A Teoria de Tudo Birdman

Por dentro do Oscar 2015: os indicados a melhor filme são realmente os melhores?

6.2.15Unknown


Já é tradição no CC: fevereiro é mês de falar sobre o Oscar. E a nossa primeira conversa começa com uma pergunta, você sabe quais são os filmes indicados à categoria principal?

Eu confesso: no momento em que escrevo esse texto, sei apenas os títulos, e nem mesmo lembro de todos. Meus conhecimentos sobre os concorrentes não passam do superficial, somente coisas que descobri em uma notícia aqui ou um comentário no twitter ali. Boyhood foi filmado em doze anos, Selma tem temática racial… 

Mas nada que pesquisas no Google e trailers não ajudem, não é mesmo? No post de hoje, compartilho as minhas impressões sobre cada filme antes e depois de ver o trailer e ler a sinopse. Vamos conhecer juntos os indicados a melhor filme?



>>>A TEORIA DE TUDO
Direção: James Marsh
Roteiro: Anthony McCarten
Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Tom Prior, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Essa é aquela cinebiografia do Hawkings, né? Tem cara de filme que todo mundo vai achar super profundo e eu só vou querer… dormir. Mas tem Eddie Redmayne, que virou meu amorzinho depois de “Os Miseráveis”, então talvez valha a pena. 

Sobre o que é e por que assistir? De fato, o filme conta a história do famoso astrofísico Stephen Hawkings, desde o seu início como um jovem estudante até as dificuldades enfrentadas pela doença motora degenerativa que ele sofre e todo o processo de superação. Considerando que não sei nada sobre a vida do Hawkings, é interessante, porém, o trailer me deixou em dúvida. Ao mesmo tempo que me passou uma imagem ruim de que vai ser aquele tipo de história que romantiza a superação e a própria doença, o fato de focar no relacionamento do Stephen com a esposa, Jane (interpretada pela Felicity Jones), me chamou atenção. Espero que a visão negativa não passe de uma impressão distorcida, porque o Eddie parece estar incrível no papel de Stephen Hawkings e seria uma pena se a história não me conquistasse. Eu provavelmente acabaria não assistindo se não fosse indicado ao Oscar, mas deve um excelente filme para aqueles que gostam de cinebiografias. 

Total de indicações: 5. As outras: Melhor Ator (Eddie Redmayne), Melhor Atriz (Felicity Jones), Melhor Roteiro Adaptado (Anthony McCarten) e Melhor Trilha Sonora.




>>>BIRDMAN OU (A INESPERADA VIRTUDE DA IGNORÂNCIA)
Direção: Alejandro G. Iñárritu
Roteiro: Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo
Elenco: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton, Emma Stone, entre outros.
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Eu vi uma imagem de um cara vestido de pássaro (?) e o filme foi indicado ao Oscar. Só há uma justificativa: deve ser MUITO bom. O subtítulo é sensacional, já estou amando sem nem ter visto trailer. 

Sobre o que é e por que assistir? Somente pelo trailer, não veria o filme. Não teve nada que me chamasse atenção (além da Emma Stone, claro) e fiquei até um pouco confuso. No entanto, depois de ler a sinopse, a animação voltou. O filme conta a história de um homem, Riggan Thomson (Michael Keaton), que há anos interpretou o super-herói do título e fez um enorme sucesso. Porém, ele mesmo resolveu encerrar a carreira do Birdman e sua própria carreira começou a decair. Agora, tentando recuperar o prestígio que um dia teve, o protagonista encara o desafio de escrever, dirigir e atuar em um espetáculo da Broadway. Por mais que a premissa da pessoa fracassada que busca uma forma de superar sua situação não seja nada inovadora, achei fantástico que o personagem em questão seja um ex-super-herói. E com um grande número de indicações (nove, ao todo), esse é definitivamente um filme que eu quero assistir.

Total de indicações: 9. As outras: Melhor Diretor (Alejandro González Inárritu), Melhor Ator (Michael Keaton), Melhor Ator Coadjuvante (Edward Norton), Melhor Atriz Coadjuvante (Emma Stone), Melhor Roteiro Original (Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo), Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.




>>>BOYHOOD - DA INFÂNCIA À JUVENTUDE
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Doze anos sendo gravado, todo mundo falando muito bem, história sobre infância e juventude... por que diabos eu ainda não assisti esse filme?

Sobre o que é e por que assistir? O trailer não revela muito sobre o enredo, porém, reforça o que todos já conhecem sobre o longa: uma história sobre juventude que levou doze anos para ser finalizada. Na verdade, não há muito a ser revelado, já que a trama é simples; o filme acompanha um personagem, Mason, desde a infância até o início da vida adulta e sua relação com seus pais. Considerando as indicações à categoria de roteiro e a duas categorias de atuação, imagino que deva ser um filme simples - no sentido de não apresentar uma trama grandiosa nem fazer uso de efeitos especiais etc. - mas profunda, que passa uma mensagem tocante. Histórias sobre amadurecimento e relações humanas me interessam bastante, então imagino que irei me apaixonar pelo longa.

Total de indicações: 6. As outras: Melhor Diretor (Richard Linklater), Melhor Ator Coadjuvante (Ethan Hawke), Melhor Atriz Coadjuvante (Patricia Arquette), Melhor Roteiro Original (Richard Linklater) e Melhor Montagem.




>>>O GRANDE HOTEL BUDAPESTE
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson, Hugo Guinness
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Esse eu até já tinha visto o trailer antes, mas não lembrava mais de nada e acho que nunca li a sinopse, o que faz com que ele seja tão desconhecido quanto os outros. Só sei que: é do Wes Anderson, deve ser fantástico. 

Sobre o que é e por que assistir? Revendo o trailer, uma palavra veio automaticamente a minha mente: sensacional. A comédia única de Anderson acompanha Gustave H., o "gerente" do hotel que dá título ao filme, um outro funcionário e os desdobramentos da morte de uma rica hóspede que costumava frequentar o hotel. O trailer dá uma prévia do estilo diferente do filme, além de apresentar o excelente elenco. Sou meio chato com comédias, mas tantos atores ótimos junto com um roteiro do Wes Anderson deve gerar um resultado capaz de conquistar qualquer um.

Total de indicações: 9. As outras: Melhor Diretor (Wes Anderson), Melhor Roteiro Original (Wes Anderson, Hugo Guinness), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.




>>>O JOGO DA IMITAÇÃO
Direção: Morten Tyldum
Roteiro: Graham Moore e Andrew Hodges (autor da obra original)
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Eu não sei absolutamente nada sobre esse filme. Tem o Benedict Cumberbatch (tive que copiar e colar o nome, confesso) e...?

Sobre o que é e por que assistir? Filmes sobre guerra não estão entre as minhas coisas favoritas, mas resumir dessa forma esse filme me parece um erro. A história é sobre Alan Turing, um matemático que se propõe a ajudar o exército Britânico a desvendar um código que os alemães usavam para mandar mensagens para os submarinos. A trama por si só já é interessante, mas, como o trailer mostra e a Ana confirma na resenha, o filme não trata somente da questão da guerra, ele vai além, abordando questões humanas. Para quem gosta de histórias que abordam o lado humano de momentos históricos como eu, o filme deve ser uma boa opção.

Total de indicações: 7. As outras: Melhor Diretor (Morten Tyldum), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Melhor Roteiro Adaptado (Graham Moore), Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.




>>>SELMA - UMA LUTA PELA IGUALDADE
Direção: Ava DuVernay
Roteiro: Paul Webb
Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Carmen Ejogo, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Temática racial, todos dizem que é ótimo e o velho conservadorismo da Academia injustiçou a diretora, que não foi indicada - é tudo o que eu sei. Mas, por ser um dos únicos (senão o único) indicados que foge do padrão branco, já tem a minha simpatia.

Sobre o que é e por que assistir? O filme é, na verdade, uma cinebiografia de Martin Luther King e mostra a luta histórica para garantir o direito de voto aos negros, em 1965. Apesar de não gostar muito de assistir biografias, o interesse pela luta negra e pela própria história do Luther King, que pouco conheço, são suficientes para me fazer assistir. Deve ser um filme histórico e político daqueles que todos precisam conhecer para pensar sobre a vida e o mundo.  

Total de indicações: 2. As outras: Melhor Canção Original ("Glory", por John Legend e Common).




>>>SNIPER AMERICANO
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Jason Hall
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Luke Grimes, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? O que me parece: filme super americano sobre americanos fazendo americanices. Grandes chances de eu não gostar.

Sobre o que é e por que assistir? Mais uma cinebiografia, mais um filme que não me animaria em assistir se não fosse pelo Oscar. E ainda tem um bônus negativo: história de guerra sob o ponto de vista americano. O filme conta a história real de Chris Kyle, o mais letal atirador militar dos Estados Unidos. Em cerca de dez anos, ele matou mais de 150 pessoas e recebeu diversas condecorações por sua atuação. O que eu tenho a dizer sobre esse filme: por que? Não adianta, tenho muita implicância com essas histórias que exaltam americanos e não sei nem se vou conseguir assistir. Talvez o filme possa me surpreender ao trabalhar um lado mais emocional do Chris Kyle, mas duvido muito.

Total de indicações: 6. As outras: Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Roteiro Adaptado (Jason Hall), Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som.



>>>WHIPLASH: EM BUSCA DA PERFEIÇÃO
Direção: Damien Chazelle
Roteiro: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Paul Reiser, entre outros
Leia a nossa resenha!

O que eu esperava antes de conhecer? Não sei a história, mas tem um título bacana e um subtítulo que parece "a minha cara". Numa análise de alguém que não viu nem sabe nada sobre a história, aposto que esse deve se tornar o meu favorito!

Sobre o que é e por que assistir? Pelo menos com o trailer, parece que minha impressão inicial estava certa: eu vou amar esse filme. Andrew é um jovem baterista com um sonho: ser o melhor de sua geração e deixar a sua marca. Após entrar para a orquestra principal da melhor escola de música dos Estados Unidos e conviver com um maestro abusivo, Andrew transforma seu sonho em obsessão e altera para sempre sua vida. Não tenho nenhuma afinidade com instrumentos musicais, mas essa relação de busca pela perfeição pode ser vista em vários outros campos, e é isso que me anima tanto para o filme. Estou até com medo de me decepcionar, já que a Ana Luíza e a Elilyan pareceram não gostar tanto (vide a resenha).

Total de indicações: 5. As outras: Melhor Ator Coadjuvante (J.K. Simmons), Melhor Roteiro Adaptado (Damien Chazelle), Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.



Ficou interessado por algum filme? Conta aí embaixo o que você já assistiu ou pretende assistir!
E não se esqueça: tem bolão do CC rolando!



>>>PARTICIPE DO NOSSO BOLÃO!<<<

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares