Ariel Carvalho CCLivros

Como conservar seus livros (sério, de verdade)

18.3.17Ariel Carvalho



Nesses últimos dias, tenho visto muita gente confusa sobre a melhor maneira de cuidar dos seus livros. Esse post é para você que anda remendando os livros com fita adesiva, que guarda os livros em caixas... Ou para quem ainda não fez nada disso, mas estava pensando em fazer.

Usei minha sabedoria de bibliotecária e elenquei algumas dicas fáceis e baratas para vocês cuidarem direitinho dos livros de vocês.



Na estante


- A estante mais adequada para guardar seus livros é a de ferro, porque não atrai cupim e se deteriora mais dificilmente.

- NÃO É LEGAL GUARDAR OS LIVROS EM CAIXAS ou em qualquer lugar fechado. Isso pode dar mofo ou ajudar na proliferação de bichinhos (tipo traças).

- O jeito mais bacana de guardar os livros é da vertical. Se você guarda eles na horizontal, as lombadas vão cansando e isso faz eles descolarem mais fácil.

 

Na chuva


- Caso os seus livros peguem chuva, não entre em pânico (e não use o secador)! Deixe o livro em pé bem aberto em cima de uma toalha de papel, e deixe ele secar naturalmente.


- Vale colocar papel toalha dentro do livro, caso ele esteja muito molhado internamente.


- Pode usar a técnica do varalzinho e colocar o livro para secar num varal, mas não deixa ele lá por MUITO tempo.

- Ventilador até pode, mas não abusa também.

 

Sob ataque


- Se os livros estão com mofo ou bichinhos (traças e cupins são os mais comuns), a primeira coisa a fazer é controlar o ataque. Isso significa colocar remédio e cuidar para a área não ficar mais infectada.

- Separe os livros que você sabe que foram atacados e limpa eles com uma trincha, página por página.

- Esse é o método mais fácil e sem gastar nada, mas não tenho como garantir que a infestação vá sumir e que você vai conseguir livrar o livro 100% daquela infestação.

Prazer, trincha

A longo prazo


- Todo mundo quer guarda o livro do coração para sempre, não é? Mas é complicado mesmo, não adianta ficar inventando um milhão de maneiras para conservar o livro sem levar em conta as peculiaridades dele.

- Limpe os seus livros regularmente, com ajuda da amiga trincha. Eles agradecem e isso evita a proliferação dos bichos.

- NÃO COLE FITAS!!! DE JEITO NENHUM mesmo. As fitas são muito ácidas e reagem com a acidez do livro, sem falar que atraem traças e outros bichos. Isso diminui muito a vida útil do livro.


- Sempre dê preferência a colas, especialmente as neutras. O mesmo vale para papéis que você precise usar no livro. Quanto mais neutro o papel, mais durabilidade para o livro.

- Não é legal encapar os livros com contact ou plástico comum. A capa teria que ser feita de um papel muito neutro ou num pano.

- A lombada descolou? Cola de volta, usando uma das colas do link ali de cima. Ou, se você for mais hardcore, pode tentar costurar. Mas a cola é mais fácil.

- Planta = umidade = mofo, então evite colocar plantas muito perto dos seus livros.

______________________________________________________________________________________________

Seguindo essas dicas, seus livros vão durar bastante tempo, e serão eternamente gratos pelo carinho, com certeza! E ah, caso vocês ainda tenham alguma dúvida, podem perguntar que eu tento responder!

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares