CCMúsica city of bones

Cidade dos Ossos: o que esperar com base na trilha sonora (ou o que já saiu dela)

15.7.13Elilyan


Meu caso de amor e ódio com a trilogia de seis livros “Instrumentos Mortais” é conhecidíssima aqui em casa: todo mundo sabe que quando começo a xingar muito e não dizer ‘com todo respeito’ estou envolvida com o Jace (normalmente tenho a mania de falar ‘com todo respeito’ e depois dizer o palavrão... sei que é estranho). Amo “Instrumentos Mortais” porque me lembra muito fanfic de Draco e Gina (meu primeiro shipper dentro do fandom de Harry Potter) e tem um universo bem construído, mas também odeio bastante porque tem muita enrolação e mimimi da chata da Clare (#prontofalei. Pode me xingar no Twitter!).

Quando soube que os livros seriam transformados em filmes fiquei bastante receosa, pois tenho medo que vire o novo Twilight (gosto dos livros da saga de vampiros quase fadas, mas não sou fã dos filmes, apesar do tanquinho do Taylor Lautner e da trilha sonora primorosa). Como a esperança é a última que morre, quem sabe "Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos" esteja mais para Jogos Vorazes que para Twilight.

Parece que em uma coisa Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos já é igual a Jogos Vorazes: a trilha sonora. Pelo que ando acompanhando através de blogs e redes sociais parece que o filme terá duas trilhas sonoras, uma de divulgação cheia de nomes populares como Demi Lovato, Jessie J e Colbie Caillat, e outra produzida pelo compositor irlandês Atli Örvarson, que já participou das composições de filmes e séries como Homem de Ferro, Vantage Point, Law & Order: Los Angeles e Chicago Fire.


Com a estreia do filme prevista para agosto já começou a pipocar na internet as músicas do filme. Uma estratégia de marketing bastante similar feita pelo pessoal da Republic Records para ‘O Grande Gatsby’ (por sinal a Republic Records é o selo da Universal Music responsável pelas duas trilhas sonoras). O bom dessa estratégia é que dá para ouvir e analisar com calma faixa por faixa da trilha sonora. O ruim é que as músicas podem aumentar ou não a empolgação pelo filme. E o que ouvi até agora da trilha sonora de Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos me pareceu ensolarado, depressivo e nem um pouco empolgante.


Por que ensolarado? Uma trilha que tem Colbie Caillat só me faz lembrar de músicas que remetem ao sol, vídeos com filtro do Instagram e muito, muito efeito de bolas de luz na tela. Algo como o vídeo oficial da música “All About Us” by He Is We featuring Owl City que também faz parte da trilha sonora de Instrumentos Mortais. 




Ok que a Colbie não faz só músicas ensolaradas como bem demonstrado pela faixa “When The Darkness Comes” criada para o filme, que por sinal me lembrou muito “Safe and Sound” by Taylor Swift featuring The Civil Wars (Jogos Vorazes) e “A Thousand Years (Part Two)” by Christina Perri (Amanhecer - Parte 2), mas mesmo assim a canção me deixou preocupada com o enfoque do filme, pois tá deprê, tá romântica, tá Edward e Bella.


Sabe por que eu gosto de Jogos Vorazes, tanto o livro quanto o filme? O foco principal não é o romance! Instrumentos Mortais tem uma mistura de mistério (go, go Valentim \o/), magia (oi Bane) e romance (a chata da Clare + o hot do Jace e meu casal gay preferido). Quando vi as primeiras imagens e trailers do filme tive fé que Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos fosse focar na magia e no mistério, mas pelo que ouvi até agora da trilha sonora o foco principal será no que tem de mais chato nos livros: o amor de Clare e Jace. 


Apesar dessa sensação ruim do enfoque do filme a trilha sonora é uma agradável surpresa, pois mistura nomes conhecidos pelo grande público com artistas desconhecidos produzindo músicas bacanas. Espero que as outras canções que ainda não foram divulgadas sejam mais parecidas com “Into the Lair”, do Zedd, in my opinion a melhor música, até o momento, que passa a atmosfera que Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos se trata de um filme sobre demônios. 









A lista de músicas:


  1. Zedd “Into the Lair”
  2. Jessie J “Magnetic”
  3. AFI “17 Crimes (LA Riots Remix)”
  4. Demi Lovato “Heart by Heart”
  5. Youngblood Hawke “Bring Me Home”
  6. Colbie Caillat “When The Darkness Comes”
  7. Seven Lions with Myon & Shane 54 featuring Tove Lo “Strangers”
  8. Pacific Air “Bear”
  9. He Is We featuring Owl City “All About Us”
  10. Bassnectar “Calling From Above”
  11. Jetta “Start a Riot”
  12. Bryan Ellis “Strange Days”



Esse post é dedicado a Isabelle e a Igraínne que declararam seu amor eterno, eterno amor a Instrumentos Mortais e ao pobrezinho do Jace que sofre o pão que o diabo amassou durante a saga.

- elilyan andrade



TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Tava pensando em ler o livro,é bom ou tem mto romance do tipo crepusculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor, leia o livro, pois é uma leitura muito boa. Viciante. Tem romance, mas é bem dosado. Quando você começa a se cansar do romance vem alguma coisa que faz boom na sua cabeça. Recomendo. ;D

      Excluir
  2. SAUDADES JACE, SIMON E ALEC
    sou fã assumida de fanmixes e TODAS que ouvi sobre TMI se encaixam melhor no enredo do que essa trilha sonora. Fazê o que né?

    ResponderExcluir
  3. tô louca pra ver,principalmente por que sou lovatic e a musica da demi é uma das musicas da trilha sonora! dia 23 chegue logo <3

    ResponderExcluir
  4. Como posso dizer? Amar TMI é... Não a palavras. E quanto a trilha sonora acho que acertaram em escolher heart by heart pra tocar quando Jace e Clary estão na estufa

    ResponderExcluir
  5. eu amoooo a saga dos Instrumentos Mortais me apaixonei logo de cara pelo filme e a história ♥♥

    ResponderExcluir

Posts Populares