cansaço clube de escrita

[Clube de Escrita] Descatracalize sua mente

12.11.14Anônimo


E aí, meus coelhinhos e coelhinhas de mel? Sobrevivendo ao NaNo? Eu estou na corda bamba e rebolando mais do que a shakira nos seus video-clipes. A imagem aí em cima é uma alegoria da minha mente no momento. Um eterno duelo do dever contra a preguizzz... É, não tá faceo pra ninguém. Mas olha, eu reli meu último texto pra me inspirar para esse e redescobri minhas motivações, então acho que essa autoterapia tem dado certo!

Segunda semana é a semana do cansaço, da preguiça e é quando o peso das cinquenta mil palavras começa a bater de verdade. Muitas desistências rolam por essa semana, mas eu não serei uma delas e nem vou deixar que vocês sejam! Gente, tá tudo nas nossas cabeças, então vamos acabar com esses obstáculos. Não existem catracas entre você e o livro dos seus sonhos! Só mais algumas palavras.

Então venham comigo, vamos sentar aqui na pedra do rei para bater um papinho sobre os principais dramas da semana lá no clube de escrita. (e vão notando como esses textos vão ficar exponencialmente mais insanos conforme o mês vai se desenrolando)

Eu, nesse exato momento.

Eu estou tão absolutamente completamente extremamente extenuadamente cansado
Eu também estaria se escrevesse uma frase dessas. Mas pensa pelo lado positivo, você escreveu oito palavras onde três bastariam, o que é ótimo em um mês em que você precisa cumprir uma meta de escrita monstruosa. Mas na moral, eu estou exausto. Eu estou tendo dificuldade para me manter acordado durante as sessões de escrita, e estou com um problema de saúde que se agrava quando eu não durmo direito - o que me leva a querer escrever o mais rápido possível para poder dormir mais. Infelizmente, a vida continua durante o NaNoWriMo e não há nada que eu possa fazer sobre isso, mas eu vou dizer o seguinte: a menos que sua vida corra risco, tudo isso pode esperar e você pode tirar o atraso do sono durante a ceia de natal. Quem precisa confraternizar com a família, não é mesmo?!

"A vida não é justa, não é?"- Scar, sobre Novembro.

Cabô criatividade! Cabô vontade! Cabô tudo!
Cabô enrolação! Hora de abrir o arquivo e escrever! VAI! E para com essa coisa de criatividade. Criatividade é uma mistificação, é que nem unicórnios  e virgens: não existe. Criatividade é o que acontece enquanto você escreve, não um estado em que você precisa chegar para poder escrever. Tá sem vontade? Começa a digitar loucamente que a coisa volta a fluir rapidinho. Mas sério, não sejam reféns da criatividade.

Dica Bonus: ouçam o disco novo da Taylor Swift que também ajuda pra caramba. Recomendo particularmente a série de músicas entre a 2 e a 6. Blank Space, Style, Out in the Woods, All you had to do was Stay e Shake it Of é tipo, amor em forma de música. VOCÊ QUER QUE SUA HISTÓRIA SEJA MUITO AMOR DE LER, NÃO QUER? ENTÃO OUÇA TAYLOR, GRRW!!!!

SOCORR, A HISTÓRIA PERDEU O CONTROLEEEEEEE976127187089wgdw2100123132
"Estou rodeado de idiotas." - Seu editor interno,
quando você deixa ele ler sua história.
Escuta aqui, e escuta muito bem: quem diz pra você que a história tem de ter controle é o editor interno. Aí você olha pra ele, bebe um copo de leite, cospe na cara dele expressando surpresa, grita "você de novo!" e o puxa para fora da casa a força. Ele vai choramingar, dizer que você não o ama mais depois de tudo que os dois passaram e tudo o mais. Aí você diz "eu pedi um tempo até dezembro. Fora daqui!". Seja firme! Ele vai espernear e dizer que nunca mais vai voltar, mas pode relaxar. Ele SEMPRE volta. Esse é o fundamento básico desse amor bandido que rola na mente de qualquer escritor. Aí quando o mês virar você bota ele pra dentro de volta, limpa o coitado, diz que o ama apesar de tudo e se prepara para revisar a história.

E isso tudo só serviu pra dizer: e dai que perdeu o controle? Isso é um rascunho. Só não pode perder as calças enquanto escreve. De resto, tá tudo permitido.

Eu AINDA não escrevi na-da
"Oh, a VEGONHA!" - Pumba,
 ao ver a própria contagem de palavras.
NUNCA É TARDE PARA SE ESTAR ATRASADO, GENTE! Não pense nos dias que você perdeu, pense nos que estão diante de você e no potencial que você tem de quebrar suas próprias amarras durante esses dezoito dias que virão ao se forçar a escrever todo o santo o dia. Comece exatamente agora. Pegue seu personagem, ele está retomando a consciência agora. Ele está no fundo do mar por motivos desconhecidos. Ele precisa de ar. DESENVOLVA ISSO! Se divirta com a história, gente. Tem de ser legal. Acima de tudo tem de ser divertido escrever.

Se você é como eu, e eu sei que você é, escrever é quase um tipo de fé e você tem medo de que escrever mal ofenda seu Deus. Então me tomem de bispo e recebam a benção do lixo: podem escrever a vontade e pode ser qualquer coisa. Mas façam a história sair da cabeça e ir para o papel (ou arquivo) que é realmente isso que deixa o ser divino feliz - eu sei por que tomo chá com ele às quintas-feiras a tarde. Ele gosta de camomila. Já eu prefiro hortelã.

Acho que vou preparar chá de hortelã para me ajudar a escrever hoje, e você, qual e o seu veneno?

Uma palavra dos nossos pato-sociopatas-com-dores

Dana, 23.361
Diego, 19.690
Eduardo, 16.899
João, ??.???

ESCREVAMESCREVAMESCREVAM (mas deem espaço se não o word não conta as palavras direito). Quem sobreviver até a terceira semana ganha uma guloseima!

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Hey!

    Esse texto falou sobre mim e meu estado, o de todo mundo, eu sei.

    Deus do céu, parece que cada dia eu tô mais desanimada, com menos inspiração e blablabla, ai demoro para cumprir a meta e por aí vai. E parece que tudo que tinha para acontecer é esse mês... Eu sei que o NaNo tem que ser prioridade, mas que quero poder fazer minhas coisas E dar conta do NaNo. Muito ambicioso ahhahaha

    Ás vezes parece que meu editor ainda tá ali, não querendo ir embora, batendo na porta, chamando no celular ahahaha Preciso me esforçar mais em mandá-lo embora.

    Ótimo texto, eu até ri aqui em algumas passagens!

    ResponderExcluir

Posts Populares