CCConversa CCdiário

Clube de Escrita: A culpa por não conseguir escrever

11.3.18Jota Albuquerque


Algo que me consome quando não consigo sentar a bunda na cadeira e começar a escrever, é a culpa. Eu me sinto super mal e fico me recriminando, me sentindo um lixo porque "como que não consigo escrever se essa vai ser minha profissão e eu amo tanto?", então algo que me ajuda é ler os texto do Clube de Escrita e teve um da Dana recentemente publicado que me fez voltar a escrever e parar de sentir culpa (pelo menos por enquanto).


Eu sou um exemplo de procrastinação. Com tudo. Escola. Cursos. Escrita. Menos série, série eu boto em dia e se pá viro a noite e me forço a ficar acordado pra terminar tudo. E ultimamente eu venho lendo algumas coisas que me ensinam e orientam que sentir culpa faz parte e foda-se sentir ela, mas não devo sentir culpa dessa culpa, nem me sentir culpado pela culpa de me sentir culpado (confuso? Para um minuto e pensa e a ficha cai ODKSOD). E eu sou super encanado com tudo, seja de interpretação em mensagens que enviei ou de desentendimentos que podem acontecer, nervosismo de gostar de alguém e a pessoa souber e não encarar numa boa, professores que me desentendi... São milhões de pensamentos e eu gosto de arranjar uma saída e a escrita me serve de saída desde que comecei a escrever, assim como desenhar.

Infelizmente, ficar sem fazer os dois ultimamente tem sido mais comum porque conforme os anos se passaram eu comecei a gostar de outras coisas e conhecer mais (séries, filmes etc) então acaba que é comum eu ficar sem escrever e eu me movo muito a base de inspiração ou acordar com vontade, caso contrário eu não vou escrever ou desenhar. E hoje, quando me sentei pra escrever após o texto da Dana, eu decidi fazer esse texto porque sei como muitos escritores se sentem um lixo pela culpa de não escrever.


Eu, particularmente, me movo na inspiração, então ela pode vir das formas mais loucas ou improváveis. Mas ultimamente, principalmente após o NaNoWriMo eu comecei a me forçar a escrever um pouco mais sem inspiração. E quando começo a sentir culpa por não escrever, tento me lembrar que "foda-se, eu não quero agora e ainda não tenho inspiração, então dane-se, segue em frente", que isso me ajuda a esquecer naquele momento e focar em outra coisa.

Mas ficar sem fazer uma das coisas que você mais ama, principalmente quando você está com várias ideias, é quase impossível da culpa não vir e ficar te fazendo se sentir um bosta. E se sentir um bosta te deixa mal, aí pronto, ciclo vicioso do inferno.


Mas eu aprendi algumas coisas de como me livrar da ressaca de escrita ou como mandar a culpa pro inferno:

- Teve ideia? Não se prenda em "eu só consigo escrever no ritmo da história, não aleatório", descreva essa ideia e onde ela se encaixa na história, futuramente ou agora.

- Sempre que a culpa vir, pense "foda-se, esse sentimento eu posso controlar? Não, então viva a culpa e segue em frente, não se culpe pela culpa!". Me ajuda, vai que te ajuda.

- Leia o texto sobre se perdoar aqui.

- Leia os outros Clubes de Escrita, ver que você não está sozinho nessa vida doida de escritor vai ajudar.

- Faça outra coisa que você gosta quase tanto quanto escrever e se perdoe por não conseguir escrever.

- Pesquise artigos e tumblrs que falem de escrita (em inglês tem mais variedade), abaixo vai ter alguns.

No fim, a culpa é um sentimento e não é controlável, então você vai sentir ela infelizmente, mas a chave é aprender a não sentir culpa da culpa, porque e daí que você se sente mal por não escrever? Faz parte e tudo bem, não te torna um lixo, nem nada disso que se passa de ruim na sua cabeça, te torna humano.

Tumblrs: ellswrite, renatika, creativepromptsforwriting.

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares