50 mil palavras clube de escrita

Clube de Escrita: A Desesperança, no NaNoWriter mais próximo de você

17.11.13ConversaCult


- Desde os últimos jogos as coisas mudaram. Eu consigo ver isso.
- O que você vê?
- Ninguém, Katniss. Quase TODO mundo está indo embora e desistindo. Eu não sei como vamos vencer a Capital assim. As pessoas não lutam nem para terminar suas histórias, pelo seu direito de escrever todo dia, por que elas lutariam por uma causa maior?
- Eu não sei, Prim. Eu não sei...

Hoje o vídeo vem lindo falando sobre Chá de Sumiço, os problemas do meio do caminho e como eu consegui vence-los e escrever as 50 mil palavras em 13 dias. Já o texto aqui embaixo... Por que eu acho que venci o NaNoWriMo?


Olá, senhoras e senhores!!! Essa última semana foi beeem cheia, acho que todo mundo passou pelas próprias aventuras. Tipo... A ESTREIA DE EM CHAMAS!!!!!!!! Como é que uma pessoa consegue fazer outra coisa na vida com Em Chamas no cinema? Tá, tá... concentração! Vamos para um novo Clube de Escrita, onde eu vou falar como eu completei 50 mil palavras em um mês em 13 dias.

Para começar, eu estou tão surpresa quanto vocês. Eu tinha imaginado acabar antes do tempo, mas não antes da metade do mês!!! Acho que essa é a primeira edição de NaNoWriMo que eu faço sem viagem no caminho, então poder estar no meu habitat natural com certeza ajudou. MENTIRA. No início do mês eu estava viajando e lembro bem da lenha que foi escrever... Por algum motivo, eu estava levando o DOBRO da minha velocidade normal. Mas depois voltei para casa, comecei a segunda história e... foi! (eu escrevi um conto pequeno e 3/4 de uma história nesse Nano)

Como eu consegui escrever tão rápido?

Queria porque queria um gif de Em Chamas aqui... Me identifiquei com esse depois de me perder no tumblr.

Bem, acho que posso resumir em uma palavra: Sinceridade.

Sinceridade no sentido de encarar a verdade e me fazer a escrever. Ter aquela conversa interna e empurrar para longe todas as desculpas que a gente encontra no caminho. Porque eu posso dar mil dicas, mas se você não se olhar no espelho e se forçar a escrever não importa o que aconteça, a história não vai andar. Você vai se esconder e fugir. 

Eu sou uma pessoa que acredita que tudo é relativo (ver minuto 5:25 no vídeo, risadinha de descrença porque estou prestes a falar algo como se fosse absoluto). Mas vamos combinar que até isso tem limite. Você com certeza tem o seu jeito de escrever. E se você não está escrevendo (não importa o motivo! Pode ser preguiça ou o seu cachorro morrendo ou Em Chamas), alguma coisa está errada. E a saída? Ser sincero.

Ou a palavra poderia ser outra: Determinação.

Continuar escrevendo mesmo que eu nem goste mais da minha história. Mesmo que os personagens estejam chatos. Mesmo que eu esteja perdida. Mas eu vou contar um segredo para vocês: Eu fui ao futuro. No futuro, eu vou conseguir. Eu só preciso chegar lá. Quando você chegar no futuro, você vai ver que é assim também, mas você precisa chegar lá. Se você parar de escrever agora você vai ficar no eterno presente.

Talvez, quem sabe, uma terceira palavra: Visão.

Pessoal adora passar a imagem de que a idade traz sabedoria - e eu não concordo nem um pouco. O que traz a sabedoria, é o tempo. (sim, há diferença) Não estou dizendo aqui que eu sou sábia, eu quero dizer é que o tempo traz a visão. Sabe quando você olha uns textos seus antigos/ou conversas/ou fotos e fica tipo AI MEU DEUS O QUE É QUE EU TINHA CABEÇA? Naquela época, você não tinha a mínima noção disso. Agora você tem. (o que nem sempre é positivo, diga-se de passagem) 

De qualquer forma, o que eu aprendi é que o mesmo serve para a escrita. Quanto mais você faz, mais você tem noção do que está acontecendo. E então tem mais facilidade em encontrar soluções, em pular bloqueios e todas essas coisas. Essa Dana que está falando com você é uma do futuro, porque a Dana do passado abandonou a escrita porque "não sabia escrever." 

(até onde eu sei, esse quote não é de jogos vorazes, mas a imagem tá linda, tem tudo a ver e TEM EM CHAMAS)

Eu odeio como isso parece auto-ajuda e eu não sei por que eu acho tão legal ajudar os outros (reparou que essas duas coisas são as vozes do meu editor interno?). Ainda assim, eu estou aqui escrevendo esse texto que pode estar grande demais. Ou que pode ser que pareça essas coisas que o meu editor interno crítica. Ou pior ainda: pode ser que esse texto realmente seja meio auto-ajuda! Isso dá medo, sabia? E a escrita pra mim é assim: medo o tempo inteiro. 

Medo do personagem estar ruim, medo do diálogo estar uma porcaria, medo de eu estar repetindo algo, medo de não fazer sentido, medo de revelar alguma parte de mim, medo de a história não ter nada a ver. Aliás, sabia que na minha história uma das duas "protagonistas" é uma delegada? A outra é a irmã do suspeito de um assassinato. E elas se encontram na delegacia. Então essa irmã se junta com a delegada para investigar o caso e tem acesso a toda a informação da polícia. TEM NOÇÃO DO QUANTO ISSO ESTÁ ERRADO? Sim, eu também tenho. A cada segundo que eu escrevo. 

E eu continuo escrevendo.

Talvez não seja nada de Sinceridade, Determinação e Visão. Seja apenas o velho e bom... continuar escrevendo. 


Quem melhor do que o Hulk para explicar como vencer uma vozinha chata dentro de você?
Como a equipe do CC está indo no Nanowrimo?

Dana, 50.000 e alguma coisa: Deixa eu usar esse espaço para dizer que eu corri de propósito. Eu tenho MIL coisas pra fazer (inclusive vou viajar nesse mês) e muitas urgentes, então eu não podia me dar o luxo de ficar um mês escrevendo e corri igual um cachorro doido. Um mês é um tempo MUITO bom para completar 50 mil palavras, não coloque a carroça na frente dos bois se você não precisa disso. 

Diego, 9.696 palavras até agora: Eu acordei hoje as cinco da manhã para fazer duas rodadas de provas para um concurso. O resto da semana foi dedicado aos estudos para a prova. Eu já perdi o NaNo, mas vou continuar trabalhando no livro.

Igra, 9.483 palavras até agora: Vidinha já foi mais fácil. Só isso que eu tenho pra falar q auhshuhusuhhas. E mesmo que eu não consiga completar o desafio, sei que já adiantei muita coisa e o NaNo foi um grande incentivador. Estou grata pelas quase (míseras) dez mil palavras até agora.

Paulo, ??? palavras até agora: Novamente não foi encontrado para se pronunciar até o momento.

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Cara eu estou tentando usar o nano a algum tempo, mas preciso te confessar uma coisa. Não sei nada sobre ele. Tá, entrei no site, me cadastrei, mas não consigo entender. Devo escrever lá no site? Devo escrever no meu computador e depois passar para lá, copiar e colar? Mas se é para escrever no meu computador, no caso word, porque usar o nano? posso contar as palavras e frase no próprio word. Sei lá, sou muito 'véio' para essas coisas... mas gostaria de tentar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivair, o NaNo é uma iniciativa para incentivar escrever 50 mil palavras em um mês e o site é tipo a "base central" dessa iniciativa na internet. Onde você encontra informações, dicas, amigos.

      Respondendo: Você escreve onde bem entender, no site do NaNo você apenas atualiza a sua contagem de palavras (eles dão gráficos, mostra quanto você precisa pra terminar, a sua média) e no final de tudo, lá no dia 30, eles liberam um negócio pra "validar" a história. O que é isso? Você pega o seu texto de 50 mil palavras, cola lá, o site confirma que você escreveu 50 mil palavras e te dá o certificado. Aí você tem direito até a algumas promoções de uns sites parceiros deles. (informação importante: eles não salvam a sua história, ninguém vê a sua história)

      Mas é claro que isso tudo é, tipo, na "confiança". Você pode muito bem pegar 50 mil palavras de qualquer coisa e validar. Dizer que você tá escrevendo uma quantidade que você não tá. Muita gente me pergunta: O que você ganha com o NaNo? Nada.

      Então, basicamente, o site é só um incentivo extra para completar as 50 mil palavras. Você não precisa dele. A primeira vez que eu participei nem me cadastrei nem nada, mas depois eu comecei a usar. Por que? 1- O contador de palavras e gráficos (que comparam até com a média no meu país e geral). 2- Fica salvo lá os anos que eu venci. 3- Participar do site e validar no final ajuda a dar a ideia de oficial e lembrar que é um desafio sério.

      Espero que eu tenha ajudado! Qualquer coisa, pode perguntar mais. E tente sim! Não se sinta velho. :)

      -dana

      Excluir

Posts Populares