CCAnálise CCSociedade

O que o Dia Internacional Contra a Homofobia quer dizer?

7.6.17Jota Albuquerque



Antes de tudo, devo notificar aqui que esse dia se tornou um dia oficial e internacional após a homossexualidade deixar de ser considerada pela OMS como doença, e foi justamente num 17 de maio. Agora sim, vamos começar.
Primeiro, meu 'textão' no facebook, que creio eu ter falado o que precisava/era necessário:

"'Qual o propósito desse dia internacional da homofobia?' Eles perguntam, e minha resposta é: Quando o Brasil parar de assassinar e se manter o pioneiro país que mata pessoas LGBTQ+ no mundo, sendo que só em 2016 houve um recorde no mundo, sendo 347 mortes, o país que teve, após 37 anos, o maior índice de morte às pessoas que não são héteros ou cis. É um dia completamente importante para lembrar que em qualquer momento, eu e meus amigues* podemos sofrer disso, além do que costuma acontecer (como xingamentos, etc). E mano, isso não é algo nem que pode ser questionável, é só procurar vídeos, informações em tudo quanto lugar e tudo mostra que em cada 25hrs um LGBTQ+ é morto, assassinado, chutado até não ter mais vida, ou se suicida por viver num mundo que não x aceita e que elx sabe o que pode acontecer com ele pode ser muito pior. PORR@ VEJAM O EXEMPLO DO QUE TA ACONTECENDO NA CARAL*@ DA RÚSSIA, CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO PARA MATAR QUEM NÃO É HÉTERO OU NÃO SE ENCAIXA NA BINÁRIA DO GÊNERO E VOCÊS FALANDO BOSTA AÍ SOBRE QUE EXISTE UMA HETEROFOBIA, MEU PAREM! Hétero não é expulso de casa, não é morto, não é xingado (etc) dizendo relação à sua sexualidade. E isso não é vitimização, isso é fato. Quem se vitimiza são vocês, não nós que estamos lutando contra tudo isso. Chega de ódio..."

* = uso de linguagem neutra.


O Dia Internacional Contra a LGBTQFOBIA* é importante para lembrar à todos, fora do contexto diário, que anualmente, a comunidade LGBTQ+ sobre um impacto extremamente negativo. Só esse ano, e estamos na metade dele, 177 pessoas LGBT+ foram assassinadas, isso só no Brasil. E veja, ainda nem sequer citei o estrago mundial que a Rússia provocou, após o mundo saber dos campos de concentração para pessoas não-héteros e não-cis. E não bastasse isso, ainda temos Trump ameaçando toda hora retirar direitos conseguidos aos longos dos anos com o Obama.


E ainda tem gente que tem a coragem (aka cara de pau) de vir perguntar, cheia de deboche e bem esnobe pra que serve esse dia.

* = pois não podemos generalizar homofobia como se fosse para todos, LGBTQFOBIA é um termo que foi criado para que abrangesse todas as violências sofridas pela comunidade LGBTQ+.





E com esse dia, vem uma questão enorme: "O quanto ainda não temos consciência?".

O ano todo vemos os anúncios das coisas acontecendo ao nosso redor e, mesmo sendo da comunidade LGBTQ+, parece que as coisas não estão nos afetando como deveriam, afinal, acabou se tornando rotineiro sabermos do que está acontecendo com os outros, ver mortes e mais mortes e em um momento tudo explodir e transbordarmos... E esse dia, em especial, traz essa questão, não só pra gente, mas pra quem é aliado, quem não sabe, quem é preconceituoso...

Uma vez, ano passado, minha professora de geografia, cujo nome não citarei, falou que acha errado ter a Parada LGBTQ+, pois onde costuma acontecer é onde há a maioria dos hospitais e essas coisas... Mentira, uma das coisas mais importantes que acontecem é a Parada. Ela serve para nos lembrarmos de quem se foi e festejarmos por tudo que conseguimos, por tudo que temos e por nós mesmos. Não só isso, como lembrar que somos muitos, existimos e resistimos. E essa desculpa de hospital... É bem fajuta, né não?! akjskodasodjklas

E estou lembrando da Parada porque ela ta chegando, agora em Julho, se não me engano.


Babys, o Dia Internacional Contra a LGBTQfobia quer dizer que temos que resistirmos, quer dizer que existimos, quer dizer que somos fortes, e juntos, nada pode nos deter. Apesar dos pesares, apesar do ódio que parece consumir tudo mais e mais, o amor não perde.


TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares