citação clube de escrita

Clube de Escrita: Quando a melhor forma de aprender é lendo

24.3.15Dana Martins



"Assim como compositores vão a concertos e artistas visitam galerias, escritores leem. Você vai aprender, do modo mais agradável, mais sobre estilo e linguagem lendo boa literatura do que você jamais aprenderá de aulas e livros sobre como fazer." Judith Barrington

Uma coisa que eu sempre via quando lia um autor falando sobre escrita era: leia. O clássico "a melhor forma de aprender é lendo" e eu ficava "Tá..."

É só ler?

Pegar um livro e pronto?

Acho que não é bem assim não. 

Pelo menos não pra mim. Eu já falei aqui sobre ter várias formas de leitura e essa é a questão. Descobri que a melhor forma de saber como fazer uma boa história é ir atrás dos seus livros preferidos. Mas também descobri que...

Bem, pensa assim: você tem livros preferidos. Você já leu.

Por que você não escreve tão bem quanto neles?

Existe uma diferença grande entre ler um livro se deixando levar pela história, ou ler um livro pensando em como a história foi feita. É claro que você pode fazer os dois ao mesmo tempo e, já aviso, quanto mais você pensar em termos de criação de história mais difícil vai ser apagar isso da sua mente. 

Normalmente eu faço um terceiro tipo de leitura: análise de representatividade.

Eu assistia filmes ok, tranquilamente, agora meu cérebro fica alerta para o desenvolvimento desses detalhes. Isso definitivamente influencia a forma como eu experimento a história. Às vezes eu estou na maior torcida: para o herói vencer? para a vítima ser salva? para o vilão ser pego? Não, para não rolar um beijo porque isso seria um passo atrás em uma representação que tava boa até ali.

(Notícia ruim: Isso pode destruir filmes. Notícia boa: Isso pode salvar filmes)

Todo mundo, querendo ou não, faz um tipo próprio de leitura. Tipo assistir Crepúsculo de acordo com representatividade de vampiro onde na sua escala o melhor é o animal selvagem. Vai ficar uma merda. Ou assistir Crepúsculo como um romance high school adolescente. Bem melhor.

Como essas formas de leitura (aqui, leitura, não só relacionado a livros, mas a forma como você entende uma história), ler para aprender a escrever parece ser um tipo de leitura específica também.

Pega o seu livro preferido. O que você gosta nele? Qual é o seu personagem preferido? O que, na escrita, fez ele ser o seu personagem preferido? Como o autor descreve as cenas? Como são feitas as cenas de ação? Como é a divisão de estrutura?

Quanto mais eu aprendo a observar, mais fácil é na própria leitura eu ver esses detalhes e incorporar na minha própria escrita como é que se faz. Às vezes exige esforço e treino, às vezes quando eu vejo já estou fazendo.

Eu meio que comecei a fazer isso depois do terceiro ano, que eu não passei no vestibular e fiquei em casa estudando. Eu queria melhorar a minha redação, mas eu simplesmente não entendia o que eu fazia de errado. Minha tia (professora de português) me explicava, mas não fazia sentido. Até que decidi caçar na internet redações "nota 10" pra ver o que diabos eles faziam que eu não fazia. Anotava o que a pessoa fazia frase por frase, parágrafo por parágrafo, entendendo como a ideia era estruturada.

Assim eu aprendi a fazer uma redação nota 10. Mentira, mas comecei a criar noção de como era feito e melhorou muito a minha escrita. Mesmo que eu não soubesse entender exatamente o que estava acontecendo. (Curiosidade: fiz vestibular nos 2 anos de transição de vestibular antigo para o Enem, então naquele ano a redação não valeu nada pra mim)

Acho que com os livros é a mesma coisa. Não rola analisar linha por linha, mas você pode fazer com trechos, pegar cenas que você gosta, personagens (uma história são muitas camadas). Eu faço às vezes análise de contos e de episódios de série. Eu não sou nenhuma escritora fenomenal, mas eu to aprendendo, então que se dane.

Se você tiver dúvida de como fazer uma cena, pergunte a um mestre. Ou seja, um autor. Definitivamente alguém já escreveu essa cena em algum lugar. 

Enfim, se você também fica pensando "mas é só ler??" quando vê essas dicas de escrita, é assim que eu entendo essa leitura. 

-dana martins





TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Lendo seu texto e pensando no Sobre a Escrita, do King.
    Sim, eu vou sugerir esse livro até a morte.
    Ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre pode voltar como zumbi pra continuar sugerindo

      Excluir

Posts Populares