2013 Brenda Cordeiro

[Resenha] Invocação do Mal

23.10.13Unknown

por Brenda Cordeiro
- "Invocação do Mal"
- The Conjuring (2013)
- Direção: James Wan
- Roteiro: Chad Hayes e Carey Hayes
- Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston e mais.
- Suspense/Terror - 112 minutos - Trailer
- Nos cinemas brasileiros desde 13 de Setembro de 2013.



Minicrítica ~ Sinopse:


Roger e Carolyn Perron se mudam, junto com suas cinco filhas, para uma casa no campo. Desde o primeiro dia a família começa a presenciar situações sobrenaturais, que pioram com o passar do tempo. A família então resolve procurar ajuda de dois famosos investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren, que acabam tendo que enfrentar o caso mais assustador de sua carreira.

"Invocação do Mal" é baseado na história real da família Perron, que viveu por uma década em uma casa assombrada.

Do mesmo diretor de "Jogos Mortais" (o primeiro, o original, o melhor <3); "Gritos Mortais" e "Sobrenatural", James Wan, "Invocação do Mal" é uma celebração aos clássicos filmes de terror e suspense. É uma obra prima do gênero e com certeza vai ser lembrado daqui a vários anos.

Quer saber mais? Clique aí embaixo!

Eu, particularmente, tenho medo sério de ver filmes baseados em casos reais. Por exemplo, O Exorcismo de Emily Rose foi um dos filmes mais assustadores que eu já vi, e é baseado em uma história real. Acho que esse fato deixa qualquer filme mais interessante. Como os fãs do gênero estavam falando tão bem de "Invocação do Mal", eu resolvi assistir. E, olha, eles estavam muito certos.

Lorraine e Ed Warren, os verdadeiros

O diretor usou e abusou dos clichês de filme de terror. Tudo que poderia acontecer, aconteceu. Desde o clássico "uma família se muda pra uma casa mal assombrada", até uma filha com um 'amigo' imaginário, a mãe com hematomas que surgem do nada... Enfim, tudo que você está acostumado a ver em filmes de terror. Mas a grande diferença desse é que o diretor conseguiu reunir tudo isso de uma forma genial.

A tensão aumenta a cada minuto, a cada cena. Os problemas começam pequenos, as coisas vão acontecendo aos poucos, ai quando você vê, já está numa cena de exorcismo sensacional. Eu não lembro de ter visto um exorcismo tão assustador assim, nem mesmo nos filmes específicos de exorcismo. Sério mesmo.

A verdadeira família Perron

É um filme de suspense em sua mais pura e assustadora forma. E não pense que você vai conseguir prever os sustos, como a gente faz normalmente. Os sustos surgem quando você menos espera.
O filme te prende tanto, que você nem sente o tempo passar.

Eu, que assisti em casa, com a luz acesa, podendo dar pause a qualquer momento, fiquei morrendo de medo! Imagino quem assistiu no cinema...


Uma das coisas mais positivas desse filme é que ele desenvolve muito bem os personagens. Geralmente em filmes de terror você é bombardeado com cenas de mortes, possessões demoníacas, sangue e, sim, acaba tendo o efeito desejado, você morre de medo, mas em relação ao roteiro, não tem nada demais.

Já em "Invocação do Mal" a história das duas famílias é muito bem desenvolvida, o que cria um laço importante entre o expectador e os personagens. Você realmente fica torcendo pra tudo acabar bem, você fica com medo real por aquelas pessoas.


Em relação ao elenco, todos estão muito bem. Mas o destaque vai para Vera Farmiga, que dá um show de interpretação. Sua personagem tem muita bagagem emocional e ela consegue passar isso muito bem. Eu tenho um probleminha com o Patrick Wilson, por conta de Sobrenatural, um filme do mesmo diretor, que agradou muita gente, mas que eu não gostei. Então tomei uma certa antipatia pelo ator. Mas mesmo assim ele me surpreendeu nesse papel.

Tudo nesse filme foi bem feito. A ambientação dos anos 70, que deixa todo o ambiente mais verossímil. A trilha sonora (e até mesmo a falta dela, em oposição aos filmes que abusam de músicas altas para assustar o expectador de qualquer forma) também é um grande trunfo. O roteiro que, como eu já comentei, acrescenta uma ótima e muito bem vinda profundidade na história.


Resumindo: "Invocação do Mal" é um filme que deixa os mais recentes filmes do gênero no chinelo. É verdadeiramente assustador e muito bem feito. Me arrisco a dizer que esse filme vai virar um clássico. Se é que ainda não virou.

Nota final:
(5/5 conversinhas)



Curiosidades:

---> A atriz Vera Farmiga contou com a ajuda da verdadeira Lorraine Warren, em sua preparação para viver a médium no longa.

Lorraine Warren e Vera Farmiga
---> Duas filhas da família Perron, Cynthia e Andrea, inclusive deram uma entrevista a respeito de sua história e do filme. Clique aqui para ler.

As cinco filhas e as atrizes respectivas
---> O filme vai ter uma continuação, que também será inspirado em uma história real de outro caso investigado pelos Warren.

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares