CCFilmes CCOscar

Intensivão do Oscar: Perdido em Marte

24.2.16João Pedro Gomes

Na imagem: um astronauta caminha desolado por uma terra montanhosa e deserta, o planeta Marte. Sua roupa laranja e branca suja de terra. Ele olha para o chão.

Imagina se você estivesse no espaço com a turma, sofresse um acidente durante uma tempestade e ficasse preso sozinho em um planeta deserto. Sem comunicação com a Terra ou mesmo saberem que você está vivo. Sem comida. Sem poder respirar sem um capacete. E tudo isso num filme....... divertido. E completamente humano. Taí, Perdido em Marte, essa combinação inusitada que dá certo. Mas será que ela é boa o bastante pra valer algum Oscar? A Equipe do CC te conta aqui embaixo xD

Antes das opiniões, um recado: a Bells já fez um post maravilhoso sobre Perdido em Marte aqui no blog, com uma análise completinha e a experiência louca de ver o filme. Clique no brotinho de batata para ler!!!! :D
No gif: uma unha comprida e suja acariciando a folha de um pequeno broto de batata que irrompe da terra.
Quem resiste a um brotinho de batata? LEIA AQUI O POST DA BELLS!
Vamos às opiniões!

NATHALIA (@nathaliaduarte)Perdido em Marte foi uma bela surpresa. Enquanto eu esperava um filme com muita ação e dados científicos que não fariam sentido nenhum na minha cabeça, o que vi foi um astronauta e a NASA um pouco mais humanizados. As cenas de ação me impressionaram muito, além das engenhocas inventadas por Mark, o personagem principal. A comédia não tomou conta do filme, o que me faz pensar por que diabos esse filme já foi indicado nessa categoria em outras premiações. A trilha sonora regada de músicas famosas faz o público se identificar. Inclusive devido aos acontecimentos recentes, fiquei um pouco emocionada quando tocou Starman do David Bowie. A cena de ação final me deixou muito aflita, portanto acho que o filme conseguiu me cativar.

Nota: 4 conversinhas.

No gif: O astronauta chora dentro de seu traje. Aparentemente está sentado dentro de uma nave.


EDUARDO (@dudusfe): É tão bom ver um filme nesse estilo levando toda a situação para um lado mais cômico e não tão sombrio e maçante. Tudo isso graças à personalidade marcante do personagem e a ótima atuação de Matt Damon. Mas, por outro lado isso quebrou a expectativa de que algo ruim realmente aconteceria. Sabe aquele medinho de que tudo vai dar errado? Então, não senti.

No final das contas, Perdido em Marte é um filme bom, que foge do clichê de forma inusitada e consegue prender sua atenção até o fim.

Nota: 4 conversinhas.

No gif: O astronauta, sem seu traje, olha pra cima satisfeito dizendo "na sua cara, Neil, Armstrong".
NA SUA CARA

JOÃO (@Coisas_do_Joao):  Eu sempre fui desses que fogem de filme de ficção científica e tudo mais, mas Perdido em Marte me mostrou como um filme sobre o espaço pode ser interessante sem se achar inteligente demais. Teve conceitos complexos? Teve. Mas de um jeito acessível, transmitido por personagens diversificados e cativantes e um bom humor bem colocado que não tira a aflição da situação toda. Ele mostrou como a ciência pode ser fascinante, algo que a gente devia se preocupar mais em fazer.

Tecnicamente é tudo lindo, desde a conexão musical, que aparentemente tá virando tendência, até os efeitos visuais (descobri que o Matt Damon não ficou magro daquele jeito de verdade, mas, sim, com CGI, e !!!!!!), então as indicações técnicas são merecidas. Mas não acho que o ator deveria estar na lista de melhores, não. Grandes chances de isso ser só preconceito interno meu pela acessibilidade do filme ou o protagonista Marvelístico demais, mas a impressão é que ele fica bem atrás dos outros da lista. De qualquer forma, continua um ótimo filme que serve tanto pra diversão descompromissada quanto pra pensar um pouquinho sobre as maravilhas da ciência e o valor da vida humana.

Nota: 4 conversinhas.

No gif: uma comparação de antes x depois dos efeitos do filme. Na primeira imagem, o astronauta caminha pelo terreno com apenas rochas e painéis solares ali, e o fundo ocupado por um pano verde. Na segunda, o fundo dá lugar às montanhas e céu laranja de marte, e a imagem se transforma.


Título: Perdido em Marte (The Martian)
Indicações: Melhor filme, ator, roteiro adaptado, mixagem e edição de som, efeitos visuais e design de produção (7 ao todo).
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Drew Goddard (roteiro adaptado), Andy Weir (livro original)
Elenco principal: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Michael Peña, Sean Bean, Kate Mara, Sebastian Stan
Duração: 144 minutos
Ano: 2015

Nota geral:

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares