CCIndicação debut author challenge brasil 2012

[Indicação] Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson

27.5.12ConversaCult

por Paulo V. Santana

Depois de um looongo tempo sem indicações aqui no blog, venho com a de "Garotas de Vidro", um dos lançamentos de maio da editora Novo Conceito. Um livro um pouco mais pesado, é uma indicação certa para quem procura por um YA contemporâneo de qualidade (e a um bom preço).

Informações:
Garotas de Vidro (livro único)
Autor: Laurie Halse Anderson
Título original: "Wintergirls"
Editora: Novo Conceito

Sobre o que é e por que ler

"Wintergirls" traz a história da Lia, uma garota de 18 anos que tem uma obsessão com o próprio corpo e alguns problemas com a família (os pais são separados e ela mora com o pai, a madrasta e a meia-irmã porque não se dá muito bem com a mãe). Ela e Cassie eram amigas desde bem novinhas e juntas fizeram uma "competição" de quem ficaria mais magra; obviamente, enquanto procuravam o "corpo perfeito" elas tiveram problemas de saúde e acabaram se separando. Agora, Cassie morreu, sozinha, em um quarto de motel barato e Lia não para de pensar nisso porque a amiga havia lhe ligado 33 - trinta e três! - vezes na madrugada antes de morrer.

O livro é narrado pela própria Lia e por isso temos uma visão bem direta de como é viver querendo ficar cada vez mais magra para se sentir bela. Chega até a ser assustador (uso essa palavra na falta de uma que se encaixe melhor) ver o que a protagonista faz para chegar no peso que quer - ela conta as calorias de tudo o que come para que não ultrapasse o limite designado por ela mesma; faz exercícios escondido da família; e usa de artifícios para que todos achem que está pesando um pouco mais do que realmente está.

"Garotas de Vidro" pega uma faca e a enfia nas suas costas, ele faz com que você morra por dentro. Nunca havia lido nada sobre as garotas geladas e esse contato foi um baque. Nós ficamos dentro da cabeça da Lia e sentimos a presença das vozes que não deixam que ela coma, essas vozes que a deixam para baixo e acabam com a autoestima dela.

O jeito que a Laurie Halse Anderson escreveu o livro pode ser um incômodo para algumas pessoas, mas para mim foi perfeito e se encaixou muito bem na história. Ele é narrado no presente e um artifício muito legal usado pela autora foi a linguagem figurada.

O livro é MUITO bom. Vocês não têm noção do quanto eu amei esse livro (por isso preferi fazer uma indicação em vez de uma resenha, que não seria boa o suficiente nem com 5 conversinhas). Todos deveriam lê-lo, porém, por causa do tema abordado, Garotas de Vidro é um livro bem pesado e eu não recomendo para os mais novos ou para quem é mais sensível. Leia sabendo do tema abordado porque uma surpresa pode não ser muito agradável. E uma dica: depois que terminar o livro você vai querer morrer, então não leia outro livro com tema pesado em seguida, pegue um bem levinho, que você saiba que vai te divertir.

Agora, por último, eu tenho uma reclamação/dúvida para a Novo Conceito: por que o título ficou "Garotas de Vidro"? O termo 'wintergirls' que foi usado para designar essas meninas que tem algum tipo de distúrbio alimentar foi traduzido como 'garotas geladas' durante o livro, então por que não foi esse o título? Garotas de vidro também faz sentido, mas garotas geladas é melhor. E, além disso, nos agradecimentos da autora no final do livro, quando ela fala do título, está "Garotas Geladas", então por que "Garotas de Vidro"?
Porém, fora isso, até que não achei que a tradução e revisão da editora tenham sido ruins.
*Mas a editora merece ser parabenizada pelo kit que eles fizeram desse livro. Sério, foi GENIAL. Embora algumas pessoas tenham achado brega, feio, etc. a bandeja de carne em que o livro veio e a necessaire têm muito a ver com a história.

Extras!

>>>Ontem estava pesquisando sobre o livro na internet e achei essa capa que diz bastante sobre a história. Se não me engano, é a edição australiana do livro:


>>>A Anderson tem outros livros e, entre eles, Speak e  Twisted me chamaram bastante atenção. Vale a pena conferir a sinopse. (Infelizmente, não encontrei nenhuma informação quanto a publicação deles no Brasil.)

O livro entra para o Debut Author Challenge Brasil do blog Garota It.

Até o/

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares