casas de hogwarts CCLivros

Sobre casas de Hogwarts: foi fácil você saber que era grifinória?

21.2.16Dana Martins


A Helena me mandou uma carta com essa pergunta, e eu ia responder no Batdrama, mas acabei fazendo um post separado. :)

Surpreendentemente, sim. Normalmente eu quero ser tudo e sou tudo, mas quando se trata de Hogwarts eu não tenho dúvidas sobre ser grifinória. Acho que nós grifinos temos a vantagem de que Harry Potter é todo contado da nossa perspectiva e com personagens principais da nossa casa, então a gente pode explorar bastante o que significa ser grifinória, enquanto o conhecimento sobre as outras casas é muito mais desenvolvido por fãs. :(

Acho que antigamente, eu me entendia como grifinória porque nosso conhecimento das outras casas é meio estereotipado. Lufa-lufa: bonzinhos. Corvinal: inteligentes. Sonserina: do mal. E eu não sou nenhum desses 3, então eu ficava na Grifinória mesmo. HUAHUAHUAH Mas conforme eu fui crescendo e aprendendo sobre as casas, mais ficava claro que eu era grifinória mesmo.



Acho legal que a Helena fala que as casas híbridas talvez sejam a solução para os divergentes de Hogwarts, enquanto na verdade foi Divergente que me ensinou a escolher uma casa só! 

(minha casa híbrida é gricorverina, porque o híbrido é meu e eu misturo quantas casas eu quiser.)

Veja bem, por mais que a gente tenha diversas características, Divergente que é uma distopia me fez refletir que em situações extremas, nós temos um tipo de reação. Aquilo para o qual nós corremos primeiro. 

Eu reconheço em mim características de todas as casas. Eu tenho um lado Corvinal muuuito forte, e tenho lá meus pézinhos na Sonserina porque, sinceramente, eu não vou ser o estereótipo clássico de Grifinória de já sair atacando sem pensar duas vezes. Até tenho meu lado Lufa-Lufa. 

E sabe de uma coisa? Todo mundo é meio assim. 

Tem até uma teoria que diz que os 3 principais de Harry Potter (O Harry, Hermione e Rony) seriam representantes das outras casas (sonserina, corvinal e lufa-lufa). Não acho que seja o caso, MAS o próprio Harry recebeu a opção do chapéu de ir pra Sonserina, e o chapéu considerou colocar a Hermione na Corvinal. A JK Rowling até liberou o termo "hatstall" - que é usado pra se referir a quando o chapéu demora muito a escolher a casa porque a pessoa tem personalidade que cabe em mais de uma casa. Ou...

Neville é um caso interessante. O chapéu viu que personalidade dele se encaixava na grifinória, mas o Neville queria ir pra Lufa-Lufa porque não se achava digno(?) bravo(?) o bastante e os dois ficaram um tempão discutindo até o chapéu convencer o Neville a ir pra grifinória.

Então isso significa que, sim, as pessoas têm personalidades que se encaixam em mais de uma casa. E até se você não se encaixa, você tem a opção de ir pra uma mesmo assim porque é a que você quer. 



Escolher uma casa de Hogwarts é, de certo modo, escolher a casa com os ideais que você busca. A parte de você que você quer fazer crescer. 

"Minha casa é onde eu quero fazer escola"

Eu ao mesmo tempo, me inspiro na Grifinória, e acabo sendo Grifinória até sem perceber. Tipo, é como se fosse eu??? é quem eu sou??? e eu posso me inspirar nas outras e até ter meus momentos de divergência, mas no fim do dia eu acabo caindo nessa maldita casa outra vez??? 

"You might belong in Gryffindor,
Where dwell the brave at heart,
Their daring, nerve and chivalry
Set Gryffindors apart"

Aliás, é por isso até que eu coloco a Clarke Griffin, de The 100, como Grifinória. A bichinha é quase uma mestre Sonserina, nunca foi tão Sonserina quanto nessa 3ª temporada, e muitos fãs colocam ela sendo Corvinal (criativa, artista, inteligente, busca conhecimento, etc), só que o grande dilema dela é com a imagem de fazer o bem e o que é certo. Ela segue uma bússola moral. E, sinceramente, precisa ser corajoso pra caralho pra fazer tudo o que ela faz.

