CCLivros CCResenhas

[Resenha] Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo, de Tais Cortez

22.2.14Elilyan

por Elilyan Andrade

- Livro: Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo
- Autor: Tais Cortez
- Editora: Chiado
- Comprar: Cultura










Minicrítica~Resumo

Pegue Harry Potter, Crepúsculo, Fallen, X-Men, Instrumentos Mortais e outras sagas consagradas, misture tudo em um liquidificador e como resultado você terá “Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo”. O livro conta a estória de Victoria (Vic) que perdeu os pais aos cinco anos e foi adotada por uma família bem sucedida que não se importa muito com ela. Aos 15 anos, Vic passa por uma série de transformações. Depois de quase matar os pais adotivos é levada por um casal estranho para um mundo desconhecido (Zápia) habitado por pessoas como ela, mutantes. Nesse mundo Vic aprenderá a controlar suas habilidades, fará novos amigos, encontrará um grande amor e vencerá mal que tenta destruir a harmonia de Zápia.

"Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo" possui todos os elementos para deixar qualquer leitor feliz como um golfinho, mas ter bons ingredientes e uma receita de sucesso não garante um bolo gostoso e no final GTOM é tão indigesto quanto um tubarão.  

Quer saber mais? Leia a resenha completa.

Quando me apresentaram “Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo” não senti nenhuma vontade de ler o livro. Achei a capa feia e a sinopse desinteressante, mas o livro tem duas coisas a seu favor: foi escrito por uma brasileira e é uma estreia literária. Com isso em mente comecei a leitura com o coração aberto, mas não deu. Não importa quanto amor ou boa vontade tenha em meu coração o resultado foi que odiei o livro.

Narrado em primeira pessoa a estória tem um ritmo inconstante em vários aspectos, especialmente quando se trata das opiniões da protagonista. Em alguns momentos as decisões são tomadas rapidamente, quase sem pensar, como quando Vic decide confiar em gente que ela nunca viu antes na vida(!); em outros, as coisas demoram horrores para acontecer, como o romance entre Vic e Alex (o meio-vampiro que todo mundo detesta). 

É visível a inspiração da autora na criação de Alex e de outros personagens, alguns até têm o mesmo nome, como, por exemplo, Jasper (Crepúsculo), Alice (Crepúsculo, mas em GTOM Alice tem a personalidade parecida com a da Rosalie) e Thiago (Harry Potter). Esse foi um dos pontos que incomodou bastante a leitura, pois por mais que a autora tenha criado uma nova perspectiva para esses personagens era como se estivesse lendo uma fanfic e não um universo inédito. 

Vic e seus amigos

Assim como nas sagas consagradas que serviram de inspiração, “Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo” possui um certo ar de suspense. O problema é que se a protagonista não se importa em encontrar respostas, (quem são os pais biológicos, como eles morreram, etc, etc) por quê o leitor irá se importar? É mais importante para a Vic seu romance com Alex do que entender o mundo em que vive e quem ela é. 

Mas nem tudo são dores em “Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo”: Ana, Penny, Vitor e Lisa são personagens bem construídos e que possuem um carisma que cria desejo de ter mais e mais deles na trama. A sociedade utópica de Zápia também é outro ponto positivo. Quem não deseja viver em um mundo onde o dinheiro é irrelevante?    


2/5 conversinhas




Sobre a nota: Reflete o meu descontentamento com o que li. Contudo, não desaconselho a leitura, pois sempre vale a pena tentar, principalmente no caso de escritor iniciante que necessita de feedback. 

O livro foi cedido pela Tais Cortez, autora do livro. Obrigada!

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares