As Crônicas dos Kane Intrínseca

Por que ler os livros do Rick Riordan?

19.12.16Isabelle Fernandes


Eu não sei bem quando a iniciativa começou, só sei que faz uns sete anos que eu acompanho a Semana Percy Jackson (que agora teve que virar Semana Rick Riordan porque o homem não para) organizada pela Intrínseca todo mês de dezembro, na semana do Solstício de Inverno/Verão (21 de dezembro, pra quem não sabe). É engraçado pensar que anos atrás eu passava essa semana no twitter tentando responder aos quizzes da editora e aos dos fã-clubes que eu seguia/participava e agora tô aqui escrevendo um post pra abrir os trabalhos.

Sete anos atrás eu comecei a amar Rick Riordan. Sete anos depois eu ainda amo Rick Riordan. E venho aqui pra dar a você, que nunca leu nada dele seja por falta de oportunidade ou vontade, alguns bons motivos pra começar ler os livros desse homem.

COMIGO A PARADA É ASSIM
Mentira, não é não. Senta aqui, vamos conversar
Antes de mais nada, preciso começar dizendo que ele até tem uns livros mais adultos, mas o Rick se tornou famosão mesmo com os seus infanto-juvenis. Então sim, Percy Jackson, Magnus Chase e As Crônicas dos Kane são escritos pra pessoas de todas as idades, mas possuem uma linguagem acessível e adequada pra crianças. Além do mais, tudo isso começou com o filho dele, Haley, que tem TDAH e dislexia e aí qual foi a ideia do paizão professor de história? Isso mesmo, criar um protagonista com dislexia e TDAH que descobre ser filho de um deus da mitologia grega e assim nasceu Percy Jackson: uma forma de representatividade.

Por isso eu fico REVOLTADA quando vejo pessoas reclamando que os livros dele são bobinhos ou infantis. Se você espera uma narrativa formal, pesada e cheia de descrições, vá ler Senhor dos Anéis. Quer ler desgraça? Vai ler os trocentos livros com miserê que existem por aí. A premissa do Rick é entregar ao leitor uma história que seja ao mesmo tempo divertida e que passe uma série de ensinamentos tanto sobre a vida assim como também sobre mitologia. Isso me leva ao primeiro motivo pra começar a ler os livros dele:

1 - Suas histórias passeiam entre o divertido e o profundo de uma forma muito fluida.

Por ser um infanto-juvenil, o Rick aborda as coisas de um jeito bem leve, cheio de piadinhas e trocadilhos, então é comum que você não sinta de primeira as coisas que estão sendo abordadas. Lendo com mais atenção você percebe que ele tá ali falando de relações familiares, religião, preconceito, sexualidade, amizade, amor e mais uma pá de questionamentos que a gente costuma ter ao longo da adolescência e até mesmo na fase adulta de um jeito super natural. Então uma hora você tá morrendo de rir e páginas depois você está EM ANGÚSTIA, pra em seguida gargalhar de novo com alguma tirada ótima.

"Acabei de terminar uma história maravilhosa"
Eu no fim de cada livro dele
2 - Os protagonistas parecem estar conversando com você

Lembro que quando eu soube que O Herói Perdido ia ser narrado em terceira pessoa eu fiquei INDIGNADA, porque a marca do Rick é justamente o jeito que ele escreve em primeira pessoa. Quando você pega na saga dos Olimpianos, dos Kane ou do Magnus você tem a sensação de que os protagonistas estão contando a história diretamente pra você e às vezes até param pra comentar contigo as coisas mais absurdas ou esquisitas. Atualmente eu entendo que ia mesmo ficar muito difícil ele narrar em primeira pessoa a perspectiva de SETE PERSONAGENS, mas não consigo deixar de achar que Heróis do Olimpo teria sido ainda melhor do que é se ele tivesse tentado HAHAHAHA.


3 - ELE FAZ A MELHOR ADAPTAÇÃO DOS MITOS QUE EXISTE

Eu sou apaixonada por mitologia grega e egípcia desde pequena, o que significa que eu tive verdadeiros surtos quando soube de PJ e as Crônicas dos Kane. Eu me lembro até hoje do quanto eu fiquei maravilhada quando comecei a ler O Ladrão de Raios e ver os mitos adaptados pros dias de hoje de uma forma muito engraçada e GENIAL. Sério, o Rick é ABSOLUTAMENTE GENIAL com isso. É claro que ele precisou dar uma suavizada dali, uma reinterpretação daqui, porque os mitos originais são nada bonitos, né. Mas ainda assim ele conseguiu deixar bem fiel e de acordo com a "realidade".

E quem costuma acompanhar adaptações dos mitos sabe que isso é raridade. Quantas vezes Hades foi retratado como o trevoso do mal que quer destruir o mundo?

OBSERVE ESSA ARTE DAS CRÔNICAS DOS KANE E OUSE ME DIZER QUE NÃO SENTE
VONTADE DE LER SOBRE ESSA HISTÓRIA!!
Enfim, estou surpresa por ter conseguido raciocinar o suficiente pra elencar três motivos, porque eu sou extremamente fangirl de Rick Riordan e acho difícil ir além de LEIA PELO AMOR DE DEUS!! As histórias dele foram muito mais do que narrativas gostosas num fim de tarde: elas me trouxeram novas amizades, novas experiências, autoconhecimento e o empurrão final pra eu embarcar de vez no mundo da escrita.

Então esse cara tem um lugarzinho especial no meu corassaum <3




TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

9 comentários

  1. Oii Isabelle, tudo bem?!
    Terminei de ler Percy Jackson e os Olimpianos na semana passada, até então eu não tinha lido nada do Rick Riordan. Só sei que terminei amando tudo. Adoro esse tipo de escrita mais leve e descontraída, sem contar que desde pequena a mitologia grega me desperta uma certa curiosidade, então foi só amor! Logo mais vou atrás de outros dele! <3

    Beijos!

    www.cafeadois.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu comecei a ler pela as cronicas dos kane, não conhecia nada sobre a mitologia da saga, mas fui aprendendo e apreciando cada pagina. quando terminei fui procurar mais sobre as outras obras do rick riordan comecei o percy jackson e fui para os heróis do olimpo , Magnos Chase, as aprovações de apolo e adoro cada um deles. me edifiquei com vários personagens e vi eles crescendo, amadurecendo, aprendi varias liçoes com pessoas que nem existem, espero ansioso por mais obras e por mais mitologias que poucas pessoas conhecem.
    recomendo sempre percy jackson e as cronicas dos kane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que eu mais amo nas histórias do rick: o poder que elas tem pra mudar as nossas vidas e evoluir como pessoas, junto com o personagens <3

      Excluir
  3. Olá Isa! (Posso te chamar assim?).
    Assim como você, Percy Jackson ou como preferir, livros do Rick, foram a passagem para o meu mundinho literário. Não digo que sou Fã do Rick Riordan, por quê eu apenas li os 10 livros que contam as aventuras de Percy e seus amigos... Estou a procura de as provações de Apolo e li 168 páginas de A espada do verão. Não descobri a vontade de ler as Crônicas dos Kane, por motivos que ainda desconheço (acredito que seja pela falta de acessibilidade á livros, aqui na região... Um amigo já me indicou e algum dia eu os leia.
    A adaptação do mito com a história do cabeça de alga foi a melhor de todas. Simplesmente não tenho palavras para expressar meu amor por PJO/HDO.
    Depois que terminei o sangue do Olimpo(isso no início de 2016, antes de completar 16 anos), mudei completamente o meu "gosto" por livros. Comecei com uma trilogia (que agora foi lançado o quarto livro) dá Megan Maxuel (peça-me o que quiser, indico a todos que lerem meu comentário, é extremamente maravilhosa), mudou muito, como eu ia dizendo é fiquei com medo de não gostar de ler mais histórias. Comecei a ler o oráculo Oculto e, por eu estar lendo em eBook, a história não me prendeu... Eu não sei aonde eu quis chegar,kkkkk. Mas que Rick Riordan é meu escritor favorito, isso não têm discussão. Estou terminando minha coleção de PJO (completei HDO primeiro) e dps de ter os 2 livros de Magnus Chase e os 2 das provações (quando o segundo lançar 2 meses para isso?) Eu pretendo comprar as Crônicas dos Kane e os Livros Crossover com PJO.... Adorei suas palavras e queria dizer que eu sou filho de Atena. Bjs boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falaê, filho de Atena xD

      Minha coleção tá quaaase completa. Faltam o Herói Perdido, o Sangue do Olimpo e os dois do Magnus Chase. Não coloco o Oráculo Oculto na conta porque eu tô tentando me manter longe do livro por uma razões aí HFUSHFUDSHFUDSFHSU

      Bjus!!

      Excluir
    2. nãooooooooooooooooooooooo os livros do Apolo (As Provações de Apolo) é incrivelllll perfeitooooo eu só começei a amar o Rick por causa delee vc TEM QUE LERRR

      Excluir
  4. acho que eu li todos os livros do rick riordan de mitologia, acho genial o universo que ele criou, que engloba as mitologias gregas, romanas, egipicias e nordicas no mesmo universo, sem desmerecer a ciência e Deus... fora os livros de mitologia dele, li apenas Cold springs, que me prendeu em cada pagina, esperando maio chegar pra ler The Dark Prophecy...

    ResponderExcluir
  5. I just came here to say being a demigod... wait ... I´m kidding hahaha...�� i am not son of Poseidon and sister of percy...why I AM WRITHING THIS

    ResponderExcluir

Posts Populares