CCLivros clube de férias

Clube de Férias #1 - Read-a-thon

14.7.13João Pedro Gomes


Como vocês já devem saber (se não souberem, vão apanhar :D), o CCSexta desse mês está no clima lindo e divertido de férias, dando ótimas dicas de como viajar sem sair do seu sofá / cadeira / cama / onde quer que você repouse seu corpo cansado. Neste mês, já tivemos várias dicas de livros, séries e jogos que nos levam para o fim do mundo e para a vida adolescente, e tem muito mais vindo nos próximos fins de semana.

Mas, se você acha que isso não é o suficiente para preencher todo o tempo livre das suas férias, já pode comemorar: durante todo o mês de julho, vamos dar algumas dicas extras de coisas legais para se fazer nesse período que, para a maioria dos jovens, é sinônimo de preguiça. Isso tudo porque já estou cansado de ver o mês acabar e perceber que não fiz praticamente nada de útil. *peso na consciência*. Tornar suas férias produtivas (no bom sentido, gente, nada de trabalho chato extra!) é o principal objetivo deste e de outros posts que virão por aí. 

Hoje, vamos indicar algo simples que grande parte das pessoas tem vontade de fazer: botar as leituras atrasadas em dia. Como? Através de uma read-a-thon, ou, traduzindo para o português, uma "maratona de leitura".  

>> Como funciona?
Uma read-a-thon consiste basicamente em ler o máximo que você conseguir em um determinado período de tempo. Você faz uma lista de coisas que quer ler, organizando, preferencialmente, por ordem de relevância, e, no dia marcado para o início da maratona, começa a ler loucamente. 

Esse tipo de projeto é bem comum nos Estados Unidos, onde é organizado por vlogs literários do youtube. Aqui no Brasil, a read-a-thon está sendo trazida pelo blog Ourives das Palavras. Ela começou neste domingo (14/07), à meia-noite, e vai terminar no domingo que vem (21/07), no mesmo horário. Dá uma olhada no vídeo de apresentação que eles fizeram:


>> Por que você deve participar?
Simplificando, uma maratona de leitura faz com que você reserve bastante tempo só para ler e esqueça outras distrações que atrapalham seu rendimento. Assim, uma read-a-thon pode te ajudar: 
- a diminuir sua pilha de não-lidos (assim você pode comprar mais livros sem se sentir tão culpado!);
- a começar / continuar / terminar aquela série que todo mundo elogia;
- a encarar um dos volumes gigantes de Guerra dos Tronos;
- a começar a acompanhar uma HQ;
- a reler seus livros favoritos;
- entre outros...

Há inúmeras possibilidades, mas o importante mesmo é ler muito e aproveitar a experiência! E também, claro, se divertir. Férias, gente! Mesmo se você não puder participar nesta semana, nada te impede de criar sua própria read-a-thon em outro momento, com o período de tempo e com as pessoas que quiser. É só fazer sua lista de leituras e estipular os dias pra cada uma. Eu já me organizei pra essa semana, olha só:

(Ignorem o fato do número de leituras ser tão pequeno. Difícil ler bastante quando se tem um emprego que toma muito do seu tempo livre e atrasa sua vida).
E, pra quem for participar, vale a pena conferir o vídeo abaixo (em inglês), que dá cinco dicas MUITO legais pra quem aceita o desafio de uma read-a-thon. (apenas invejando a estante dessa garota)


Enfim, é isso, gente! Deixem nos comentários se vocês vão participar da read-a-thon e qual sua meta de leituras! Sugestões para os próximos posts do clube de férias também são bem-vindas (:

Até o próximo post!
- joão pedro f. gomes

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares