Brasileiros na Inglaterra CCLivros

[Resenha] Deixe a Inglaterra Tremer, de Sávio Lopes (com promoção!)

17.2.14Elilyan


por Elilyan Andrade

-  Livro: Deixe a Inglaterra Tremer
-  Autor: Sávio Lopes
- Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira (selo da Novo Século)









Minicritica~Resumo
Ao som de rock alternativo, Sávio Lopes narra em “Deixe a Inglaterra Tremer” o processo de crescimento que passou durante o período em que viveu em Londres. A saudade de casa, novas amizades, os desafios de nova língua, o anseio de curtir finais de semana e programas bacanas, isso e muito mais Sávio conseguiu registrar em um retrato bastante emblemático da velha Inglaterra.


Quando Sávio entrou em contato com o CC para falar de seu livro logo ele me chamou atenção, pois com uma capa bacana, título intrigante e sinopse chamativa, era óbvio que qualquer um se interessaria, inclusive eu. Depois de uma briga mais feroz que o embate entre Thor e o Capitão América, em Os Vingadores, venci o Paulo. \o/ Mas como minha lista de leitura anda absurda só agora pude compartilhar com vocês minha impressão pela primeira obra do Sávio.

“Naquele momento me lembrei de Mrs. Dalloway. Eu, assim como Clarice Dalloway, em Londres, sozinho e entediado. A diferença é que ela era rica e dava festas, ao contrário de mim.” Pág. 47

Vivendo altas aventuras no metrô de Londres ~ sqn
Narrado em primeira pessoa “Deixe a Inglaterra Tremer” possui um protagonista bastante tímido e melancólico que ao longo do livro vai desabrochando e de certa forma se encontrando no mundo. Confesso que teve momentos no livro que a melancolia e o tédio do protagonista me fizeram querer afogá-lo no Tâmisa, mas logo em seguida ficava imaginando que, se estivesse em seu lugar, sozinha em uma cidade desconhecida, provavelmente também ficaria um pouco triste. 

O livro se torna atraente a partir do momento em que Sávio passa a descobrir a cidade, seja sozinho ou entre os amigos que fez na escola de inglês. É perceptível que a metrópole foi a grande responsável em transformar o garoto em um homem. Apesar de Sávio ser talentoso ao descrever a cidade, confesso que umas fotos pessoais de Londres teria tornado a leitura mais interessante. 

Altas aventuras no pub? Também não!
O excesso de cuidado da narrativa em descrever detalhe por detalhe, acontecimentos e pessoas torna a leitura cansativa. O livro só tem 216 páginas, mas em alguns momentos parece que tem muito mais. Até compreendo o porquê do autor descrever tanto, mas isso não me agradou muito como leitora. Outra coisa que também não agradou foram as apresentações dos amigos que foram feitos durante a jornada; eram tantos e tão irrelevantes no contexto geral que no terceiro grupo de amigos eu já nem me importava mais em lembrar quem era quem. 

“- Deixe a Inglaterra tremer, mudar e se tornar cada vez mais um país singular.” Pág. 202

Minha maior decepção ao finalizar a leitura de “Deixe a Inglaterra Tremer” foi o fato que, apesar de em todo início de capítulo ter um verso de uma canção, citações de bandas e músicas (o narrador até encontrou Florence Welch) não senti o espírito do rock, bebê.

Ouça a trilha sonora de "Deixe a Inglaterra Tremer".



(3/5 conversinhas)


Sobre a nota: Dou 3. Apesar da quantidade de vezes em que eu quis matar o protagonista, “Deixe a Inglaterra Tremer” faz um retrato bem detalhado da vivência de um intercambista, fazendo com que a leitura do livro seja quase obrigatória para os interessados em conhecer Londres. 

Esse livro foi uma cortesia do Sávio Lopes. Obrigada :) E se você deseja saber mais sobre a experiência de brasileiros na Inglaterra confira AQUI um especial do CC. 



E esse post não termina aqui!

O Sávio Lopes foi super gentil e cedeu um livro para sortearmos aos leitores do blog. Para participar é super fácil, basta logar com o seu Facebook ou Nome/Email e preencher todas as opções obrigatórias. :)



[Atualização: 23/03] Promoção encerrada!

A VENCEDORA FOI A ANNA OLIVEIRA! PARABÉNS!
Confira o "ticket" vencedor na imagem abaixo:


A Anna tem 72h para responder o e-mail que enviamos (caso não tenha recebido, avise-nos para podermos enviar novamente). Caso ela não responda, um novo sorteio será realizado. Agradecemos a todas as pessoas que participaram! <3

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Respostas
    1. Leia Caroline, você irá gostar, principalmente se for fazer intercâmbio. Sem falar que a playlist é muito boa.

      Excluir
  2. Parece ser muito bom esse livro, fiquei curiosa para ler oo/

    ResponderExcluir
  3. Eu vou fazer um inter em Londres, então eu realmente devo ler, certo?
    Então CC combina ai com a minha sorte e me faça ganhar! ;)

    ResponderExcluir

Posts Populares