CCDicas CCdiscussão

Qual o problema com a música brasileira?

14.3.15Colaboradores CC


Uma coisa que sempre me incomodou é o fato dos brasileiros não darem valor ao que tem. Tudo que é externo torna-se melhor que o nosso. Eu também gosto da cultura americana, eu também consumo essa cultura, mas e a nossa??? Tá na hora de pararmos de desmerecer aquilo que nos pertence. Tá na hora de fazer como os americanos e vendermos nosso peixe. 

Então pegue seu fone de ouvido e vamos falar sobre música nacional.
*Como estou numa pegada “vamos valorizar o que é nosso” me absterei de usar jargões em inglês. Será que consigo?

O nome do programa é The Voice Brasil e o povo só canta música internacional.

Que merda é essa?

Quando a Rede Globo trouxe o The Voice, ela acrescentou o nome Brasil ao programa e frisou que conheceríamos a nova voz da música brasileira. 

Legal, mas a nova voz NÃO CANTA MÚSICA BRASILEIRA.

Eu vi toda a primeira temporada do programa, já a segunda temporada, achei chata e não acompanhei. A questão é que se podia contar no dedo os participantes que cantam a nossa música. E isso é um absurdo. Nós temos tantos cantores maravilhosos, tanta música boa. Os estrangeiros amam nossa música, e nós esnobamos. Sentido, cadê?

Felizmente houve exceções, e uma delas cantou Roberto Carlos lindamente no palco do programa. Ela cantou uma música nacional, considerada brega e de vovózinha, e nem por isso emocionou menos. PALMAS, PALMAS.

"Eu não gosto de música brasileira."

Sério cara???? Nós temos milhares de gêneros musicais, milhares de cantores e bandas e você me diz que não gosto de nenhuma??? Nenhuma musiquinha??? Nadinha??? Juro que não consigo acreditar nisso. Parece que é moda falar que não gosta de nada do que é nacional. O cinema nacional? Puf...é uma merda. A música? O Brasil não tem música decente. Até o clima coitado, ta caindo nessa dança. 

Vamos abrir nossas mentes pessoinhas, vamos dar chance para o que é nosso.


Vai me dizer que nunca ouviu??


Eu gosto de MPB e não sou velha.

Como eu falei ali em cima, temos muitos gêneros musicais. E sempre tem alguém fã de funk, pagode, sertanejo e axé, mas, fã de MPB, Bossa Nova ou até mesmo rock nacional, que não seja seu pai, tio e etc, é difícil pacas. Parece até um grupo secreto que você só consegue entrar com indicação. Eu tenho 23 anos, e quando falo que ouço Chico Buarque as pessoas da minha idade me olham como se eu fosse de outro mundo, e as pessoas mais velhas me tratam como se eu fosse uma relíquia que precisa ser preservada. E isso é triste, nossas músicas contam nossa história, tinha que ser normal escutá-las, sem senhas para o tal grupo ou estranhamento das pessoas.


Não consigo ouvir essa música sem sentir meu coração transbordar

Então pessoal, eu proponho a vocês que escutam música brasileira que gritem isso aos quatro cantos (ou só coloque no facebook, a garganta agradece), e você que não escuta, dê uma chance, você vai ver que tem algo para cada pessoa.

Aqui vai um top 10 com músicas nacionais que acredito, todos já ouviram uma vez na vida:

1 - Que pais é esse?, Legião Urbana
2 - Ragatanga, Rouge
3 - Garota De Ipanema, Tom Jobim.
4 - Só Love, Claudinho e Buchecha
5 - Brincadeira de Criança, Molejo
6 - Pelados em Santos ,Mamonas Assassinas
7 - Anna Julia, Los Hermanos
8 - Trem das Onze, Adoniran Barbosa
9 - Pintura Íntima, Kid Abelha
10 - É o amor, Zéze Di Camargo e Luciano. 
*A escolha do top 10 não foi baseada em gosto pessoal.


- taiany araújo.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

11 comentários

  1. Já falei pessoalmente, pelo facebook e agora falarei por aqui.
    Tinha até pensado em fazer um comentário mais longo, mas você já sabe o que eu acho, rs. Então estou passando só pra dizer que adorei o post e concordo com o que disse quanto a nossa música não ser tão valorizada, pois temos muita coisa boa!
    Embora consiga contar no dedo o número de bandas e músicas nacionais que realmente gosto =]
    Deu até vontade de escutar agora.
    Vou ir montar minha playlist...