Eu não tenho nem certeza se ela tá sendo mais Grifinória ou Sonserina aqui
Boa sorte com essa, Chapéu Seletor 

Tava aqui pensando que eu não sei por que as outras pessoas escolhem as outras casas. Meu irmão diz que é lufa-lufa e minha reação é POR QUE VOCÊ VAI SER LUFA-LUFA SE VOCÊ PODE SER GRIFINÓRIA (e isso com todas as casas). E acho que a resposta é que as pessoas são diferentes e se contentam/buscam coisas diferentes. :P

Perguntei aqui:

"Por que que você acha que é lufa-lufa?"
"Porque é a que me faz bem. Eu olho pra sonserina, muito calculista, não sou. Olho pra grifinória, esse negócio de coragem, não. Olho pra corvinal esse negócio de estudar também não. Aí penso na lufa-lufa, gosta de comer muito, falar com os outros, beijar com os outros, cuidar dos outros, abraçar os outros... aquela pessoa animada pra cima, menos quando a insegurança bate, mas tudo bem" 



Uma dica também é ver as músicas do chapéu seletor, onde ele fala sobre a criação de Hogwarts, aqui um trecho:

By Gryffindor, the bravest were
Prized far beyond the rest;

For Ravenclaw, the cleverest
Would always be the best;

For Hufflepuff, hard workers were
Most worthy of admission;

And power-hungry Slytherin
Loved those of great ambition.

Qual é o melhor pra você? (eu acho que todas essas opções são importantes ;x e eu comecei o CC com uma mentalidade muito Lufa-Lufa, porque pra mim o importante era ir atrás e fazer as coisas. Pode ser que você nem escreva os melhores textos do mundo, mas com o tempo e trabalho e vontade você vai melhorar muito. mas acho que esperei que todo mundo fosse grifinória???)

Um obs: Eu acho que muita gente tem uma perspectiva negativa da Sonserina, e como eu falei ali em cima que ela tinha o estereótipo de "do mal", acho importante colocar esse obs aqui pra desconstruir isso. Do mesmo modo que Lufa-lufa não são os "bobos" (ou até mesmo extrovertido, intro/extro não tem nada a verdade com a sua casa). E, aliás, Corvinal não é só o pessoal inteligente QUERO ESTUDAR SEMPRE ESTUDAR!!! Eles podem buscar conhecimento da própria maneira. Com certeza deve ter muito Corvinal que tira nota ruim, mas é brilhante em alguma coisa aleatória. Essa também é a casa da criatividade, então deve ter um monte de artistas ali. Assim como deve ter um monte de gente babaca na Grifinória??? Gente prepotente ou hipócrita (porque isso de ter moral e fazer o certo pode levar a muita merda)? 

Uma característica não é necessariamente boa ou ruim, só a forma como você usa ela. 

Pra terminar, acho que escolher uma casa de Hogwarts não é sobre equilíbrio, é sobre extremo, é sobre direção, é sobre o que faz bem pra você e onde você quer chegar. 

Eu tenho muita ambição, eu sou inteligente e eu trabalho duro, mas eu espero que eu sempre seja corajosa o bastante pra ir em frente não importa o que aconteça. 

Ser Grifinória parece... 

certo.

No fim do dia, só você pode saber quem você é e o que você quer ser. Esse é o teste seletor final. Mesmo que você não seja o estereótipo de uma casa, se é nela que você acredita, você pode ser dela. Ninguém mais tem o direito de dizer quem você é.

Eu se alguém tenta me tirar da grifinória:



e acho que isso é bem grifinória, afinal 

Às vezes você não tem muita certeza de quem você quer ser, o que te torna uma pessoa: normal. Não é ridículo ter dúvida, nunca é tarde pra repensar, e no próprio livro às vezes é levantada a dúvida de se a pessoa foi pra casa certa. É ok mudar ou não saber. E pra ser sincera, acho que no mundo real não importa qual é a decisão, o legal de discutir a nossa casa de Hogwarts é que nós podemos descobrir sobre quem nós somos e quem podemos ser. Além de encontrar pessoas como nós. :P


Dica: 
  • Procure sobre as casas específicas, veja as salas comunais (elas são muuuito legais!!! eu adoro a da Corvinal, e se não fosse ter que ficar respondendo charada toda vez que eu fosse entrar até pensava em ser Corvinal só pra ir pra lá), faça o teste do Pottermore... Tem muita informação.
  • Outra coisa legal é no tumblr, porque tem muita informação e headcanon sobre as casas. Eu indico especificamente o Hogwarts Houses Habits, eles dividem personagens famosos em casas de Hogwarts e respondem como cada casa reage com gifs... 
  • De exemplo esse post aqui sobre qual casa é a mais paciente, e os ADM (uma lufa-lufa e um sonserina) respondem. HUAHUAHAUH 
  • Esse post como "grupos de garotas" de cada casa se comportam.
  • Análise de cada uma das 4 casas (em inglês).
  • Sobre Lufa-Lufas introvertidos, porque introversão/extroversão não tem nada a ver com a sua casa de Hogwarts. Eu sou uma grifinória muuuito introvertida. :)


TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares