Batgirl bomba

12 Vezes que Raven Reyes quase morreu (e nós quase morremos junto)

27.7.15Dana Martins


Duas coisas são certas sobre Raven Reyes: ela é a personagem adorada por unanimidade. e ela vai sofrer. Sério, em duas temporadas de The 100, aparecendo em 23 episódios, ela já quase morreu 12 vezes. Com a chegada da 3ª temporada, O MEDO SÓ AUMENTA. AS DÚVIDAS SURGEM. Será que Raven finalmente encontrará paz? SERÁ QUE É DESSA VEZ QUE IREMOS FICAR SEM UMA DAS MELHORES PERSONAGENS???? Raven é o nosso Batman. Só que mulher, latina e mais badass.

Enfim, por algum motivo eu listei com a minha amiga as quase mortes dela. Aqui está.

E QUERIA LEMBRAR que ela não é uma vítima indefesa. Pelo contrário, Raven é o contrário da vítima, ela tá sempre lutando contra e resolvendo as coisas sozinha. Ou aprendendo a receber ajuda. Ou alguma outra coisa de sua personalidade dinâmica. Enfim, o que eu acho legal é que mesmo que ela pareça ser a personagem mais sofrida da série, ela é também a mais independente. Mesmo quando perde o movimento de uma perna. Mesmo quando está amarrada em uma maca.

Isso é ela arrancando o pedaço de alguém que a amarrou
Isso me fez lembrar, inclusive, daquela capa da Batgirl. Raven Reyes é um exemplo de como você pode colocar o personagem em situações traumáticas, onde ela é vítima e está indefesa, e mesmo assim o personagem não precisa ser representado como alguém indefeso. ALIÁS. ALIÁÁAS. Raven e a Batgirl passam por situações parecidas: as duas perdem o movimento das pernas. Raven teve que superar, continua lidando com isso, mas não é definida por esse momento. Mesmo que ela tenha passado metade de The 100 quase morrendo, se alguém fizesse uma capa simbólica com ela definitivamente não seria a Raven indefesa chorando nas mãos de um bandido.

Isso me fez reparar um detalhe e essa lista confirmou. Em apenas uma dessas quase 12 mortes ela não é mostrada no controle da situação.

Veja você mesmo. 

1- Raven Reyes quase nem existiu. 




Lindsey Morgan, a atriz, só se tornou fixa a partir da segunda temporada. Tem noção? A Raven não era uma das principais. Isso significa que a Raven era uma personagem descartável. Talvez fosse pra ela morrer na... na... em uma dessas mil vezes que ela quase morreu. E, pra variar, a personagem nem tá no livro. Ela é a namorada criada de um personagem criado. Não que ser do livro indique algo - Wells que o diga - mas a questão é que ela já nasceu com um pézinho no perigo. E isso só continua na história...



2- Raven quase morreu dando uma de astronauta


Raven, a verdadeira spacewalker, já quase morre em um acidente depois de uma volta no espaço. Isso só é mostrado na segunda temporada, quando vemos o passado dela com o Finn. Lembra do que aconteceu? Ela não passou no exame pra ser mecânica porque tinha a possibilidade de ter um sopro no coração (EPA, EU DEVERIA CONTAR ISSO COMO UMA OUTRA QUASE MORTE?), então o Finn de presente arranja um jeito dela dar um passeio no espaço, só que na volta dá uma merda. Ela poderia ter ficado do lado de fora. Poderia ter ficado sem oxigênio. Poderia ter morrido de umas mil formas ali. MAS SOBREVIVEU.

3- Raven quase morreu por quase morrer dando uma de astronauta 

Se fosse a Raven aí, ela teria morrido. 

Aí depois de matarem umas 398239823 pessoas com a quantidade de oxigênio perdido (3 meses de oxigênio), eles quase são pegos pela polícia da Arca. Só que Raven já tinha mais de 18 anos, o que significa que seria executada imediatamente. Se o Finn não tivesse dado a vida por ela... 

(wow. será que eles teriam mais tempo pra levar a Arca pra Terra, se isso não tivesse acontecido? aquela gente toda no "culling" - os voluntários que morreram pra dar mais tempo - não seriam necessários? e vamos considerar que ela, como estudante formada, sabia mais sobre os riscos do que o Finn?)

4- Raven quase morre descendo bem vida lok naquela nave velha


Jesus. Dava quase pra separar até em duas quase mortes. Primerio ela quase morreu por andar naquela nave e depois, mais uma vez, ela quase morreu porque a queda da nave na Terra deu errado. Mas ela já tem mortes demais no bolso, então...



5- Raven quase morre com a doença chora sangue


Porque se tem uma epidemia de algo que pode matar, é LÓGICO que a Raven vai ter que pegar também .Pra quem não lembra: No final da S1 todo mundo pega a epidemia de chorar sangue e ela decide ir sozinha ativar a bomba na ponte. Ainda digo mais: depois ela é colocada pra descansar na nave que eles estão usando com os outros doentes, onde o Murphy está matando pessoas. Com direito a uma cena que mostra ele matando alguém no fundo com a Raven em primeiro plano dormindo, só pra nos deixar desesperados.

6- Aí quase morre na ponte que sobreviveu a guerra nuclear, mas não sobrevive à Raven


To percebendo um padrão aqui. Raven Reyes não apenas quase morre. Ela quase morre de duas coisas ao mesmo tempo. Morrer doente pra que se você pode morrer doente explodida? E, só para garantir, caso a doença e a explosão não mate, tem um exército de Grounders vindo. Se o Finn não chega, ela teria se explodido para salvar todo mundo. Ou sido atropelada.

7- Raven quase morre quando leva um tiro do Murphy


Baby Raven não sossega. Tanto lugar pra um tiro ir, teve que ir parar nela. Sempre rio dessa parte, porque tá todo mundo bem depois de se livrarem do Murphy, rola batalha de discurso Bellamy x Clarke pra convencer o pessoal... *brota Raven esquecida mancando* E A CLARKE COLA A PELE DELA COM UMA LÂMINA QUENTE. O tratamento da Clarke na Raven dessa parte é um quase morte extra.



8- Raven quase morre entre as duas temporadas

a coisa vermelha jogada no chão é a Raven, em cima é a arma do Grounder indo mata-la

Não vou nem contar o perigo de ser carregada por um monte de adolescente desesperado sendo atacada por Grounders (fim da S1). Vamos direto para a parte depois de tudo. Entre as duas temporadas, todos são sequestrados por Mount Weather, enquanto ela fica sozinha pra trás com um buraco na perna, ainda cuspindo sangue, com uma arma sem bala, sem comida/água, a mercê de qualquer um (Murphy, Grounders, Mount Weather, um gorila gigante...). Ela e o Murphy ficam ali esperando a hora de morrer. 


Quando até o Murphy cuida de você a coisa tá tensa. 

9- Raven quase morre na operação pra tirar a bala


Mesmo que o perigo maior seja de nunca mais andar, vamos ser sinceros. Ela tava já cinza (olá, maquiagem) naquela cena, fazendo uma operação perigosa em um lugar que não tinha nem anestésico. Ela sair dessa com vida e ainda andando... só a Raven.

(pera, gente. o buraco do tiro passou pras costas? omg. a clarke fechou na frente, a bala foi até as costas e...?)

10- Raven quase morre sendo torturada pelos Groundes num ritual sinistro

por que eu????

HUAHUAHUAHAUHA só rindo mesmo. Porque depois de uma temporada quietinha reaprendendo a andar, na primeira aventura Raven não só perde a única pessoa de família que tem (Finn), como acaba amarrada em um tronco pra sentir as dores de todo mundo que queria se vingar. Quem consegue virar bode expiatório de uma conspiração com envenenamento? Raven Reyes.  

11- Raven quase morre quando a bomba explode e o pessoal de Mount Weather ataca



Ser Raven "I can make it go boom" Reyes é perigoso (se alguém ainda tinha dúvidas). Então no (quase) final da segunda temporada de The 100 ela vai com o Wick destruir geradores de Mount Weather, o que dá errado e eles ainda acabam perto demais quando tudo explode. Não basta isso, porque como eu disse: ela tem que quase morrer de vários modos ao mesmo tempo. Então um monte de soldados armados de Mount Weather aparecem. 



12- Raven quase morre quando vão tirar a medula óssea


É ÓBVIO que de todos os lugares do mundo que a Raven poderia parar, era na mesa de operação pra ser torturada mais uma vez e morrer. Esse foi o momento-chave que eu olhei pra tela e disse: eles fazem de propósito. Eles sabem qual é o nosso ponto fraco. Eles estão usando isso.

#SomosTodosWick


Enfim, essas são as 12 quase mortes até agora. Ignorando o fato de que essa é uma história de sobrevivência, então o conceito básico é que tá todo mundo quase morrendo. E nem contando todos os momentos ruins - tipo levar um tapa da Abby na cara, perder mil vezes a única pessoa da família (Finn) e vê-lo morrer, ser traída pelo namorado, perder os movimentos de uma perna...

Uma coisa extra que eu quero comentar, é que vendo essa sequência de quase mortes mostra como ficou clara a motivação dela na série. Tipo, que quando terminou a primeira temporada de The 100, eu sabia que a Raven era um exemplo de representatividade feminina, mas ficava com um pé atrás porque: parecia que toda a motivação dela na season 1 foi o Finn, ao ponto dela decidir se suicidar na ponte "porque ele escolheu a Clarke". Não que seja isso, mas até o fim da S1 era uma interpretação válida. Só que depois da segunda temporada não tem nem mais como questionar. A série mostra como o Finn era a única família que ela teve (cá entre nós, tem mais um quase morte: abandonada pela mãe na Arca) e como ele dá a vida por ela. Foi pura sorte do Finn o projeto dos 100 ser ativado, porque ambos sabiam que ele ia acabar morrendo. Ninguém tinha a chance de sair. Isso também explica muito a reação dele no piloto da série - ele estava pronto pra morrer, então queria aproveitar a segunda chance de levar uma vida boa sem preocupações. Enfim, aí quando a Raven descobre o que aconteceu com o Finn e acaba envolvida com a Abby, é uma chance de retribuir.



O Finn deu a vida por ela, ela também arriscaria a vida para tentar salva-lo, mesmo que isso significasse entrar numa nave vagabunda indo de forma improvável pra Terra. Isso também é relacionado com a personalidade prática dela - ela faz as coisas, ela não reflete. Tanto que aquilo de colocar a bomba é menos um "desisti da vida por causa dele" e mais um "foda-se. ele não quer? eu faço essa merda." (quando decide ela ainda não sabe que tá doente) E é um momento interessante de representatividade. Por que ele deveria ir? Por que é homem? Cavalheirismo? Se fizer os cálculos, tudo indica que é melhor a Raven colocar a bomba.


É isso. Agora vamos esperar a 3ª temporada de The 100, que vai sair na midseason de 2016 (aqui o que é midseason) e torcer para sairmos todos vivos. Obrigada aos escritores de The 100 por me darem uma personagem como a Raven Reyes: Asami da vida real, astronauta, homem de ferro (...) Falando sério. Tem noção do quão difícil é encontrar uma personagem como ela? Não só mulher, como latina, não sexualizada e lida com perder o movimento em uma perna. Obrigada.

Enquanto não sai novidade, aqui os textos e análises sobre The 100.

Finalizo com esse tweet fenomenal do Felipe:



TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

18 comentários

  1. Raven <3
    Dana, obrigada por esse post ahahah Nunca tinha reparado em como são várias possíveis mortes de uma vez só, para que uma só se pode ter três possibilidades?

    As piores quase mortes para mim e meu coração adorador de Raven, foram a ponte, a cirurgia e a broca (em ordem cronológica).

    Também foi bem ruim ver certos gifs e não lembrar disso na série, mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHA NÉ?

      Acho que esses são os 3 mais tensos mesmo. Na parte da broca eu tava muito tensa. Assisti aquele episódio esperando todo mundo morrer. HUAHAUHA

      eu lembro de tudo e até a sequência que acontece, o que é surpreendente.

      Excluir
  2. É tanta gente quase morrendo nessa série que ainda não tinha percebido que a Raven bate o recorde! Espero que ela continue só quase morrendo e não a matem pra valer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAH pra ser sincera, não sei nem se ela bate o recorde. tá todo mundo tão quase morrendo o tempo todo (afinal, é série sobrevivência). mas com certeza são as quase mortes mais sofridas!

      Excluir
  3. MAS CHOREI DE RIR COM ESSE POST HAHAHAHAHAHAH RAVEN <3

    Eu já fiquei MAS GENTE quando a Lexa coloca a culpa nela pelo quase envenenamento, mas na da mesa de operação pra extrair medula eu "MAS NÃO PODE SER KKKK", porque tinham várias outras pessoas ali, a Raven foi escolhida sem nenhum motivo pra isso na história, foi só pela vontade dos roteiristas mesmo.

    Não vou aguentar se essa mulher morrer.

    O tapa na cara que a Abby deu nela arbitrariamente (E NEM PEDIU DESCULPAS) ainda é o que mais doeu em mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe <3 fiz esse post pensando em você HUAHUAHUHAUHAUHA

      NAQUELA PARTE DO ENVENENAMENTO FOI MUITO RUIM. e super achou que ela sofreu ali só pra ela se ligar em primeira mão em do que a Clarke salvou o Finn e evitar ficar enchendo o saco pelo resto da série.

      #SAVERAVEN2016

      Excluir
    2. Pelo menos serviu pra alguma coisa na história o lance do veneno. Ia ser um porre mesmo ela revoltz por causa do Finn... Aliás, acho que é o que vai acontecer com o Jasper por causa da Maya :-/

      Excluir
    3. espero qu enão :( o lado bom é que eles gostam de resolver as coisas rápido. já não gosto do Jasper, não to pronta pra ele enchendo o saco

      Excluir
  4. AMO A RAVEN <3 Sério melhor personagem, e a mais suicida é claro, sem ela a série não seria o que é, porque o que seria de The 100 sem "I can make it go BOOM" ?

    ResponderExcluir
  5. Com a terceira temporada vocês vão ter que ampliar esta lista.

    ResponderExcluir
  6. Não seguia a série, porém lógico, comecei a assistir e me apaixonei pela personagem, ela é linda, forte, uma personagem perfeita. morri de rir seu artigo, é perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo o que foi aqui dito, mas a situação 2 e 3 não se pode pensar que ela iria morrer, pois aquilo foi tudo em flashback. Se não tivesse sido flashback, ai o nosso medo de ela morrer seria maior.

    ResponderExcluir
  8. Da nem pra falar das quase morte lembrando q ela é tão foda que morreu e voltou sksks,quando ela se mata dentro da água pra tirar o bagulho da cabeça skskks melhor cena

    ResponderExcluir
  9. Faltou uma , Raven quase morre, e a gente quase morre junto , achando que ela ia morrer 😂😂😂😂 , amei seu artigo , e eu que pensei que só eu tinha percebido isso, ela vive na beira da morte

    ResponderExcluir
  10. Definitely consider that that you stated. Your favorite justification seemed to be at the net the easiest factor to keep in mind of. 온라인경마

    ResponderExcluir
  11. 카지노사이트핫Nice post. I learn something more challenging on different blogs everyday. It will always be stimulating to read content from other writers and practice a little something from their store. I’d prefer to use some with the content on my blog whether you don’t mind. Natually I’ll give you a link on your web blog. Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  12. Thanks for sharing beautiful content. I got information from your blog. keep sharing
    divorce in Virginia who gets the house

    ResponderExcluir

Posts Populares