bloqueio de escrita clube de escrita

Clube de Escrita: Continue a nadar

22.11.15Eduardo Ferreira



Eu sei que vocês esperavam um Clube da Escrita da Dana, mas hoje vocês estão presos comigo!





Bom, já é a minha quarta vez participando de um NaNoWriMo e depois da minha primeira semana gloriosa, achei que esse ano o NaNo ia ser, mais uma vez, um sucesso. Porém, eu estava errado. Muito errado.

O monstro do fracasso me encontrou.
Uma coisa que eu percebi é que depois de todo esse tempo participando de NaNos, atingir a meta se torna a coisa mais fácil do seu dia. Escrever lixo vai ser algo comum e não se preocupar com isso não vai ser mais um problema. Mas, isso não quer dizer que você não vai ter problemas no meio do caminho. E eu nunca imaginei que fosse ter problemas com não saber o que escrever.

Eu tinha a história, eu tinha os personagens, porque é que eles não estavam tomando o rumo das suas vidas?

Veja bem, eu nunca fui do tipo que planeja muito antes de começar a escrever e dessa vez essa falta de planejamento me pegou. Eu não sabia para onde os personagens estavam indo ou porque eles faziam o que estavam fazendo e muito menos o que vinha depois disso tudo.

E se você juntar a falta de tempo para sentar e escrever... Bom, eu quase desisti desse nano por causa disso tudo. Passei dias sem escrever nada por causa, tanto da faculdade, quanto de não saber o que vem depois, que já aprecia quase impossível continuar escrevendo essa história. 

Foi só quando a Dana veio me perguntar como eu estava que, depois de um incrível conselho dela, fui perceber que eu estava deixando de escrever porque estava focando nas coisas erradas. Ao invés de escrever o que vinha na minha cabeça na hora, eu estava parando para anotar aquilo porque tal coisa só vinha depois na história.

O ponto que eu quero chegar é que não importa se é sua primeira vez ou a décima segunda. Você vai sempre encarar problemas diferentes e vai ter que aprender a lidar com eles (ou encontrar alguém que te faça perceber isso). Faz parte do processo de escrita, e você vai descobrir mais sobre o seu, passando por tudo isso.

Se é a primeira vez que você tá participando de um nano e tá tudo dando errado e você não está alcançado a meta, apenas continue a nadar. Não desista agora.

o que a gente faz? ESCREVE, ESCREVE

Eu acho que participar de um mês como esse, que treina sua disciplina com a escrita, não é uma coisa que vai ser natural e fluir bem na primeira vez que você tentar (principalmente pra quem, como eu, que nunca tinha escrito mais que alguns capítulos num caderno em algum momento da infância.) É errar e errar até dar certo. E desistir não vai ter levar a lugar nenhum.



E se você está se questionando sobre não ser bom/boa o bastante para escrever um livro, veja esse vídeo incrível da JoutJout que não é muito bem sobre escrita, mas sobre as coisas que você pode fazer, mas que se limita por simplesmente achar que não pode. Ele me ajudou muito nessa semana me fazendo perceber que desistir não ia mudar nada.

Para que eu consiga vencer o Nano esse ano, tenho que escrever mais de 2,5 mil palavras por dia. Eu sei que se fosse qualquer outra época eu conseguiria, mas minha semana já tá uma loucura, e as próximas só vão piorar. Mas, sabe o que eu tô fazendo? Eu continuo a nadar. Qualquer minuto do meu dia que eu tenho eu tô tentando escrever. Só tive tempo para escrever 500 palavras? ÓTIMO. É muito melhor do que não escrever nada.

Então, não importa se você está atrasado ou se nem começou ainda. Você só tem que ter em mente que:
HOJE É O DIA!

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Esse vídeo da Jout Jout é MARAVILHOSO. Tá no meu top 3 dela fácil, junto com o da Marie Kondo sobre organização que fez eu dar embora metade das minhas roupas UHAUHAUH Fui ver de novo e até reabri o arquivo pra escrever aqui.

    Não tô participando do NaNo, mas queria enviar o conto pro concurso do Supernovo e já tô sofrendo pra escrever CINCO MIL PALAVRAS. A história tá quase toda na cabeça, mas tava com o mesmo problema de qual seria o próximo passo e fiquei enrolando pra voltar do ponto onde parei porque não sabia o que fazer na cena faltando pra chegar na próxima part.

    MAS HOJE É O DIA. Nem que eu tenho que pular isso e fazer o resto de uma vez.

    ResponderExcluir
  2. eduardo <3 cheguei de viagem e primeira coisa que eu fiz foi vir aqui ler isso <3

    ResponderExcluir

Posts Populares