a estrela que nunca vai se apagar adolescente

O que faz a Esther Earl uma pessoa especial? - Semana Esther, dia 1

17.2.14Unknown


Se você tem acompanhado os últimos lançamentos literários, a garota da foto acima deve ser familiar. Ela é Esther Earl, uma menina que faleceu em 2010, aos 16 anos. A Esther é muito importante para o John Green e toda a Nerdfighteria, mas por quê? É isso que vamos descobrir juntos ao longo dessa semana!

Seguindo os moldes das semanas especiais de “A Culpa é das Estrelas” e de “O Teorema Katherine", a Intrínseca se juntou a vários blogs para criar conteúdos relacionados à Esther e ao seu livro recém-publicado, A estrela que nunca vai se apagar. A Semana Esther irá acontecer de hoje, dia 17, até o dia 23, com posts aqui no CC e também em vários outros blogs. Vamos começar? :D


Primeiro de tudo: quem é Esther Grace Earl? Muitos a conhecem como “a menina que inspirou o John Green a escrever ‘A culpa é das estrelas’”, mas a história não é exatamente assim. O John já cansou de dizer por aí que ele não teria escrito ACEDE sem a Esther, embora ela e a Hazel sejam muito diferentes.

Agora, eu poderia continuar e falar sobre como a Esther levava uma vida comum até que, aos 12 anos, descobriu que tinha câncer na tireóide. Ou ainda sobre como a menina sempre tentou levar a vida da melhor forma possível, apesar da sua saúde debilitada. E também a parte mais triste, quando, depois de uma série de tratamentos e tentativas de cura, Esther acabou falecendo, em 2010, aos 16 anos. Porém, não gostaria de ficar falando sobre isso, pelo menos não somente.

Em uma passagem de “A culpa é das estrelas”, o Augustus pergunta a Hazel a história dela. Ela logo começa a responder a sua experiência com o câncer, já que é isso que todos querem saber quando perguntam sobre a vida dela. No entanto, Gus não quer isso, ele espera conhecer quem realmente é a Hazel, e é isso que pretendemos fazer por aqui.

O câncer, por ser uma doença perigosa e cada vez mais comum - conversando com a equipe do CC, descobri que os parentes de vários membros já passaram por isso -, é uma parte importante na vida tanto de quem sofre com a enfermidade quanto de quem está ao redor. Mas isso não define ninguém. Uma pessoa “com saúde” não é superior a alguém “sem saúde”, assim como uma pessoa com câncer que não é “forte” o suficiente para aguentar a pressão psicológica que vem com a doença não é inferior a outra que tem a “coragem” para lutar. Cada pesssoa passa por problemas de natureza diversa e cada um reage a eles da sua própria maneira.

Um diagnóstico de câncer, como a Elilyan (da equipe do blog) apontou, não é sinônimo de morte, já que muitas pessoas sobrevivem. Porém, não tem como negar que a possibilidade de uma morte prematura é aterrorizante e os que conseguem se manter firmes para tentar enfrentar a doença são pessoas admiráveis. Todavia, considerar alguém superior por causa disso não é legal.

minha companheira de balanço!

Então, por que todo mundo na internet adora a Esther e o que faz dela ser uma pessoa especial? Particularmente, eu gosto de pensar que todas as pessoas são especiais. Mesmo que às vezes a gente se esqueça e ache que fulanx ou sicranx não tem nada de relevante, se você prestar atenção, há algo extraordinário ali.

Olhando para a Esther, porém, uma das coisas que mais se destaca é que ela era awesome, criativa e agradável de se conviver - além de mega fã de Harry Potter, wrock e dos Vlogbrothers, claro.Tinha defeitos e pensamentos não tão legais como qualquer um e não gostava de ser glorificada, mas, acima de tudo, tinha um bom coração.

É estranho falar de alguém que eu, infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer, mas entrar em contato com mais informações sobre a Esther pela voz dos familiares e amigos e também pelos próprios diário dela foi uma experiência cheia de sentimentos, sempre me deixando com aquele pensamento de “eu gostaria de ser amigo dela”.



O post de hoje fica por aqui, mas voltaremos em outros dias da semana para falar um pouco mais sobre coisas awesome que a Esther gostava. Ah, vai ter promoção também! Até a próxima,

- paulo v. santana

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

Posts Populares