13 Reasons Why CCConversa

Eu desisti de ver 13 Reasons Why

3.6.18Jota Albuquerque


Ou como o título paralelo é, que eu não poderia colocar como título oficial por ser muito grande: A Netflix tem muitas séries ótimas para conscientização, trantando de temas de extrema importância (como One Dat at a Time e Grace & Frankie), mas 13 Reasons Why não é uma delas. [obs: tem spoiler]


Quando a primeira temporada lançou, eu estava muito animado, assisti ela inteira em menos de 5 dias e teve um resultado inesperado (pelo menos pra mim, porque eu não espera mesmo), apesar de ser uma série sobre suicídio e bullying, eu fiquei muito mal (mesmo), mas achava que a série era necessária, até chegar a 2ª temporada e eu perceber que aquilo não fazia bem nem para mim, nem para qualquer ser humano que visse aquilo.

O que eu quero fazer hoje, é falar sobre a minha experiência - que eu percebi não ser a única - horrível com a série, não "atacar" por atacar, quero mostrar como você pode tratar sobre assuntos delicados - Lê-se de importância mundial - sem ser nocivo para alguém.


Quando eu vi a premissa da série, eu fiquei empolgado, não só por tudo que prometiam abordar, como também por ser adaptação de um livro. Acho que foi isso também que me impulsionou para ver a série ainda mais sedento.

E eu acompanhei a série, mesmo que eu soubesse que, após ver os anúncios de cenas gráficas, talvez fosse melhor pular essas cenas ou na hora que acontecesse algo pesado eu pular também, mas eu não o fiz e me mantive na missão de terminar a série o mais rápido possível. Eu defendi a série, defendi sua mensagem e falei o quão importante ela era só pra no fim ficar claro o quão eles não se importam de verdade com quem vai ver. Porque, como disse o Renan, o problema começa logo antes da série iniciar, com a mensagem de que "você não deve ver a série sem adultos responsáveis por perto", já que a série está falando de adolescentes para adolescentes... é irreal e sem sentido isso. E isso só mostra que o conteúdo é muito pesado para nós, então por que cenas tão gráficas?

As cenas poderiam ser menos gráficas. É simples: Você não precisa fazer cenas tão fortes só pra impactar, não é legal usar a tática de "traumatizar pra conscientizar". Porque na boa, não importa dois meses a timeline ficar cheia de gente "não seja um motivo" se na escola ou na rede mesmo é um babaca e não se conscientiza. E assim, mesmo com o aviso no início dos capítulos (o que só colocaram na 2ª temporada pela represália que tiveram), a primeira temporada só tinha nas de cenas super gráficas, mas ainda sim, nas que não eram super gráficas, tinham milhares de gatilho. Eu tive gatilho com coisa que nem supostamente era pra ser gatilho pra mim.

E não só isso, como a representação mal feita em diversos assuntos (como o caso de homens LGBTQ ou dos abusos sexuais), sem falar que a primeira temporada serviu de "manual do suicídio", porque queira admitir ou não, os treze episódios eram um passo-a-passo de como tirar a própria vida. Não é a toa que milhares de psicólogos (e pessoas com transtornos psicológicos ou até mesmo não possuindo algum) reclamaram da série. Não é a toa que gritaram "NÃO PODE MOSTRAR UM SUICÍDIO TÃO GRÁFICO" várias vezes, que quase estouraram o botão de tanto apertá-lo.


A segunda temporada tem como mensagem final "você está sozinho, ninguém vai te escutar e você tá f*dido", sendo que isso não é verdade. 13RW é um compilado de "como fazer tudo errado em representação de bullying e transtornos psicológicos". Nessa temporada houve um desvio muito grande do que a primeira pretendia (mostrar o que o bullying faz às pessoas), para mostrar o outro lado, no caso de quem sofre o bullying e o que já fez com os outros... mas isso é tão sem noção num nível épico, porque acabou soando como "justificativa" do Bullying acontecer ou ficou parecendo que a vítima do Bullying também é culpada pelo que lhe acontece. E só... não.

Isso tudo sem falar da cena gráfica do capítulo final que foi não só desnecessária como sem nexo só pra ter o Tyler querendo atirar em todo mundo, ainda teve a coisa ridícula de colocar o Clay pra falar com ele e pronto, simplesmente o cara decidir que não ia fazer isso... como se de fato funcionasse assim ODKSODKSOKD

A questão com 13RW não é "a representação é de quem vive isso silenciado/não tem coragem de falar", já que eles poderiam ter feito isso tudo se não tivessem errado feio em como trataram na série, como desenvolveram ela. Os atores são incríveis e tinha tudo para ser uma série maravilhosa que de fato ajudasse as pessoas, até mesmo quem tem transtornos psicológicos, mas isso não está acontecendo. Ela está servindo como uma enorme bola de neve que não para de crescer e cada vez mais cresce seus gatilhos. É de uma irresponsabilidade enorme os escritores e produtores não estarem se preocupando com isso. O fato de terem ignorado a lista feita pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para retratar os assuntos é preocupante.

Assim que você começa a falar sobre isso, melhora.

Sim, é uma série que abriu espaço para falar mais sobre assuntos como depressão, suicídio, etc, mas abrir espaço, não é melhorar a situação. Sim, é uma série que fez algumas pessoas pensarem antes de falar. Sim, é uma série que fez as pessoas repararem em como eram grosseiras. Mas para te mostrar a realidade, não precisa ser traumatizando. Te fazer pensar mais nos outros, não precisa ser de maneira tão agressiva ou que seja um gatilho para você. Nós podemos e devemos tratar desses assuntos de maneira que não seja destrutiva, há séries que fazem isso e se provam ótimas para debater esses assuntos, como One Day at a Time (infelizmente sem grande destaque quanto 13RW).

Não é normal uma série te deixar mal, te deixar com pensamentos suicidas e questionando se a vida das pessoas da sua vida seriam melhores se você não estivesse presente, muito menos normal ainda é uma série te fazer ser refém dela, te manter preso com a sensação que "tem" que acabar ela. Isso não é bom, não é normal. Uma coisa é você sentir que precisa/quer acabar a série, outra coisa é você sentir que tem que acabar a série porque têm. Sabe o quê também não é normal? Uma série te deixar com medo de frequentar a escola. Isso foi tudo que me aconteceu vendo a série e por isso, eu desisti de continuar a ver 13 Reasons Why.

E não, não estou falando que você DEVE também. Só estou avisando que talvez, você poderia considerar se é realmente uma boa ideia continuar vendo essa série. Ela realmente fez bem para você? Ela irá fazer bem pra você? Senão, talvez seja melhor não ver.


TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares