2ne1 CCMúsica

Para quem gosta de música: 2NE1

8.5.12Igraínne


"Alguém que gosta muito de música tentando dizer por que esse artista chamou atenção. O nome para quem gosta de música não é à toa, essa coluna aleatória é dedicada a todos aqueles que adoram descobrir um novo artista. Aqui eles estão, aproveite e até indique algum." 

Hoje: 2NE1
Origem: Coreia do Sul
Similares: Jessie J, Nicki Minaj, Super Junior, Cher Lloyd, Big Bang, Rihanna, Alesha Dixon...

Por incrível que pareça, ouvi falar pela primeira vez de 2NE1 (pronunciado como "to anyone" ou "twenty-one", como quiser), na MTV. Inicialmente não dei nenhuma atenção para as meninas com aquela personalidade bem expansiva, agressiva, ou até mesmo coloridas demais. Era mais uma bandinha oriental, do tipo vindo de algum lugar distante que eu estava com preguiça de conhecer através do youtube.

Vocês não sabem quanto tempo eu perdi não escutando 2NE1. Claro, o irmão da Dana aqui do blog ficou simplesmente viciado nas quatro menininhas de roupas chamativas que não são a versão feminina do Restart, e teve a delicadeza de me apresentar a banda pela segunda vez. Ele tinha praticamente todas as músicas no celular, e eu ouvi cada uma tão intensamente que parecia que eu estava em uma boate. Esse é um efeito comum: as músicas delas dão a sensação inegável de festinha de arromba.

O que eu achei mais curioso, no entanto, foi o fato de que 2NE1 significar "Nova Evolução do Século 21". Não pelo fato de que é um nome inovador, mas porque elas são realmente uma coisa nova no mercado musical. Pelo menos no meio ocidental. Nunca tinha visto - ou ouvido - nada como elas. A impressão que se tem é de que, talvez pela cultura oriental (da Coreia do Sul, particularmente) ser isolada do meio ocidental, acaba se privando de misturas que influenciariam o som. É quase como se eles já tivessem passado da fase musical em que nós estamos. Uma verdadeira loucura.

Como foi dito no post da Cher Lloyd, algumas vibrações são capazes de fazer você questionar o estilo de música. Eu diria que as meninas do 2NE1 são pop-eletrônico-batidão e se vestem como rappers - os que têm estilo. Lil Wayne, diferentemente do que aconteceria em relação à Cher, se sentiria humilhado.

Os clipes são, em sua maioria, terrivelmente coloridos. Todo o trabalho realizado em torno deles é sem dúvida merecedor de prêmios. Você pode observar cenário, figurino e própria dança. Não há nada que não seja bem montado. "Fire", por exemplo, uma das músicas das quais eu mais gosto, possui duas versões, e ambas são ótimas (e cheias de cores). Uma delas é definida como 'espaço', mas há diversas plataformas que se alternam enquanto o som toca. A outra versão se passa numa rua, com um carro para ilustrar o fundo (a maioria dos vídeos tem um carro, o que é bem curioso. Ou um carro ou uma motocicleta tão potente que suspeito ser maior que todas as quatro integrantes da banda juntas). Outra música que também é parque de diversões é "Follow me". Não fosse por uma das meninas com o rosto infestado de pedrinhas brilhantes, eu poderia confundir o clipe com a versão 'espacial' de "Fire".


O fato de elas parecerem iguais chega a ser irônico. Eu diria que as vozes são diferentes, mas a cada clipe as meninas mudam de penteado, de cor de cabelo, de roupa, e eu não sou capaz nem mesmo de reconhecer uma única integrante. Além disso, apesar de tudo sem bem colorido,  a cada single a inovação é maior. Tem desenho animado com "Hate You" e até lamborghini em "I Am The Best", uma das melhores.
*Dana se metendo no post da Igra: Não pude deixar de comentar. Eu normalmente nem escuto 2NE1, fora o obrigatório por osmose por causa do meu irmão, como a Igra disse. Mas só de ler o nome "Hate You", já veio a música na minha cabeça: "Hate You nanananana..."

Comecei a acreditar que havia certo tipo de "pseudo hiphop" depois de ouvir "Pretty Boy", que além do eletrônico diferente, ainda nos faz questionar a capacidade dos instrumentos. "Clap Your Hands""Don't Stop the Music" (que não tem nada a ver com a música da Rihanna) são outros grandes exemplos. Porém, apesar de toda a inovação e criatividade, as meninas do 2NE1 não são as mais conhecidas dentro do meio da música oriental. Quem nunca ouviu falar do Super Junior? Uma banda com o triplo de integrantes do 2NE1 e composta por apenas meninos? Não se sabe ao certo, mas sempre suspeitei que boy bands fizessem sucesso mais facilmente que girl bands. Se o 2NE1 nem é  a banda mais conhecida e já faz esse alarde todo (seja nas roupas, na música, na invenção inesgotável de batida e mixagem), imaginem o que mais pode haver de diferente na música oriental...

"I Am The Best": é a música com o qual eu conheci o grupo. Confesso que todas os singles citados são tão bons que eu fiquei numa dúvida quase que impossível. Por fim, escolhi o clipe que eu considero ser o mais inovador. O lamborghini de que falei é só o começo.


Sobre as músicas:  O grupo formado por CL, Bom, Dara e Minzy lançou três Cd's e possui mais de 10 singles, além de ter mais 3 mini álbuns. Há músicas incríveis em cada um deles, mas acho que a edição Collection é a que merece mais destaque, porque é a que reúne os maiores sucessos da banda.  E claro que sempre podemos contar com as lentinhas, não é mesmo? "Go Away" foi o single mais bem sucedido do grupo, apesar de eu considerar essa música como um meio do caminho entre lento e pop. Entre aquelas que não estão no Collection (mas que são tão boas quanto as demais) temos: "Lonely", que é ótima (e realmente lenta), e "Can't Nobody" que foi uma das que me chamou mais a atenção, justamente por causa das batidas: elas se alternam com pontos altos de voz ligeiramente aguda, contrastando com as remixagens.

Curiosidades sobre 2NE1:

O 2NE1 ficou conhecido mesmo com "Fire", cuja batida faz qualquer um ficar surpreso... porque são garotas. Até o Will.I.Am ficou impressionado. Ele e o 2NE1 fecharam uma parceria em 2011 e estão preparando algo novo na América do Norte. Considerando que é difícil até para os ingleses se infiltrarem na bolha americana, isso é um grande feito.

O grupo foi planejado com o intuito de produzir uma espécie de versão feminina da banda renomada (obviamente de garotos) Big Bang. O 2NE1 fez sua primeira aparição quebrando todas as expectativas: esperavam ver menininhas com roupas combinando, vestidinhos justos e salto alto. As pessoas, no entanto, receberam quatro garotas com modelitos largos, dançando sem muita sincronia e repletas de estilo. "Fire", o primeiro single, fez sucesso instantâneo, seguido logo depois por "I Don't Care".

Elas não cantam apenas em inglês. A sensação que se tem é que se mistura o coreano sem perceber no meio da letra, principalmente nos refrões, e eu acho o efeito incrível, porque fica bem natural. Há músicas que possuem versões somente em inglês, como é o caso de "Can't Nobody" e "Clap Your Hands".

Assim como aconteceu com a Cher Lloyd, a enorme maioria das músicas delas poderia estar no Dance Central. Ouvindo só o início de "Fire" já dá aquela vontade incontrolável de dançar. Alguém realmente deveria colocar as músicas - tanto da Cher como do 2NE1 - por lá.

Lembrando que, por ser k-pop (ou seja, pop coreano), o estilo musical vem de uma cultura bem diferente e com muitos outros padrões que nos surpreenderiam. Então tente abrir a cabeça quando for ouvir. :D

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Deveria conhecer mais girlgroups e boybands coreanas. São todas ótimas, e estão cada vez mais dominando o mundo. (:
    Ouça Girls' Generation, tenho certeza de que irá gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar delas! Vou dar uma chance, agora ando meio viciada em k-pop. :D

      Excluir
  2. Eu conheci Bigbang esses dias e ainda estou meio surtada, tipo "OMG POR QUE EU NÃO CONHECI ANTES?!".

    Já tinha ouvido falar das 2ne1, mas nunca nem tchum. E um dia tentei ouvir, mas não vi metade de um clipe.

    Hoje, tentarei de novo. Fui influenciada, de novo. :P

    ResponderExcluir

Posts Populares