An Unexpected Journey CCDONTS

I See Fire, um primeiro olhar na trilha sonora de The Hobbit: The Desolation of Smaug

26.11.13Elilyan


Vamos ser honestos que mesmo o maior fã de J. R. R. Tolkien e Peter Jackson não ficou muito empolgado com The Hobbit: An Unexpected Journey, o filme é longo e, consequentemente, cansativo demais. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada pode não empolgar, mas é um bom filme com boas atuações, fotografia/maquiagem/figurino fantásticos, efeitos excelentes e um bom roteiro. E por isso em dezembro vou enfrentar filas para conferir The Hobbit: The Desolation of Smaug. MEN-TI-RA! Vou assistir O Hobbit: A Desolação de Smaug por causa do dragão! Smaug (também conhecido como O Dourado, O Terrível, Dragão de Erebor) é simplesmente o maior vilão de O Hobbit. 

A minha armadura é dez vezes como escudos, meus dentes são espadas, minhas garras são lanças, o choque da minha cauda é um raio, as minhas asas são um furacão, e minha respiração é a morte! - Smaug

Ok, ok, você já entendeu minha admiração pelo dragão, mas deve estar imaginando qual é a relação de toda essa introdução com a música “I See Fire”. Bem... a música se trata sobre o dragão, mas através da perspectiva dos anões e no primeiro momento isso não é nada bom.

Nada contra Thorin e sua trupe, mas não tenho empatia nenhuma por sua jornada em busca de resgatar o tesouro roubado. Passam anos lamentando que perderam o tesouro para o grande dragão da Terceira Era em vez de procurar outro buraco para cavar e fundar outra cidade. É muita falta de motivação meu povo!!! Só tomam vergonha na cara e resolvem ir atrás do tesouro depois de Gandalf praticamente dizer para pararem de mimimi


Apesar da minha revolta pela perspectiva de “I See Fire” a canção é belíssima e viciante (ela está no replay direto no meu MP3). A canção possui toques estruturais que me lembraram a trilha sonora de Jogos Vorazes, com vocais limpos, melodia com muito violão, violino e violoncelo e com um refrão melancólico e grudento


Ed Sheeran assim como Miranda Lambert faz em “Run Daddy Run”, da trilha sonora de Jogos Vorazes, no início de “I See Fire” canta a capela e o resultado é que somos fisgados pelos versos que parecem uma oração pelas almas daqueles que foram mortos pelo fogo de Smaug. 


Keep careful watch of my brothers' souls
And should the sky be filled with fire and smoke
Keep watching over Durin's sons


Alguns versos depois me trazem à memória a história de Katniss e Peeta (And if we should die tonight/Then we should all die together - E se deveríamos morrer hoje à noite/Então, deveríamos todos morrermos juntos); isso não é algo ruim, mas também não é bom, pois me diz que a canção nesse momento não consegue cumprir seu papel: gerar empatia pelas perdas de vidas de anões e homens (a cidade de Dale, situada ao pé da Montanha Solitária era habitada por homens antes de Smaug destruir tudo).


Desolation comes upon the sky

Depois de alguns versos a canção sobe o tom e é aí que você irá compreender o significado da palavra desolação (de acordo com o Aurélio: s.f. Isolamento; desamparo. / Devastação, ruína. / Extrema tristeza, aflição, consternação) Smaug não é Viserion, Rhaegal e Drogon. Smaug não é um bichinho de estimação. Smaug leva desolação para anões e homens por vaidade e ganância. Ele leva a extrema tristeza, aflição e consternação porque pode e quer. Quando sobe o tom e alcança o céu a canção, enfim, cumpre seu papel, pois passa todo o desamparo de Thorin ao ver seus irmãos morrerem e seu povo gritar.

I will cover my eyes
For if the dark returns then
My brothers will die
And as the sky's falling down
It crashed into this lonely town
And with that shadow upon the ground
I hear my people screaming out


Parabéns a Ed Sheeran , Peter Jackson e a produção de O Hobbit: A Desolação de Smaug por conseguir com uma música de pouco mais de 4 minutos o feito que um filme de 169 minutos não consegue. 


I see fire (oh you know I saw a city burning)

Smaug é tão foda que em 2012 liderou a lista “Personagens de ficção mais ricas” da Forbes com uma fortuna avaliada em 62 bilhões de dólares.

- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares