1984 CCdiscussão

A Revolta do Vinagre for dummies: O povo tem OBJETIVOS, sim, não se deixe enganar

17.6.13Dana Martins


Isso é um movimento da internet. Algo que as pessoas descobriram que podiam fazer com a internet. Vê quem tá lá: TUDO gente que já fazia parte de outros movimentos com a internet. Se organizava pra show, se organizava pra evento, organizava evento, organizava zombie walk, organizava outras coisas. Daí foi só colocar o pingo do i, porque mal ou bem a corrupção do governo é algo que todo mundo sente diariamente. É um interesse comum.

Então surge o manifesto de quinta (já cria da internet, formulado na internet) junto com o ataque da polícia e a mídia tradicional tentando abafar. Todo mundo JÁ se irritava com esses abusos da polícia, do governo e da mídia, foram esses três que causaram isso. Explodiu como um meme. E aí foi um passo para pegar algo que as pessoas já faziam (organizar e se encontrar na rua - aliás, TODA a organização do rock in rio é online e mobiliza MUITO mais gente) e direcionar isso politicamente (manifesto). E mesmo que não seja a população inteira, há com certeza gente o suficiente pra isso. Pra encher ruas.

O problema é que tem gente despreparada e os objetivos não são claros, porque as pessoas buscam colocar em padrões normais e tentar definir com termos que já não servem.

Os objetivos, se analisar de forma geral, SÃO claros: parem de tratar a gente de otário que nós NÃO somos e podemos causar MUITA confusão.


Nos atacaram com o ENEM, e não perguntaram se a gente queria. Nos atacaram com aumento do ônibus, sem melhorar a qualidade de modo algum. Pelo menos andar no Rio de Janeiro é um constante confronto com "as merdas que os governos estão fazendo na rua." Carioca conversa em deixar a cidade durante os eventos mundiais, porque não vai dar pra viver aqui. Se não é pra gente, então pra quem é essas coisas? Numa faculdade pública não temos nem meio de reclamar de um professor que não dá aula - não realmente. Andamos na rua e sentimos medos - pela falta da polícia e da polícia. Houve a greve dos professores, que pouco mudou a nossa realidade (por descaso do governo) e enquanto as principais faculdades do país não funcionavam a mídia pouco falava - e quando falava era para falar coisas que não condizem com a nossa realidade. Manipular quem não sabe. Chegamos ao ponto de formar uma formação apartidária contra o governo (essa manifestação!), porque o sistema é tão congelado que as pessoas não acreditam que existe um outro partido que possa resolver o problema - e não tem mesmo, vai assumir e fazer a mesma merda ou pior. Tudo isso enquanto se fala de copa e de quantias absurdas... Aliás, rola um monte de dinheiro e mesmo assim até essas obras estão atrasadas, né?

Então não é trocar o governo, não é nada disso. Muito menos "apenas 20 centavos."

Uma pausa que para dizer que até se fosse 20 centavos já era uma reclamação legítima. O transporte não melhora e fica mais caro, como assim? Que porra é essa de comodismo de sentar e deixarem levar dinheiro da gente que é mais simples?

Só que não é fácil perceber, porque a própria mídia e o próprio governo meteram na cabeça que somos apenas uma massa ignorante de olho na bunda do Neymar. Até os próprios manifestantes estão perdidos e isso resulta em formulações má direcionadas tipo essas para trocar a Dilma.

(Um fato, já que gostam de "fatos": Hoje rolou MUITA discussão entre manifestante e partidos se metendo e a maioria é mesmo apartidária.)

Quando vamos ficar feliz e parar? Provavelmente, a febre da revolução vai diminuir sozinha, e principalmente se o governo fizer alguma coisa, tipo COMEÇAR A MELHORAR, A INVESTIR NO QUE DEVE E A DAR ATENÇÃO. Aliás, nós já garantimos algumas coisas, se você não percebeu.

Agora nós somos o Big Brother... nós estamos observando vocês, governo e mídia. E temos muito amor.

Pode ser que isso seja moda, pode ser muitas coisas. Mas essa é a geração coca-cola e eu tenho uma certeza: há um fato inquestionável aqui.

Se você não percebeu até agora... não sou eu que vou explicar. Mas acredite. Mesmo que o amanhã não seja assim, nós já conquistamos algo. Nós descobrimos que temos poder.

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Tenho um orgulho tão grande desse blog que pqp <3

    ResponderExcluir
  2. Pra mim uma das coisas mais válidas é que o povo FINALMENTE percebeu que tem poder.

    ResponderExcluir
  3. eu só acho que seria legal se a coisa fosse mais organizada, por exemplo : em um estado ser focado mais na saúde, no outro a educação, ou em um dia ser focado no transporte, no outro a educação, sabe? e com metas. Eu acho que os organizadores dos estados deviam se reunir e fazerem juntos uma proposta nessas áreas para reivindicar no protesto, com o apoio das pessoas é claro (coisa que os governantes deviam fazer né mas não fazem). É claro é muito difícil agradar todo mundo,mas com uma "oferta", é mais difícil que o governo tente contornar uma negociação

    ResponderExcluir
  4. Descobrimos que temos poder e que podemos mudar as coisas.
    Que isso se mantenha por muito tempo e não se perca nunca mais.

    Parabéns pelo post galera

    http://sempoesiahj.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Posts Populares