#HotDudesReading #MecsMetroParis

#HotDudesReading vs. Male Gaze: A resposta das mulheres para a objetificação

24.4.15Elilyan


Se você passou as últimas semanas em Marte, provavelmente não sabe do que se trata o perfil no Instagram @HotDudesReading. O perfil foi tema até de uma matéria no Jornal Hoje, pois apresenta fotos de caras lindos lendo no metrô de NY. Você deve estar se perguntando o que isso tem de tão interessante, pois perfis que apresentam fotos de anônimos atraentes existem aos montes no Instagram. Bem, amigos do CC, perfis que procuram objetificar homens são interessantes porque vão na contramão do male gaze.

Mas será que perfis com esse objetivo são a resposta ao male gaze?

Antes de tudo: já comentei diversas vezes por alto sobre o male gaze, mas nunca expliquei exatamente do que se trata esse babado: Male gaze é um termo desenvolvido por Laura Mulvey (1941) que pode ser traduzido como “olhar masculino”. Ou seja, quando vemos algo filmado, fotografado ou ilustrado, normalmente ele foi desenvolvido através da perspetiva do que a mídia pensa que os homens héteros querem ver. Mulvey declarou que o olhar masculino ocorre quando a câmera coloca o público para dentro da perspectiva de um homem heterossexual. Tal perspetiva é observável em quase todas as formas de mídia desenvolvida, do cinema aos quadrinhos; de clipes à comerciais de cerveja. 

Tendo isso em mente é interessante observar que perfis como @HotDudesReading, @MecsMetroParis@menandcoffee e vários outros apresentam um forte contraste entre a forma como as mulheres objetificam os homens e a forma como os homens objetificam as mulheres. Aparentemente o olhar feminino, diferentemente do male gaze, não denigre o objeto vomitando observações humilhantes sobre seus corpos. Muito pelo contrário, o "feminine gaze" parece muito menos focado nos corpos masculinos, e mais em suas mentes, paixões e senso de responsabilidade. Os #HotDudesReading são objetificados através das fantasias femininas de como um homem deve ser.


Já que, aparentemente, a forma como os homens são objetificados nos perfis de apreciação procura não denegri-los, pois não os trata só como um tanquinho, uma bunda feita para foder ou uma boca para morder, está tudo bem tirar uma foto daquele gatinho lindo que você entrou no busão e compartilhar com suas amigas no Whatsapp? Será que essa foto sem autorização não é igualmente grosseira tanto quanto aquelas que alguns homens secretamente tiram das calcinhas das mulheres nas escadas rolantes? Antes de dar um like na imagem daquele cara gostoso no Instagram, pare e reflita: você gostaria de saber que uma foto sua foi parar em um perfil de uma rede social sem sua autorização?




"É legal mostrar os caras só como algo atraente pra gente olhar?" - Dana Martins questiona em um post que você precisa ler  
- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares