#VALM12L Arthur Conan Doyle

Volta ao mundo em 12 livros: Escócia

23.5.14Isabelle Fernandes


Olá, viajantes!! Estamos aqui para mais um post temático da Volta ao Mundo em 12 Livros. Após todas as reflexões filosóficas que tivemos no mês da Noruega, agora é a vez da Escócia mostrar o que tem de bom. Criaturas mitológicas, paisagens cinematográficas, o famoso Lago Ness, uma rica cultura e muitas curiosidades fazem parte desse país que muita gente esquece que é um país, risos. Preparados?

Chegou a hora de relaxar e aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a Escócia (:

>>> Conhecendo o país


A Escócia é um dos quatro países que compõe o Reino Unido e muitas vezes é visto como uma pontinha da Inglaterra!!! Sinta o drama, eu pesquisei "mapa da escócia" no google e só apareceu mapa do Reino Unido. Mas a Escócia é um país bem independente, tem lei e ensino público próprios, sempre procurando passar para as novas gerações toda a sua história e a sua cultura. Inclusive, em setembro de 2014 haverá um referendo para apurar a opinião da população sobre uma possível separação do reino da rainha divônica Elizabeth!!

A primeira imagem ao lado mostra as placas de vote yes na rua, que fazem parte do lado do Sim (Yes), a favor da separação. Eu encontrei até um site bem legal que fala dos dois lados da campanha e estuda a opinião dos escoceses sobre a decisão, What Scotland Thinks.

Se você é curioso como eu, a imagem foi retirada de um instagram e pelas imagens eu diria que o cara mora em Glasgow, que é a maior cidade da Escócia (apesar da capital ser Edimburgo - Edinburgh). Ele ainda tira fotos legais! Então você conhece a Escócia e aproveita, olha só essa foto.


>>> Cultura!

Agora vamos falar um pouco de cultura. A coisa mais legal que eu descobri é que eles adoram criaturas mitológicas. Sério. Isso faz parte da cultura deles. Você sabe qual é o animal nacional? UNICÓRNIOS. Tipo, aqui no Brasil a gente faz um filme chamado Rio com araras-azuis. Lá o protagonista do filme seria um unicórnio! (pra ser sincera, eu nem sabia que existia esse negócio de animal nacional, descobri que na Constituição brasileira diz que o Sabiá é a nossa ave) Outra criatura que eles gostam é o Kraken, mas nenhuma representa tão bem o país quanto...

Preciso visitar esse lugar
Na Escócia fica o famosíssimo Lago Ness, reza a lenda que um réptil ou uma serpente gigante habita essas águas. Naturalmente todo mundo fica louco por essa história, tornando o lugar um dos pontos turísticos mais requisitados. O mais incrível é que até hoje ainda existe muita gente que acredita de verdade que esse bicho existe, e não é raro pessoas surgirem com supostas fotos ou relatos de aparição do tal monstro. Fica o mistério.

Sabe de uma coisa? O monstro do Lago Ness é que é a criatura mitológica deles.


Pra completar, talvez você já até conheça a Escócia de vista. Não só porque lá tem uma arquitetura parecida com a da Inglaterra (hahaha), mas porque lá tem paisagens INCRÍVEIS que já serviram de cenário para muitos filmes. Começando por Valente (que é totalmente inspirado na Escócia, assim como Frozen é na Noruega) e passando por diversos filmes e séries de tv, dentre eles vários da franquia Bond, Harry Potter, Game of Thrones e Prometheus, o filme que ninguém gostou, só eu

Ou talvez... você conheça de vista porque você foi até lá. É uma possibilidade. 

E eu não poderia falar da escócia sem falar dos homens de saia e gaita de fole, então fica aqui a música que te faz reconhecer a Escócia de longe. 

(isso é quase forró)

>>> Literatura escocesa

Vou mandar o papo reto: a Escócia não é lá muito remarcada pela literatura, porque é fácil demais pular a fronteira e fazer sucesso na Inglaterra, então fica difícil lembrar das origens do autor, tipo o caso de J.M. Barrie. Quem diria que o Peter Pan é escocês, hein? Curiosamente, o J.M. Barrie foi nosso autor de maio no Charlie's Booklist, nosso projeto literário de 2013. Acho que maio virou oficialmente o mês da escócia no CC? Espero lembrar disso ano que vem: aguardem os escoceses!

Mas eu realmente tentei encontrar, o melhor que eu consegui foi essa lista dos 50 melhores livros da escócia dos últimos 50 anos. O melhor contemporâneo que eu achei foi o Irvine Welsh, que numa primeira pesquisa diz que ele é do Reino Unido. A Escócia realmente sofre com invisibilidade. Eu não consegui encontrar nem uma livraria de lá pra ver o que estão lendo porque, bem, as grandes redes de livraria funcionam no Reino Unido inteiro (UK) e as pequenas são pequenas demais. Mas se alguém for viajar pra lá, indico essa lista de top 10 livrarias para visitar.

Ah! E, é claro, temos o nosso autor da escócia do Volta ao Mundo em 12 Livros: Arthur Conan Doyle. (outro que muita gente, inclusive eu, pensa que é inglês...).

Acho que por hoje é só. Finalizo esse post com uma singela homenagem: Escócia, o único lugar do mundo onde homem usar saia é legal. 

Se American Pie fosse da Escócia...

-dana e isabelle


TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Escócia! Poxa, queria muito ter visitado esse país, morro de vontade. Morei um ano na Irlanda, pertinho, e acabei não conhecendo a Escócia. E pensando agora, também nunca li autor escocês. Curti bastante conhecer as 10 livrarias em Glasgow (valeu por compartilhar o link conosco!), só o dos 50 melhores livros é que não está aí (está linkado para o artigo das livrarias).

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Olá, poderia colocar o link dos 50 livros? Infelizmente, encaminha para os link da livraria!
    tks

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com esse texto sobre a Escócia!! Também fico com muita raiva quando a Escócia é retratada como UK ou puxadinho da Inglaterra.
    Agora quero te indicar a série (tem livro e tem 2 temporadas gravadas, a 3ª sai em setembro) Outlander. A história se passa na Escócia de meadoa do século 18, as vesperas da batalha de Culloden (não sei se vc conhece a história dessa batalha, mas é de dar arrepios).
    Um salve aos separaristas escoceses e aos jacobitas!!

    ResponderExcluir
  4. Amei
    Finalmente alguém que reconhece a Escócia como o país maravilhoso que ele é
    Morro de vontade de ir lá, de férias ou pra morar 😂😂💞💞

    ResponderExcluir

Posts Populares