CCAnálise CCSexta

Por que amamos os vilões?

18.4.14Isabelle Fernandes



Nosso CCSexta de hoje traz uma pergunta que provavelmente muita gente já fez: por que alguns vilões são tão charmosos? Tão instigantes a ponto de virarem alvo da torcida por parte dos fãs, ou de roubar a cena dos heróis. Mas por que será que isso acontece? O que eles tem que nos chama tanto a atenção? E por que alguns vilões são odiados e outros são amados? Este post tentará responder a essas perguntas, ou pelo menos algumas delas. 


Quer saber mais? Continue lendo!


Todo vilão que se preze faz o que bem entender. Ele não liga para regras, convenções sociais, ou moralidade. Tudo o que importa para ele é atingir o seu objetivo ou realizar o seu desejo, independentemente das suas consequências. Então por que gostamos deles?

Bem, em primeiro lugar eles movimentam a trama. Uma história sem vilão, seja ele um personagem ou uma ideia ou o que seja, não é uma história. É preciso ter algum conflito para que alguma coisa aconteça. E ninguém melhor que um vilão bem construído para fazer isso, certo? Nada como um personagem arrogante, megalomaníaco, irônico e, por que não, carismático e simpático quando lhe convém para movimentar uma trama. As maluquices dos vilões são a mais pura #ousadia.

Um outro ponto comum é o charme. A grande maioria dos vilões mais famosos são bonitos e/ou sedutores, convencendo as pessoas dos seus ideais e planos. Muitas vezes eles se passam por pessoas comuns e apenas nós, o espectadores, sabemos o que realmente está acontecendo. Isso meio que nos dá a sensação de que os conhecemos intimamente, e aí a torcida a favor começa. 

Um exemplo disso é a série Hannibal. O personagem título mata as pessoas de formas bem...inusitadas e depois as come. E ainda serve comida feita de gente nos seus jantares sociais. E não há uma pessoa que acompanhe essa série que não torça pelo canibal doido, além de o considerarem sexy (o ator ajuda, eu sei). 

Hannibal de saco cheio dos reles mortais (nós)

Esse tipo de vilão, apesar de claramente não ter um porquê definido por agir desse modo e não ter sentimentos ou empatia por qualquer um, acabam nos conquistando também com o seu charme, além de nos deixar intrigados. Por que ele age assim? Como alguém pode ser tão inteligente? Isso nos instiga a acompanhar vorazmente o próximo episódio/capítulo, e nos faz torcer para que ele jamais seja descoberto ou que pelo menos isso demore a acontecer. Queremos vê-lo em ação pelo maior tempo possível, talvez porque queremos ver até onde um ser humano pode ir.

Por outro lado, há os vilões sofridos. Esses são o que mais conquistam a simpatia do público, pois a sua história "justifica" seus atos nos dias atuais, o que faz a gente pensar "poxa, se isso não tivesse acontecido ele não seria assim" e por aí vai. Nesses casos, alguns torcem para que ele tenha a sua redenção ao final da história, outros querem que ele pague pelos seus erros e outros querem que ele morra mesmo. Mas, seja qual for o seu destino final, o vilão é o ponto alto da história. É ele quem deixa as coisas mais emocionantes.

Por isso amamos os vilões.




- isabelle fernandes

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Eu tenho meus vilões amados. Não que não goste dos mocinhos, mas geralmente eles são muito certinho e perfeitinhos, e isso eu não suporto. Ainda tem aqueles personagens que todos dizem que é vilão e eu não concordo, é o caso da Morgana de Avalon. E por ultimo, convenhamos, na vida real talvez não seja, mas os vilões dos cinema muitas vezes são sexies demais para não gostarmos deles.

    ResponderExcluir
  2. Nunca suportei os mocinhos e heróis. Tenho muito amor pelos vilões. E tudo se resume ao fato deles serem mais humanizados. Os mocinhos/heróis ficam tão presos nesse ideal de bondade e perfeição que você não consegue criar uma relação de empatia com ele porque sabe que não é possível uma pessoa ser tão sem defeitos assim. Os vilões são legais porque são humanos. Erram, acertam, arriscam, tem fraquezas, são irônicos, charmosos. Tem como não amar????

    ResponderExcluir
  3. Moça seu texto é perfeito!
    Eu particularmente prefiro os vilões. Não que não goste dos mocinhos, no entanto geralmente eles são certinhos e perfeitinhos demais, não curto muito... É como se criassem um rotulo e eles ficassem presos naquilo, ao contrário dos vilões que sempre agem de forma inesperada, o que os torna mais humanos.

    P.S.: Isso sem comentar que eles são irônicos, charmosos e sexies...

    (Fernanda)

    ResponderExcluir
  4. Todo fan de series tem um gosto peculiar pelos vilões, eles são sexeis, inteligentes, manipuladores, tem personalidade forte, e principalmente são LOUCOS, como não se seduzir por eles que (as vezes mais que os heróis) são o centro da historia, agindo/brincando como bem entendem.
    Meus vilões favoritos são James moriarty da serie Sherlock Holmes(BBC), e O Mestre de Doctor Who (também BBC).

    ResponderExcluir

Posts Populares