CCLivros CCResenhas

Querido Dane-se, de Kéfera Buchmann, é um hino!

7.11.17Jota Albuquerque


Esse livro está na lista de livros que eu li mais rápido, levando somente (menos de) 6 horas. E EU AMEI!

Sério, não dá pra colocar em palavras o quanto eu amei esse livro. Mas antes de falar sobre o quanto eu amei e porque me identifiquei com a personagem principal, Jussara, vamos falar sobre a história.

Sara (como gosta de ser chamada) morre de medo de ficar pra titia, e conforme vamos conhecendo ela, sabemos que trabalha na área da Moda, e a ideia de ter uma diário parte da sua terapeuta, que acha ser uma boa ideia (a qual ela discorda no começo, porque afinal, ela poderia escrever pelo whatsapp, não é mesmo? Palavras dela). Ela é uma personagem carismática, muito engraçada e eu me identifiquei horrores.

Vamos começar do básico: a personagem é real. Ela é palpável, você pode se enxergar nela e em suas vivências. Não é como se ela fosse uma personagem, como se fosse uma ficção, parece que eu estou conversando com uma pessoa e ela está me contando dos seus casos de vida, saca?

Por sinal, ri pra k7!
Outro ponto crucial dela são os namoros que ela engaja. Inicialmente ela está muito chateada e inconformada de seu namoro de três anos ter acabado por uma mensagem, principalmente porque nesse relacionamento eles tinham planos para o futuro e ela acreditava fielmente que aquele era O Cara. Porém, quando não foi, o medo dela volta à tona com tudo, afinal, ela não quer chegar aos trinta anos sem estar casada.

E parece que é só um drama meio comédia comum semelhante a drama de meia-idade, quando na verdade é o que acontece a todo momento na nossa sociedade. Esses dias eu vi um vídeo do DR (um canal do YouTube) que falava disso, e com o livro da Keh (olha o nível de intimidade da pessoa) você percebe que isso afeta muitas pessoas, não só a Sara, porque isso não é exclusivo dela. E conforme as coisas acontecem, ela sabe que é algo imposto - pela mídia e sociedade -, mas não tem como evitar, o medo ainda está ali, o medo de julgamentos, das risadas, do olhar de desdenho dos outros ainda está ali.

E assim Sara vai vivendo, lidando com seu medo e ainda com tudo que todos lidam: amizade, trabalho, perdão, realização de sonhos... Por sinal, a amizade dela com a amiga é tão bem retratada e real, que eu tava lendo (por sinal, melhor madrugada da minha vida) e fiquei pensando nos meus amigos, peguei o celular e enviei pra eles um: "CARALHO MEU!!! Eu amo vocês pra porra <3". A amizade da Denise com a Sara é tão linda, e não é do tipo ficção, é muito realista. Esse livro é realista. E eu precisava de algo assim, eu tenho certeza que aprendi muito com esse livro e pude rever muita coisa que eu tinha como certeza.

O que eu mais amei desse livro foi a minha identificação com a personagem (na verdade, impossível alguém não se identificar com ela em algum ponto), como dito ali em cima. Não digo no quesito do medo dela (por mais que eu seja afetado às vezes pelo medo de ficar sozinho, mas as situações são diferentes, as pressões no caso dela são diferentes), mas sim por quem ela é: irônica, sarcástica, sabe aproveitar a vida e está sempre aprendendo diariamente. E claro, discute também sobre uma questão importante: Quem é você?


Sinceramente? O melhor livro do meu ano. Não tenho dúvidas quanto a isso. Eu ri muito, aprendi e ainda nem vi o tempo passar, e como já disse antes, valorizo muito isso em um livro.

E algo que percebi com ele foi como eu considero a Kéfera uma amiga e é tão comum ter ela na minha vida pelos vídeos e tão legal. Infelizmente nunca a conheci pessoalmente, a única vez que quase consegui, não dava porque era passeio escolar e tivemos que ir embora, mas se eu chegar a ter uma chance eu vou abraçar ela por me fazer rir, por me fazer tão bem, agradecer por tudo que ela fez na minha vida e não sabe.

Obrigado Cia dos Livros por ter disponibilizado o livro pra mim e muito obrigado, Kéfera, por ter escrito esse livro e não o deixar somente no papel, ele ajuda muitas pessoas, de verdade. <3

Pra finalizar, só gostaria de dizer: QUE HINOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Nota:





Ficha Técnica


- Autora: Kéfera Buchmann

- Editora: Paralela (sob o selo da Cia dos Livros)

- Onde comprar: Saraiva, Livraria Cultura, Americanas

- Faixa de preço: 24,40 - 27,90 R$















TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares