bloqueio criativo bloqueio do leitor

Notas de um suplício: o bloqueio do leitor

14.7.15Elilyan


Provavelmente você já ouviu falar em bloqueio de escritor, também chamado de bloqueio criativo, aquele período do tempo onde o escritor sofre com a perda temporária na habilidade de gerar conteúdo. Pois é amigo, nós leitores também sofremos de um bloqueio similar, só que em vez de não conseguir produzir, passamos por um período de seca sem conseguir consumir nem uma linha sequer. Cada livro que pegamos parece chato, conseguimos ler cerca de dez páginas, para logo em seguida descartá-lo em uma pilha cada vez maior e preocupante. Nesses momentos seu tempo consumindo séries e filmes aumenta consideravelmente. Você se joga em cada indicação de leitura, pois não aguenta mais o bloqueio, mas nada parece lhe dar esperança. 

quem sofre de bloqueio do leitor é distraído por qualquer coisa
O bloqueio do leitor não é uma condição que surgiu apenas na minha mente perturbada, no Urban Dictionary existe o verbete “reader’s block” que atesta que igual a mim deve existir milhares de outros leitores que são acometidos por esse mal. Normalmente o bloqueio do leitor tende a acontecer depois de ler realmente um livro espetacular ou um muito ruim (experiências literárias ruins geram traumas, vinde minha relação com Iracema). Nenhuma leitura parece fixar na sua mente após aquele livro impactante. Outras vezes o bloqueio vem sem motivo e explicação. 

"Related to Writer's Block, this is when you cannot, for the life of you, pick up a book and read it. Sure, you may be able to read a paragraph or two, or maybe even a page, but you don't retain anything of what you just read or have the attention span and/or will to go on... To those who love to read, this is worse than heart disease and cancer combined." - Urban Dictionary

Você deve estar pensando que na verdade estou exagerando e confundindo a falta de tempo ou preguiça de ler com algo maior, mas não amigo. Uma coisa é ter um ritmo de vida louco que só deixa poucas horas por mês disponíveis para a leitura, outra coisa é si ver incapacitado por causa de um desânimo que impede que se consiga enveredar em qualquer história. Quem sofre do bloqueio do leitor é capaz de passar horas no BuzzFeed lendo milhares de posts com gifs de gatinhos, mas é incapaz de se concentrar em um haiku.

A vítima do bloqueio do leitor parece possuir a capacidade de concentração de um filhotinho de cachorro. Vai ler várias e várias vezes as mesmas frases, mas sem conseguir compreender exatamente o que esta lendo. E quanto mais você tentar se concentrar, mais pensamentos aleatórios surgirão na sua mente. É uma briga sem tamanho para voltar a leitura a ser diversão e deixar de ser esforço. 

Similar a dengue, o bloqueio do leitor tem suas variantes. O Tipo 2 da condição é ainda mais cruel do que o Tipo 1, pois ela trabalha com o “momento” do leitor. Quem nunca esteve com um livro fascinante nas mãos, mas se viu incapacitado de desfrutar da leitura porque passou o momento daquele livro na sua vida? Muitos blogueiros que possuem parceria com editoras ou quem compra livros online já sofreram com o Tipo 2. Funciona assim: você solicita um livro a editora (ou compra), mas por algum motivo o exemplar se perde nos Correios e só aparece muito tempo depois, ou seja, a empolgação ou interesse em ler o livro sumiu ao longo do tempo, perdido entre o remetente e o destinatário.

a raiva e a frustração com o bloqueio do leitor

O bloqueio gera sentimentos negativos, como culpa, raiva e frustração. Se você é um amante da leitura parece ser incompreensível que não consiga ler. Você começa a se questionar se é possível cansar de ler? Será que algum dia voltará a ler por prazer? Por que? POR QUE?! Bem, amigo, não tenho resposta para nenhuma dessas perguntas, mas sei que me sentir culpada e incompetente não irá me ajudar em nada. Nem a você. Então, na próxima vez em que estiver sofrendo com o bloqueio do leitor não se martirize. Vá a praia, durma, assista a um filme ou faça qualquer outra coisa. Sem culpa. Uma hora, quando você menos esperar, estará novamente vivenciando novas aventuras entre as páginas de um livro e o período do bloqueio será apenas uma amarga lembrança. 

Que dicas você dar para quem luta contra o bloqueio do leitor?

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

9 comentários

  1. Também conhecido como "Ressaca Literária".

    Uma coisa que eu nunca faço é me forçar a continuar lendo. Quando eu vejo que estou travado, eu geralmente tento outra coisa, um livro de não ficção, por exemplo. Ou só dou um tempo mesmo, uma hora passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, confesso que algumas vezes tenho que me obrigar a ler, principalmente se for leitura para a faculdade, e isso me desanima tremendamente. Como normalmente leio três livros ao mesmo tempo poucas vezes me vi sofrendo de ressaca literária.

      Excluir
  2. Também conheço como "ressaca literária". rs

    Eu tenho ressacas assim quando leio muita coisa, uma seguida da outra. Tipo, li 6 livros seguidos de ficção científica. De repente fico com a mente tão saturada que não consigo mais pegar livro algum. Aí eu gosto de ver filmes, séries ou então de jogar. E um jogo onde não se precisa pensar muito, como matar zumbis e chegar na safe house. Pronto.

    Estava em uma ressaca literária até ontem. Aí encontrei um livro falando de pandemias e o tema me pareceu melhor do que voltar para os outros que eu tinha começado. Acho que agora vai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lady Sybylla, estou sofrendo de ressaca faz muito tempo, mas como sou um pouco masoquista me obrigo a continuar lendo. Normalmente fico bloqueada quando leio algo muito bom ou algo muito ruim. Quando bate o bloqueio procuro assistir filmes e séries e testar receitas novas.

      Boa sorte com sua nova leitura :D

      Excluir
  3. Team ressaca literária aqui, hahaha. o/

    Lembro que o primeiro livro que me deixou assim foi O Historiador. Na época, eu era bobona e não abandona livros. Levei 3 meses pra ler aquela coisa e foram os dias mais sofridos da minha vida de leitora. E depois, ainda custei pra conseguir voltar a ler prazerosamente. Mas daí aprendi a abandonar tudo o que não me agradava e a vida foi mais feliz. <3

    Até eu começar a ter novamente esse bloqueio de leitor no ano passado e que perdura até agora. Tenho meus momentos de PQP EU LIVRO MARAVILHOSO ESSE QUE ESTOU LENDO, mas são minoria. Abandonei alguns, estou lendo 3 livros no momento, mas acho que só termino um, que comprei ontem, paguei caríssimo no e-Book, mas porque é um livro de uma série que eu amo e eu preciso de um livro amor. (Apesar de que é uma série policial, com serial killers e assassinatos grotescos.)


    "Nesses momentos seu tempo consumindo séries e filmes aumenta consideravelmente."
    No meu, não aumenta. Parece que eu tenho bloqueio em tudo, hahaha.

    Mas estamos aqui, tentando um dia de cada vez, um livro (ou vários) de cada vez até achar algo interessante. O bom é que opções não faltam,

    ResponderExcluir
  4. Cheguei aqui por estar procurando informações sobro um livro que comecei a ler para me livrar do meu bloqueio. Antes passei por este outro:

    http://www.updateordie.com/2012/10/03/socorro-nao-consigo-mais-ler-livros/

    ResponderExcluir
  5. Eu tô nessa ressaca agora mesmo. E já faz um bom tempo, e continuo pesquisando por livros que quero ler, mas ter formas de ler os que tenho...

    ResponderExcluir
  6. Isso é horrível, começo a me sentir fracassada, burra, uma loser mesmo. De vez em quando tudo bem, Netflix, é compreensível querer ver a serie toda antes que o danado tire do ar. Um joguinho no celular também costuma comer suas horas livres sem você nem perceber. Mas quando eu pego um livro, quero me concentrar nele, não é hora de ficar fazendo listas de compras mentais ou imaginar onde estará aquele pé de meia perdido. É frustrante ler uma página toda no automático, dá vontade de chutar minha própria bunda! Já reparei que essa fase problemática acontece mais quando leio um super livro e todos os outros parecem desprezíveis (é claro que não são, coitados) ou quando quero muito ler um livro, mas é uma maldita série demorada, (alô G. Martin e B. Cornwell), aí quero ler de uma vez só e fico "chocando" aqueles livros sem coragem de pegar em outros. Namorido diz que sou louca, mas é tudo muito complicado mesmo... E eu não tenho solução não, é esperar a onda voltar.

    ResponderExcluir
  7. OHMYGOD esse texto super me definiu! Na verdade, me fez me sentir um pouquinho melhor por não estar conseguindo ler, pois percebi que eu não estou sozinha *nas sábias palavras de High School Musical: WE ARE ALL IN THIS TOGETHER!*. Meu bloqueio começou ano passado durante o traumatizante terceiro ano do ensino médio.Eu mal conseguia ler as matérias para as provas e vestibulares por falta de tempo (colégio em tempo integral dá nisso), imagina só se conseguia ler por diversão? Pior que sempre que eu pegava algum livro para me distrair eu acabava me sentindo culpada por não estar estudando. Bom, o ano acabou, passei no vestibular e YAAAAY AGORA EU POSSO LER! MAS NÃO! Eu realmente acho que perdi o jeito para leitura. Quaisquer 200 páginas (que antes eu lia em uma sentada) parecem pesar tanto quanto um livro do George Martin. Nada parece prender minha atenção :( Já tentei de tudo para retomar meus hábitos, mas, como a Lucia disse no comentário acima, "[...] não tenho solução não, é esperar a onda voltar."

    ResponderExcluir

Posts Populares