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vá correndo montar sua playlist, pesquise,tem coisa boa pra todos os gostos.

      Excluir
  2. Não tem problema com a música brasileira, o problemas são os próprios brasileiros. Eu sempre gostei muito mais de música nacional, e me sentia valorizando a terra que nasci, enquanto meus amigos tinham no player do celular apenas as música americanas. Devemos dar mérito ao EUA porque eles são a nação que mais divulgam e investem em sua cultura, eles estão no mundo todo, entram com um filme e já incluem logo uma trilha sonora, um padrão americano e a valorização da sua cultura. E as pessoas foram ensinadas desde muito cedo que tudo o que o Americano faz é melhor.

    Mas será mesmo?

    Hoje encontro dificuldade em aprender a língua inglesa, porque na minha adolescência eu não tive - e não tenho ainda - o hábito de ouvir músicas em inglês, e isso ajudou muito meus amigos a aprenderem o idioma. FATO. Hoje eu tenho a todo momento que trocar minha playlist para músicas americanas e inglesas, não e fácil deixar de ouvir meus preferidos e me habituar a novos sons!

    Sinto pena de quem esnoba a música da nossa terra, mal sabem eles a riqueza que temos e que devíamos propagar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan concordo com tudo o que você falou. Eu também tenho dificuldade com o inglês pq não tenho a familiaridade com a língua.
      E você disse algo certíssimo, os americanos sabem vender o que tem, investem no deles, nós tínhamos que aprender nesse quesito.
      Com eu disse no post, tem escuto músicas não nacionais e gosto muito por sinal, mas dói quando vejo o que é nosso sendo esnobado e as pessoas amando coisas que muitas vezes não sabem nem o que significa.

      Excluir
  3. Tayane, me abraça 2 vezes, mulher! E, Allan, vc resumiu a minha vida em relação à musica. Sempre tive preguiça de ouvir músicas q eu não entendia o q qriam dizer. Hj me esforço pra conhecer outras coisas (e tem MUITA coisa boa lá fora tbm) mas ainda prefiro saber o q estou ouvindo e cantando junto. Música nacional <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana eu to te abraçando nesse momento. XD
      E sou igual a você, tb sempre tive preguiça para músicas que não entendo. Eu com música sou muito letra e voz, e se não entendo a letra já fica um pouco complicado. E convenhamos, nada melhor cantar junto bem alto, com músicas de outros países não me sinto muito a vontade para fazer isso.

      Excluir
  4. Eu sou tão alienado de música que devo ser um ponto totalmente fora da curva. No momento, estou apaixonado por Banda do Mar, desde que eles ganharam o prêmio aqui no CC. Adoro música indie e não fazia ideia de que o gênero tinha representantes nacionais (como eu disse, alienado).

    E, como comentaram aí em cima, também não me sinto, humn, PLENO com músicas internacionais, só com as que eu sei 100% da letra (uma meia dúzia, só rs). Por identificação, eu ouço muito música gospel (Nívea Soares <3), mas só uns 10% deve ser em inglês ou espanhol.

    Me incomoda MUITO o The Voice Brasil permitir músicas em inglês, e a maioria dos participantes enveredarem por esse caminho. O único tcham do programa pra mim era justamente o repertório nacional. Parei de ver depois que Sam Alves ganhou. Se for pra ver/ouvir as músicas gringas, eu fico com o The Voice US, que é mais divertido e mais bem produzido que a nossa versão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, é exatamente isso "Se for pra ver/ouvir as músicas gringas, eu fico com o The Voice US, que é mais divertido e mais bem produzido que a nossa versão.", faço minhas as suas palavras.E sobre músicas indies temos muitas. Na verdade, Los Hermanos, Moveis Coloniais de Acaju, O terno, O teatro Mágico, Pato Fu, Vivendo do ócio. Só coloquei as que estou ouvindo ultimamente. Incluindo Banda do Mar que é amorzinho. Ahhh tem Little Joy tb.

      Excluir
  5. Música Brasileira das décadas de 80/90 são maravilhosas,as de hoje?LIXO.

    ResponderExcluir
  6. Não consigo gostar de música muito lenta ou do estilo "a la tropical" das músicas daqui. Até o rock daqui não pode ter peso, senão o público não gosta. Com exceção de Angra, pouca coisa nacional que eu gosto teve muito sucesso.

    ResponderExcluir
  7. COMO VAMOS VENDER NOSSO PEIXE SENDO QUE A MUSICA BRASILEIRA É UMA MERDA

    ResponderExcluir

Posts Populares