amizade tóxica astrologia

O que aprendi com amizades tóxicas

16.2.18Jota Albuquerque



*Artes por Vienno

Esse ano que passou eu descobri que foi regido por Saturno e Saturno (início de novo ciclo + regência do ano), o que na astrologia significa que (em geral o que deveria acontecer) tudo que não te fazia bem foi embora (= namoro abusivo, amizade tóxica, galera que tu conversava e te fazia mal...), foi um ano de responsabilidades. Foi um ano de recomeço, principalmente levando em conta que em 2016 finalizou o ciclo de 36 anos da regência do Sol (que representa narcisismo, individualismo). E quando eu soube disso, muita coisa fez sentido para mim e fiquei com uma ideia latente no fundo da mente de vir aqui e fazer um texto sobre amizade tóxica. E cá estou.

Vamos falar sobre isso? Vamos. Vamos abrir feridas e cutucar? Vamos.


2017 foi um ano que eu conheci várias pessoas. Ano de escola nova, um ciclo novo para mim (principalmente levando em conta eu estar iniciando o Ensino Médio), através de uma "ex-amiga" conheci os outros amigos dela, etc. Aos poucos, esses amigos que conheci - fui percebendo - não me faziam bem, então sai de grupo, exclui e bloquei contato ao longo do tempo (afinal, eu não ia ficar brigando com alguém que não tem consciência e muito menos iria me desgastar). Tive duas amizades tóxicas, as quais hoje afastei. E foi difícil. Difícil porque era rotineiro conversar com elas, era rotineiro ter as duas para conversar e poder falar de coisas que com meus amigos físicos eu normalmente não falo.

Então eu parei para pensar, no fim do ano, sobre como eu faria para diferenciar o que aprendi com essas experiências e decidi fazer como fases de jogo. Espero que essas dicas te ajudem.

Tox.I) A Primeira Vez

- Aprende a escutar quando te falam que aquela relação não aparenta ser saudável;

- Aprende que a promessa de mudança deveria ser cumprida;

- Aprende a não aceitar qualquer coisa do outro;

- Aprende a se valorizar;

- Aprende que você também tem que desabafar, você também tem que falar. E amizade é isso, é ter alguém pra desabafar, não só aquela pessoa te ter para desabafar, você também tem suas lutas diárias;

- Aprende que uma "amizade" que te desgasta emocional e psicológicamente não faz bem pra ninguém;

- Aprende a dizer tchau.

Tox.II) O Segundo Tiro

- Aprende que não foi a primeira, nem será a última vez;

- Aprende que tudo bem você não lembrar de tudo que o outro te contou (você é humano);

- Aprende a se desculpar pela culpa que o outro joga em você;

- Aprende que perguntar se o outro está bem no dia seguinte (mesmo que ele tenha estado ruim no anterior) não é algo ruim, você só quer saber se ele está bem;

- Aprende a se desintoxicar da culpa que jogaram em você;

- Aprende a se distanciar;

- Reaprende a valorização pessoal.

Pausa - Recuperação

Após as duas fases, você começa a analisar ainda mais preparado sobre suas amizades e pessoas próximas, seja virtual ou fisicamente. Aos poucos, você vai se recuperando, se perdoando e vendo que a paranóia da culpa de antes esta indo embora. Percebe as amizades passivo-agressivo, manipuladoras e competitivas, e aprende que lidar com isso há dois modos: o de quebra de relação imediata, o que seria bloquear e apagar essa pessoa de tudo (o que eu particularmente não recomendo em relação à amizade tóxica), ou a conversa (caso não queira conversar, se afastar aos poucos é uma ótima), então vai dimiuindo a frequência de conversas entre vocês, falando menos virtualmente no privado da pessoa, quando a pessoa tentar te fazer algo e você já ter dito não o melhor é insistir no seu não e não ceder para a pessoa (inclusive em todas as ocasiões, não é não e deve ser respeitado). E quando chegar a próxima fase, você terá aprendido tudo e saberá como se proteger.

Só se lembre que você não está sozinho.

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. A paranoia da culpa em afastar alguém definitivamente é tãooo real. Leva um tempinho mesmo pra processar tudo, né. 2017 foi o ano do corte pra mim também, sem mágoas, sem brigas, apenas seguindo caminhos diferentes.

    Bom que depois de um tempo você percebe como essa atitude dá uma certa paz no coração e todos seguem bem separados. :)

    ResponderExcluir

Posts Populares