uma tensão no espectador, onde o personagem não tem ideia do perigo que corre.
         
              

Isso tudo fora o fato de que Hitchcock gostava de fazer com que os personagens de seus filmes soubessem que existia alguém ali assistindo, observando a vida deles. Então, ele usava closes de rosto, fazendo com que parecesse que o personagem estava falando com a plateia.

Algumas curiosidades sobre os filmes de Sir Alfred Hitchcock
As personagens femininas geralmente eram as heroínas loiras e amáveis, que se apaixonavam e aí ficavam perigosas. Outra marca característica são as vilãs, normalmente uma mulher sensual, que seduz um protagonista masculino para acabar sendo salva por ele ao mesmo tempo em que o destrói. E um dos elementos que caracterizam seus personagens masculinos é a figura do assassino psicopata cuja identidade é revelada ao longo da ação.

O MacGuffin é um conceito original nos filmes de Hitchcock, um termo usado pelo cineasta para inserir um objeto que serve como motivação para um personagem, mas não tem muita importância no conteúdo do filme em si. Por exemplo: em "Psicose", é o dinheiro que Marion rouba do patrão.

E mais algumas coisas: 
>>>Hitchcock adorava fazer aparições em seus filmes. Dos mais de 30 filmes que ele dirigiu, Alfred apareceu em pelo menos 22 deles. 
Sem esquecer de que rola um boato por aí dizendo que produtores de Hollywood estavam querendo fazer o remake de "Rebecca" e uma atriz cogitada para fazer o papel principal do filme seria Scarlett Johansson. Mas, lembrando que são apenas boatos, não há nada certo.

>>>A cena do banheiro de "Psicose" (aqueles 2 minutos e 30 segundos) foi filmada em 7 dias e foram 70 posições de câmera diferentes. E "Psicose" foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue... Hitchcock queria uma cena perfeita.

>>>No Falando Abertamente sobre Prometheus, nós do CC comparamos o filme com "Quando Fala o Coração", do Hitchcock. Que, de cara pode não ter sentido ou até parece ruim, mas dependendo de como você olha pode ficar muito melhor. Então, mesmo que a primeira vista você estranhe os filmes do Hitchcock, vale muito a pena fazer uma força para entender.


Se você ficou curioso para tirar suas próprias conclusões, assistam esses filmes que citei e deem sua opinião! Podem ter certeza que vocês vão gostar. :D

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi Lu (: Parabéns por entrar no CC e pelo post incrível.
    Bom, confesso que nunca tinha ouvido falar de Hitchcock D: me apedrejem, kfdjhkdfh. Não sou muito informado sobre esses cineastas mais antigos S: Mas enfim. A única coisa que já vi relacionada à ele foi um show de mágica num programa de TV que mostrava a cena do chuveiro de "Psicose". Provocou uma leve curiosidade, mas nada de mais. Agora que li seu post, vou ver se arranjo um tempinho pra assistir o filme. É bem interessante assistir os clássicos do cinema, não? u.u

    Bom, até o próximo post o/
    Abraços, João.

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é de fato de vanguarda!! Lembrar desse cineasta maravilhoso! Adorei! Parabéns Luly.
    Os Pássaros é meu preferido.

    ResponderExcluir

Posts Populares