clube de escrita Diego Matioli

[Clube de Escrita] Season Finale

26.11.14Diego Matioli

Esse texto tem como título Season Finale por um motivo. Ele é o último. Não o último do ConversaCult ou do Clube de Escrita, mas o último dos meus textos desta temporada do NaNoWriMo.

Você, ao notar que só tem mais 4 dias de NaNo

Como de costume, o desafio é uma grande aventura de autoconhecimento e enorme satisfação - encontrada até mesmo na mais amarga derrota. Pois o cometimento de erros é sinal de que se está tentando fazer algo, e fazer algo é só um pequeno passo rumo ao conseguir. Você vai conseguir. Hoje, amanhã ou na segunda feira, dia primeiro de Dezembro. Não importa. O NaNoWriMo é, afinal de contas, uma grande metáfora para a vida. É um lindo mês para nós pensarmos sobre o que nos impede de fazer as coisas que queremos e forçar as amarras que nos prendem. As vezes, para romper elas, as vezes só afrouxa-las.

Eu ainda não venci o NaNo. Eu talvez não vença, mas não estou preocupado com isso agora. Diferente da Dana, eu não pretendo comentar minha vitória ou derrota aqui ou em qualquer outro lugar esse ano - não que ela esteja errada. Acabei decidindo que isso não importa. Me importa muito mais cumprir o prazo que eu me prometi, de terminar meu primeiro manuscrito até dia 15 de Dezembro, do que completar o NaNoWriMo, e eu já estou nas quartas de final do texto, o que torna perfeitamente razoável que eu consiga, 50 mil palavras feitas em Novembro ou não.

Mas esse é o meu processo no momento. Não significa que eu não vá ficar triste se eu perder. Ou que eu não vá comemorar se eu ganhar. Talvez eu perca, mas registre que ganhe mesmo assim. Talvez eu vença, mas esqueça de registrar no site. São tantas possibilidades e minha cabeça quer adereçar todas, mas vou me ater ao tema do post.

MEU DEUS EU JA VENCI TO TAO EMOCIONADO QUE ESQUECI PONTUAÇOES E ACENTOS SOCORR
Parabens, Dana, aqui vão dois gifs para comemorar:




Mas agora pare e pense: o que isso significa?

Sua história acabou? Está editada? Você consegue escrever pelo resto do ano ou só abrirá o Word novamente no próximo Novembro? São perguntas válidas, acredite. Não estou aqui para diminuir sua vitória, mas para te lembrar que o aprendizado no processo para alcançar ela é muito mais precioso. Não se esqueça de usar isso no seu futuro. E durma um pouco. Você merece.

Eu fiquei sem escrever por X dias e estou mega atrasado - mas ainda não desisti!
A gente, correndo atrás dos 50k
Estou contigo, amigx! Graças a uma série de situações emocionalmente exaustivas eu me tornei absolutamente incapaz de escrever por cerca de dez dias. Não me sinto mal pelo que fiz, acho que eu precisava desse tempo para sentir o que eu tinha de sentir. Está tudo bem. A vida continua. Mas o NaNo não acabou e vou até o fim, mesmo se for para cair morto beirando a linha de chegada. E quero vocês todos comigo. Vamos derrotar esse felino devasso e subir na pedra do rei, todos juntos.

Eu definitivamente não vou ganhar esse ano :( dadas as condições físicas, cronológicas, emocionais, intelectuais e espirituais em que me encontro, é realmente impossível.
É uma pena. Eu te entendo. Eu já fui você. Eu serei de novo, se não esse ano, em algum outro. Lembre-se de que o NaNoWriMo é só o começo. Sua história não vai se dissolver magicamente ao final do mês. Ela estará lá te esperando quando tudo isso que te ocupa acabar. Então seja dezembro, março ou junho, volte a NaNoWriMar. 1.700 palavras por dia. Até acabar. Se dê ao direito de falhar, mas não se esqueça que a verdadeira vitória é enxergar o que existe além das fronteiras da proposta desse desafio.

"As vezes coisas ruins acontecem, e não há nada que você possa fazer,
 então pra que se preocupar?" - Simba, sobre o NaNoWriMo

Não se puna. Não se acanhe. Não se envergonhe. Viva o presente e aceite como ele é. Frustração é o pior inimigo da escrita, na minha experiência.

E é isso, seus fofos. Não tá lá essas coisas por que eu estou exausto. Mas Faking It tá aí para provar que finais ruins ainda assim podem ser bons. Então vamos que vamos.

Eu estou cansado, tenho 4 mil palavras me esperando nos próximos quatro dias - misturados com o luto, o cansaço, a dor, o desanimo e novas ideias que estão tentando roubar minha mente.

Eu estou bem.

Vocês, ao verem que o post acabou.

TAGS: , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi Diego!

    Como de costume o post tá ótimo, me vi em algumas partes, adorei a metáfora para a vida, as perguntas depois de ter ganho, mas NÃO NOS ABANDONE DIEGOOO. Eu quero mais textos legais seus toda semana... Só isso a dizer, agora.

    ResponderExcluir
  2. Esse NaNo acabou e até eu preciso de uma folga de chegar em casa quarta-feira a noite pra escrever, mas sempre terão outros NaNos! Além disso, o Clube de Escrita não morre aqui, tampouco morro eu. Só não vai ser semanalmente por que há um limite das reflexões que se pode fazer ao escrever sobre isso em intervalos tão curtos. Já sinto que tô me repetindo a lot.

    Mas é isso aí. O NaNo acabou. O Clube de Escrita especial acabou. Tudo acabou.

    Mas a vida, ah, a vida continua!

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *