autores nacionais CCLivros

[Resenha] Destino Sombrio, de Luís Dill

15.12.13João Pedro Gomes

por João Pedro Gomes
Livro: Destino Sombrio
Autor: Luís Dill
Editora: Seguinte
- Comprar: Submarino | Fnac | Cultura
- No Skoob











Minicrítica ~ Resumo:
Tempos atrás, os dramas de um romance mal entendido. Hoje, café, coca-cola e bate-papo num posto de beira de estrada. Horas depois, tensão e segredos em família. É nas relações entre o passado, presente e futuro da vida de Gildo que se constrói a narrativa de Destino Sombrio, romance do escritor brasileiro Luís Dill. Com uma história extremamente simples, porém contada de forma original, o autor cria um livro que encanta pela peculiaridade e tensão que cria com o decorrer da narrativa.

Ficou curioso? É só clicar aqui embaixo pra ver a resenha completa!

É uma tarefa bastante difícil falar de Destino Sombrio, porque, como eu já disse acima, a história é extremamente simples - do tipo que, se você fosse resumi-la para um amigo, levaria menos de um minuto, fazendo o livro parecer muito sem graça (e é justamente por isso que vou falar muito pouco da trama aqui). Mas o que faz essa obra se destacar não é a complexidade dos fatos, mas sim o modo como eles são organizados.

Cada capítulo é contado em um tempo diferente, sendo que acompanhamos simultaneamente o passado, presente e futuro do protagonista. Essa estrutura, mesmo um pouco confusa no começo, logo se mostra muito inteligente. Ao invés de ser algo difícil de acompanhar - o que poderia facilmente ter acontecido, não fosse o enorme cuidado do autor -, esse modo diferenciado de contar os fatos  contribuiu para criar ainda mais ansiedade com relação aos mistérios que circundam a figura de Gildo .

A narrativa de Destino Sombrio flui muito bem. O autor consegue selecionar o que descrever e qual situação criar em cada cena para que o texto se torne ao mesmo tempo conciso e rico em informações, combinação muito prazerosa de ler. Os diálogos, muito inteligentes e realistas, também merecem destaque.

Porém nada se compara ao trabalho gráfico impecável desse livro, que é seu maior diferencial. Cada imagem, cada cor e cada detalhe se encaixa perfeitamente no momento da história em que se insere e traduz visualmente cada sensação sentida com o texto. Essa composição tão bem realizada de palavras e imagens fez com que a imersão na história fosse bem mais profunda - provavelmente um dos fatores que mais pesou na minha apreciação do livro.

A única coisa que me incomodou um pouco foi a previsibilidade. Não sei bem se Luís Dill deu pistas demais sobre o final e diminuiu um pouco seu impacto (talvez eu que tenha dom pra detetive e tal), mas antes da última página já deu pra deduzir o que aconteceria, o que diminuiu um pouco o choque que a cena final deveria causar.

Sobre a nota: mesmo com o "fator previsibilidade", a visão que fica do livro como um todo não foi tão prejudicada. Destino Sombrio é mais que uma simples história: é uma verdadeira obra de arte, que consegue cativar o leitor através de um jogo de palavras, imagens e sentimentos muito bem elaborado. Leitura válida para aqueles que gostam de obras curtas, originais e cativantes.

Nota:





(4/5 conversinhas)

Esse livro foi oferecimento da nossa parceira, a Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras. Muito obrigado, pessoal da Cia.!

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Adorei sua resenha . Vou procurar este livro para comprar . É muito bom o jeito com que voce faz as suas resenhas , esta de parabens .

    Beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Giulia! Obrigado pelo elogio :') Sou super inseguro com minhas resenhas e é bom saber que as pessoas estão gostando. Valeu mesmo.

      E dê uma chance pro livro sim! Ele é tão peculiar e encantador que vale cada centavo. E se você não gostar da história (o que acho difícil), já vale a pena pelas ilustrações. Sério, não dá pra não amar.

      Obrigado pelo comentário!
      Beijos, João.

      Excluir

Posts Populares