a ilha dos dissidentes CCLivros

Três livros sobre... Mulheres fora do estereótipo

29.9.13Dana Martins



Como assim livros sobre mulheres fora do estereótipo? São livros que mostram personagens que não apresentam sexismo e representam as pessoas além de sexualidade/cor. Na nossa busca por uma literatura mais diversa, nós já fizemos uma indicação de livros com personagens homossexuais, mas hoje nós vamos um pouco além. Indicamos alguns livros que são exatamente igual a maioria, mas fogem dos estereótipos de gênero por alguns detalhes no desenvolvimento dos personagens. - Dana Martins
*Essa é uma coluna da Iris Figueiredo no Literalmente Falando, chamada 'Três livros sobre...', que nós estamos usando aqui no blog. O primeiro foi Três livros sobre... amor, feito por todos da equipe do blog.



>>>A Ilha dos Dissidentes, da Bárbara Morais

Bem, em um mundo de anômalos, a discriminação não poderia ficar de fora. Mas a diferença aqui não é só entre pessoas com "superpoderes" e as normais. Os personagens são quase um catálogo de diversidade. A protagonista é descendente de paquistanenses/indianos. O melhor amigo é loiro. Um dos amigos é negro, "cego" e ainda há suspeita de que ele seja gay. Uma amiga é baixinha e "parrudinha" (literalmente). Se eu não me engano, uma da amigas dela é meio oriental (japonês ou algo parecido). Até ruivo tem na história. Acho que o amarelo dos anômalos é a única cor constante que você vê no meio disso tudo.

As personagens mulheres ainda são uma de cada jeito - assim como os homens. Sem nada da menina fraquinha idiota e também sem cair no clichê da "super-heroína toda poderosa."



>>>Universo Desconstruído - Ficção Científica Feminista

Esse livro é uma série de contos que fazem experimentos sobre a abordagem do sexo feminino em uma história. Tudo ambientado em diversos mundos de ficção científica (muita vezes distópicos), é claro. Mas cada um tenta mostrar a própria visão. Pode ser uma história dedicada a discutir o preconceito, ou pode ser uma história comum com uma personagem fora do estereótipo. É muito legal para se pensar criação literária e o que nós andamos lendo por aí. A melhor parte é que você pode baixar de graça e começar a ler agora, clica aqui para ver.





>>>The Fall of Five, de Pittacus Lore

De cara, eu não pensei em colocar esse livro aqui, mas achei que é uma indicação MUITO válida. Para quem não sabe, ele é o quarto livro da série Legados de Lorien. Uma série YA focada em alienígenas com superpoderes na Terra. Urrrg. Bem aquela coisa "de garoto." E aí é que a surpresa ocorre. The Fall of Five tem uma grande carta na manga: Tem praticamente DEZ personagens principais nesse ponto da série - e metade é de mulher.

O mais legal é que a história mostra personagens, as histórias deles e isso explica por que cada um é de um jeito. Tem, sim, uma mulher que cozinha tudo. Tenta sempre conversar. Não gosta de violência. É tipo a "mãezona." Mas isso é tudo encaixado na personalidade e no passado dela. Ao mesmo tempo tem a mulher durona estilo Lara Croft. Mas isso também faz parte da personagem. Eu peguei extremos para dar exemplo, em The Fall of Five o desenvolvimento é melhor ainda.

E não é algo fora da realidade. Pelo contrário. Há personagens machistas ou pensamentos na direção de "temos que proteger a mulher frágil." Ou aquela história de que luta é coisa de homem. Só que aí o livro introduz esses detalhes em um contexto maior e, diante da diversidade de pessoas, quebra essas ideias. Só uma prova:

"That whole saying about behind every great man there is a great woman? I can be that for you. I just want to be a great woman with excellent aim." 
*Aquele ditado sobre por trás de todo grande homem existir uma grande mulher? Eu posso ser isso para você. Eu só quero ser uma grande mulher com uma mira excelente. 

Se você for ver, todos os livros daqui são ficção científica, o que é bem legal. Acho que é a tendência da ficção científica no geral de criar futuros onde não só a tecnologias - a "ciência" - é estudada. O próprio ser humano é uma parte importante das histórias.

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Jogos Vorazes tem tudo isso. ;)

    ResponderExcluir
  2. Sharbat Gula! Não poderia ter outra imagem para ilustrar esse post!
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei o A queda dos Cinco, por esses dias e eu amo demais essa série. É uma pena que muitos leitores não conheçam Os legados de Lorien

    ResponderExcluir

Posts Populares