CCInspiração CCLivros

Inspiração: Crie a sua galeria de inspiração!

27.11.12Dana Martins


Esse não era exatamente o post que eu faria hoje, mas achei que a nova coluna do CC merecia uma introdução. Essa ideia surgiu de uma série de coincidências interessantes. Primeiro, o furacão Sandy (acho que nem todo mundo chamaria isso de interessante), depois o NaNoWriMo, em terceiro imagens aleatórias que eu encontrei e em último a minha galeria particular de inspiração.

Na nova coluna do CC, a "Inspiração", eu vou trazer uma série de imagens ou informações que poderiam inspirar uma nova história dentro de um tema. O melhor exemplo é o primeiro post que surgiu ao acaso, o das fotos do furacão Sandy, que poderia dar início a um bom livro pós-apocalíptico. 

Por que isso? Porque na onda do NaNoWriMo acho legal o CC continuar tendo posts sobre escrever um livro e porque eu já tive surpresas com a minha própria galeria. 


Eu junto um monte de fotos que de algum modo são interessantes e eu acho que poderiam ter uma história. Essas 4 aí, por exemplo. A primeira é uma fanart de personagens existentes, mas que eu achei legal mesmo assim. Acho que mais a forma como os personagens estão juntos. A segunda é de um bando de olhos, acho que porque eu gostaria de uma história com alguém tendo algum daqueles olhos. A terceira é que eu achei muito elegante um senhor andando com zebras (não façam isso em casa, crianças). E a quarta é porque eu achei legal esse clima meio circo/cigano. 

Para falar a verdade, eu não sei exatamente por que eu escolhi cada uma. Muitas vezes eu olho a galeria e penso "wtf", mas de algum modo todas as que eu junto me interessam e de certa forma elas têm alguma coisa entre si. Meu critério para unir tudo? Algo a ver com "sentir". 

Tem imagem de personagens que eu gostaria de ver (desenhos de personagem existente, cantores em algum lugar, foto aleatória de alguém, só desenhos...), objetos que me chamam atenção, paisagens que eu acho legais, quotes... Qualquer coisa que eu acho que poderia fazer parte de uma história. Eu normalmente não procuro, apenas estou circulando por aí e encontro.



Acho que, no final das contas, isso ajuda porque os livros são feitos assim. Você vai juntando aos poucos na cabeça um monte de informações aleatórias, às vezes durante anos, até que aquilo vira uma coisa só. Fazer uma galeria só vai te ajudar a ver isso de forma mais concreta. Já li em algum lugar (se eu tivesse guardado em alguma galeira poderia falar exatamente) que a diferença entre um escritor e uma pessoa normal é que o escritor observa e transforma. Ele não cria algo do nada, ele vê o mundo e seleciona algumas partes para contar o que quer. A galeria melhora essa parte do "estar atento para o mundo". 

Eu uso o We Heart It, pode ser no Pinterest também, ou no tumblr, ou no dropbox, ou numa pasta no windows... Pode até criar um mural no seu quarto. 

Por que eu uso o We Heart It? Mais por acaso do que outra coisa. Eu meio que já salvava as fotos que eu gosto no computador, mas daí passei a usar o We Heart It para salvar sei lá o que (não lembro) e daí foi um passo pra fazer a galeria lá. Eu gosto pela praticidade: dá pra usar em qualquer computador, com o plugin é só apertar um botão pra salvar direto, não fica aquele bando de imagem em pasta pra organizar... 

A primeira imagem do post foi a última que eu adicionei e essa aqui a primeira. (:
Faça a sua própria galeria e veja um mundo ganhar forma. Ou aguarde os próximos posts do Inspiração! Para falar a verdade, um não exclui o outro. 

Em breve: um futuro e o fim das tecnologias. Se quiser sugerir um tempo também é bem vindo!

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Gente, que ideia genial o:

    O mais engraçado disso tudo é que eu já fazia isso meio que inconscientemente. Eu via fotos inspiradoras no tumblr, ou até no google imagens mesmo, e achava tão incríveis que salvava. Mas não tinha organizado nada... está tudo jogado na pasta de Downloads (gente, tem tanta coisa na minha pasta de downloads...).

    Vou criar uma pasta chamada "Inspiração" agora mesmo e colocar todas as imagens que já tenho lá. E claro, também foi ficar mais atento nas outras que eu achar por aí. Obrigado pela dica :D

    Ótima coluna x) Inspiração nunca é demais.
    Abraços!

    (uma coisa legal que só percebi agora vendo as imagens do post: em todas elas, principalmente nas paisagens ali, surgiu naturalmente uma cena acontecendo, envolvendo algum personagem que criei na hora. DANA, ESSAS IMAGENS TEM PODER. Acabei de decidir que esse vai ser o critério de escolha das imagens. AUHAUH Estou animado *-* ).

    ResponderExcluir

Posts Populares