Carol Cardozo CCLivros

Meu Coração e Outros Buracos Negros, de Jasmine Warga

21.4.16Carol Cardozo



"Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde."


O livro mostra Aysel, uma menina de 16 anos que tem depressão e pensamentos suicidas. Ela mora com a mãe, o padrasto e dois meio irmãos. Ela antes morava com o pai, mas ele cometeu um assassinato e ela acabou indo morar com a mãe (e esse é um dos fatos mais legais do livro, porque primeiro você descobre que a pessoa que ele assassinou era alguém importante na cidade, e depois você fica querendo descobrir o modo como ele assassinou.).

Por causa dessa treta com o pai dela (a pessoa assassinada era bem importante mesmo), todo mundo se afastou dela, e ela acha que vai acabar enlouquecendo como o pai, porque ele tinha depressão (aparentemente) e ela tem também. Então, por causa dessa confusão toda na cabeça, ela entra num site chamando Passagens Tranquilas, para achar pessoas que querem parceiros de suicídio. Lá, ela conhece Ronan (com o nickname de RobôCongelado), que mora em uma cidade a 15 minutos de distância.

Justamente quando ela queria acabar com tudo, quando encontrou alguém pra fazer isso,ela consegue enxergar que ainda quer viver, mas não quer que Ronan se mate também. 

Quando eu pedi esse livro na parceria, eu estava numa fase bem, mas bem ruim. Inclusive, fiquei com medo do que a leitura poderia acarretar. Quando comecei a ler o livro, já estava bem melhor, mas mesmo assim, me deu um ânimo a mais, me deu mais vontade de continuar, de acreditar, de viver.

Quando você descobre as motivações dos dois pra se matar, dói bastante, principalmente a do Ronan. Gostei bastante do modo como a depressão dos dois é mostrada, como eles se sentem, como eles querem acabar com esse sentimento.

Li algumas críticas na internet reclamando que a menina só encontra sentido na vida de novo quando ela se apaixona por um garoto. Não é bem assim. Ela só encontra sentido porque ela encontra alguém que faz ela se sentir bem com ela mesma e que faz ela se sentir pertencendo a algum lugar. E acabou que isso aconteceu com um garoto.

Qual o problema, gente? Isso acontece.


Já ouvi em muitos lugares a frase "Ame a si mesmo antes de amar outra pessoa". Ok, até que tem um sentido maneiro, mas eu acho uma estupidez. Então você é obrigado a ficar sozinho até conseguir gostar de si mesmo (e cara, isso é difícil pra caralho)? Você não deve se apoiar na outra pessoa, mas se a outra pessoa te ajuda a se enxergar melhor, te apóia nos seus problemas, CARA, POR QUE VOCÊ VAI FICAR SOZINHO??

Cê vai mentir pra si mesmo sobre o que tá sentindo? Não faz sentido.

Enfim, meu único problema com o livro é que pode passar a impressão de que uma coisa só pode te ajudar com a depressão e que tudo é lindo e esperançoso e tudo ok. Não, cara. Depressão é uma jornada, uma caminhada longa e árdua. Hoje tá bem, amanhã tá bem, depois de amanhã pode não estar mais.Você deve se tratar. Isso é muito muito importante.

E também importante: Não romantizem transtornos psicológicos e psiquiátricos.

"Parem de romantizar doenças mentais"
Nota:

3 conversinhas e meia. Muito bacana, mas mostra meio que depressão só
precisa de uma coisa que te empolgue pra mudar, e não é bem assim.





Ficha Técnica




- Autora: Jasmine Warga
- Editora: Rocco
- À venda emSaraiva - Livraria Cultura - Submarino










Obrigada à editora Rocco por ter cedido o livro pra gente <333



TAGS: , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *