amanhecer parte 1 amanhecer parte 2

Gostando ou não, você vai agradecer a Crepúsculo

24.11.12Dana Martins


O último filme chega aos cinemas e é aquele momento que você deixa a inimizade de lado e decide rever tudo o que aconteceu até agora. Querendo ou não, foram anos de algo que atingiu proporções enormes. Yep, Harry Potter pode ser o livro mais vendido e ter milhões de créditos, mas não é a série (me recuso a usar saga) que a faxineira te para no McDonald's para perguntar os horários. Ou que você escuta enquanto está distraído em uma loja: "- E ela tá grávida?! É do lobisomem?!"*
*A mesma frase serviria para Harry Potter... nesse caso a resposta seria "sim".

Twilight: Em coração de mãe sempre cabe mais um

Durante esses anos, principalmente nos últimos, eu juntei vários desses momentos. O que mais me chamou atenção foi um grupo de amigas (de 20 e poucos anos!) descendo do ônibus e uma falando no telefone "hoje to saindo com as amigas pra assistir o novo Crepúsculo!" Vocês repararam em como o filme virou símbolo de algo "feminino"? Tipo pintar as unhas ou amar compras. 

É claro que não foram anos de apenas memórias boas. Os vampiros de Twilight logo começaram a ser sacaneados, Edward mais ainda, depois o Jake entrou na parada e a "falta de expressão da Kristen" foi criticada até não poder mais. Aquilo de Team Edward vs. Team Jake do início virou uma brincadeira boba e ridicularizada. Aliás, a história inteira foi ridicularizada (o que acontece quando vai longe demais e pessoas caem de paraquedas na história sem saber o contexto). 

O que mais me incomodou é que os próprios filmes se transformaram nessa ridicularização, principalmente o Amanhecer Part 1 (infelizmente isso vai um pouco até a Part 2). Não que os livros da Stephenie Meyer sejam algo sagrado pela própria perfeição, mas existe um limite, né? 
Twilight feat. Zombies: melhor que Twilight em Breaking Dawn part 1
Aliás, os filmes são cheios de altos e baixos. A cada filme a produção e recursos melhoraram, mas nem sempre foram usados muito bem. Acredito que eles também tenham se perdido no próprio conceito da história e só no quarto (part 2!) encontraram o próprio caminho. Na verdade, a melhor sequência em TODOS os filmes foi justamente quando eles se livraram da preocupação de ser fiel e fizeram algo realmente criativo, na batalha do 4.2. Ficou até mais perto do que a Stephenie passa do que cenas mais "fiéis".  

"Amanhecer Parte 2" é o melhor de todos? Bem, em muitos quesitos realmente é. Mas eu também gosto muito do primeiro, Crepúsculo, que mostra como nenhum outro a "alma" de onde tudo começou. Muitas pessoas tratam Twilight como grande franquia que agora é, mas esquecem que no começo não era bem assim. Foi uma adaptação levada na vontade de fazer isso tornar real porque ninguém acreditava, escolha de ator foi feita na casa de fulaninho e muitos dos que participaram foi tipo "ele já trabalhou comigo em tal lugar, vamos ver se ele quer participar". Agora você vê Summit em um monte de lugares, mas não era bem assim. Foi meio que um filme alternativo de baixo orçamento feito por uma empresa pequena que deu muito certo. 

Eu quase consegui lembrar como era legal agora...
Eu realmente não esqueço de quando minha amiga me mandou um arquivo de word escrito "twilight" e falou que era legal. Eu pensei "wtf, história de vampiro, não quero isso não". Depois de ler eu gostei tanto que pulei para o arquivo de word de Lua Nova. Os dois eram traduções da internet porque não tinham lançado aqui ainda. Eclipse tinha sido lançado há pouco tempo lá fora e ainda não tinha tradução, então comprei em inglês e li mesmo assim porque eu queria continuar (aliás, foi meu primeiro livro em inglês, que eu comprei e saí lendo mesmo sem saber se eu ia entender). O Breaking Dawn comprei na pré-venda na Amazon. 

Aliás, você sabe desses eventos de lançamento de livro? Agradeça a Crepúsculo. O primeiro foi do lançamento de Breaking Dawn em inglês enquanto a Intrínseca se preparava para lançar Crepúsculo. 

Eu lembro também do lançamento do filme meia noite e tudo aquilo de tentar mostrar para o mundo que Crepúsculo era legal, tipo a gente faz com Jogos Vorazes. Ah! E Jogos Vorazes? Tenho que agradecer a Stephenie Meyer também. Ela indicou o livro assim que foi lançado e eu estava procurando algo para ler em inglês, então decidi comprar. 

(clica para ver maior) Quão estranho é saber que uma das primeiras fãs de Hunger Games foi a autora de Twilight?
E, só para deixar registrado, também lembro dos filmes. Lembro de um site pequeno com fundo escuro e uma foto ruim mostrando um monte de gente. Falava que a Kristen tinha sido escolhida como Bella e do Robert Pattinson como Edward (que eu não gostei). A Alice (Ashley Greene) foi a melhor escolha e mesmo tendo perdido espaço continua uma das melhores no filme. Ainda teve as discussões sobre "como vão fazer esse garotinho magrelo virar o Jake?". 

E lembro de todas as estreias à meia noite. Meia dúzia de gente em Crepúsculo no Downtown, eu pensando "quero logo os lobos!" e "essa maquiagem tá fail". Depois jogar baralho na fila de Lua Nova e da confusão dentro do cinema porque uma família atrasada roubou o lugar das minhas amigas (atrasaram o filme por causa disso, cinema inteiro gritando pra família sair e os seguranças vieram tirar eles). De Eclipse eu já não lembro muito, só de achar a abertura dos newborn bem legal. Esse é o filme mais bem feito/adaptado e ao mesmo tempo o mais neutro. O quarto nem fui mais na meia noite, decadência. O quinto também não fui na estreia e foi o que mais me surpreendeu, porque eu não esperava muita coisa. (SPOILER) Chorei da morte do Seth até a música da Ellie Goulding. OH, WAIT, O QUE A ELLIE GOULDING TÁ FAZENDO AQUI?" (/SPOILER)

E, pra terminar, o melhor e mais inquestionável dos filmes de Crepúsculo: as trilhas sonoras. Paramore no primeiro e trazendo Muse para o mapa (se algum dia você for a um show de Muse, agradeça a Stephenie Meyer). Todas as outras são legais, mesmo a do Amanhecer Part 1 que é mal encaixada. Nunca gostei da score querendo dar um lado épico/fantasia a um filme de romance/urbano, mas vamos fingir que não está lá e pronto. E eu já disse que eles colocaram Ellie Goulding? 


Se Harry Potter é o pai das mudanças no mundo literário/da cultura jovem hoje em dia, Twilight é a mãe. Deal with it. 

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

17 comentários

  1. Que post lindo! :( Sério, estou lembrando da minha adolescência aqui, chorando com Twilight etc. Eu fui em todas as sessões de meia noite! Hahaha menos a última... Lembro como se fosse ontem quando eu resolvi comprar só pra ver no que ia dar, lendo até a madrugada. Quando terminei corri pra comprar Lua Nova e ler Eclipse de tradução na internet hahaha Ai, como é bom lembrar de tudo isso.
    O quão triste é uma série chegar ao fim. Só isso :(
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, a MELHOR CRÍTICA sobre Crepúsculo que eu já li! Falou tudo e falou bonito!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Hey, Dana o/

    Sério, eu não sabia que Twilight tinha tanta influência na sua vida o: AUAHAUH. Não tem muitos posts sobre a série aqui, e eu achei que vocês da equipe nem gostavam.

    Aviso: meu ponto de vista é de uma pessoa que nunca leu os livros, já que assisti o primeiro filme por acaso ("assiste Crepúsculo, João! A menina principal parece a Hermione") e durante muito tempo nem sabia que era adaptação.

    Nunca parei pra pensar na fama dos filmes de Twilight. Quando você citou os exemplos no começo do post, me lembrei de quantas pessoas da minha cidadezinha (!!!!!) ouvi dizendo que foram/iriam ver Amanhecer pt.2 no cinema. Foram mais de vinte! E tipo, isso nunca aconteceu. Sem falar no debate sobre o filme durante a aula essa semana... Fiquei realmente surpreso.

    Assisti todos os filmes e o último foi o que mais me animou. Mas concordo com você, adoro o clima do primeiro e fiquei em dúvida pra escolher de qual eu gostava mais. Porque, olhando no geral, são filmes tão diferentes... É claro que a história precisava evoluir, mas eles nem parecem dois "capítulos" da mesma série. Talvez seja por causa da coisa colegial e adolescente do comecinho, mas eu gostava bastante daquilo. Queria que toda a série tivesse aquela vibe.

    E a trilha sonora é ótima mesmo! Conheci Paramore através do primeiro filme, e foi a maior descoberta pra mim. Mas colocar isso e também Muse, Christina Perri, Bruno Mars, Ellie Goulding, e tantos outros artistas de qualidade não é pra qualquer filme.

    É, Twilight influenciou a cultura jovem atual mais do que muita gente gostaria. Foi a série perfeita? Não. Mas, mesmo que muita gente odeie, pelo menos serviu pra mostrar que adaptações literárias ainda podem virar febre mundial, o que fez com que vários livros começassem a vir pras telonas e deixassem os leitores tão felizes. É por essas e outras que vou ser grato a Twilight.

    Parabéns pelo post (:
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  4. "Se algum dia você for a algum show do Muse, agradeça a Stephenie Meyer" FAZ ME RIR. Muse declarou que não gostaram da experiência em Crepúsculo, e que nunca mais querem fazer músicas para trilha sonora. Então, se você nunca mais ver uma banda de qualidade como Muse em trilhas sonoras, agradeça a Sephenie Meyer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostaram e fizeram em vários filmes da série, né? De qualquer forma, eu não disse que Muse era bom por causa de Crepúsculo, eu disse que eles fizeram sucesso a ponto de ter público aqui por causa de Crepúsculo. Naturalmente, é muito difícil pra uma banda assim vir pra cá. (:

      Excluir
  5. Muito bom o post!
    Tenho uma história de amor com Twilight. Os livros me fizeram amar ainda mais ler e me apaixonar por séries. Os filmes nem sempre foram os melhores, mas desenvolvi amor por Rob e Kristen também. Vou sentir saudades da expectativa, mas eles vão ficar na memória!
    Beijos!

    http://verbologiapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei o post!!!
    Eu lembro que quando o filme Crepúsculo foi lançado em dvd, eu assisti meio q "esse filme é adaptação de um livro, vamos ver do que se trata". Logo em seguida comprei os livros e não conseguia parar de ler, a cada página virada vinha um gostinho de quero mais e a paixão pelos personagens crescia.
    Quanto aos filmes, eu gostei do crepúsculo mas se tivesse que eleger um como "o melhor filme da série" acho q seria o amanhecer parte2, apesar de ter esperado mt mais. Na parte que o Seth morre eu fiquei chocada e realmente deu uma vontade de chorar absurda!! rsrsrs...
    Acho que só quem leu os livros realmente entende o porque desse "ai Twilight é tão bom", pq realmente a série foi mt ridicularizada.
    Bem é isso, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Posso confessar! Não sou fã dos dois primeiros filmes. Acho que a história (nos filmes) começou a melhorar em Eclipse e não consigo mudar isso. lembro bem dos livros, também fui dessas que leu boa parte a primeira vez em arquivos .doc. Isso foi fantástico. nenhum outro liro fez isso comigo, e sim, agradeço a Stephanie Meyer. Ainda sou fã da série, dos livros principalmente, e das músicas que eles me trouxeram (Muse ♥) - aliás, Ellie Golding?? srsrs!
    Ainda não fui ver Amanhecer p II. Tá difícil conciliar um horário bom com todas as minhas amigas que acompanharam comigo desde o início - Ir com as amigas é um ritual, verdade!

    Adorei essa resenha. Me fez relembrar o real espírito de Twilight, aquela minha primeira impressão antes das posers brotarem pelos bueiros. Rsrs!

    beijos!
    Http://devaneandopravariar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não ouvimos comentários em qualquer lugar sobre Harry Potter mesmo, porque não é uma série que atinge qualquer um, tem que ter bom gosto para isso, já Crepúsculo, não é necessário nem do indicie de entendimento mais baixo do mundo, é uma série fula, com uma 'mitologia' (se é se podemos chamar aquilo de mitologia) barata.

    Eu tenho pena de vocês que realmente acham crepúsculo bom, por que REALMENTE não é.

    "Se Harry Potter é o pai das mudanças no mundo literário/da cultura jovem hoje em dia, Twilight é a mãe." Crepúsculo não chega aos pés de Harry Potter.

    “Eu acho que sirvo como fonte para alguns escritores, e isso é muito bom. Tanto Rowling e Meyer são direcionadas a jovens, a diferença é que Jo é uma escritora maravilhosa, e Stephenie Meyer não consegue escrever algo que seja merecedor de crítica. Ela não é muito boa” Stephen King

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Harry Potter: 400 milhões livros vendidos no mundo. Crepúsculo: 43 milhões livros vendidos no mundo. Harry Potter: 4º lugar de maiores bilheterias do mundo, com 1.328.111.219. Crepúsculo: 49º lugar de maiores bilheterias do mundo, com 709.827.462. Isso vendo o maior de cada um. O que é que você disse que não é para qualquer um mesmo?

      Excluir
    2. "Harry Potter pode ser o livro mais vendido e ter milhões de créditos, mas não é a série (me recuso a usar saga) que a faxineira te para no McDonald's para perguntar os horários. Ou que você escuta enquanto está distraído em uma loja: "- E ela tá grávida?! É do lobisomem?!"*"

      Que super contradição que você entrou, mas enfim, você deveria ter
      percebido que quando disse não atinge qualquer um, não quis dizer sobre números, mas sim gosto.

      Excluir
    3. Ou melhor dizendo CULTURA.

      Excluir
    4. Não entrei em contradição. Aliás, nessa própria parte eu falo exatamente o que eu disse: Harry Potter é o mais vendido. E eu não acredito que seja questão de gosto o que faz até a faxineira te perguntar. "Gostar" é apenas um dos muitos motivos que faz uma pessoa assistir um filme ou ler um livro.

      Aliás, associar cultura (o que todo mundo tem) e gosto a níveis de melhor e pior é um pensamento pra lá de preconceituoso e até racista. Posso concordar com você se você me falar que Harry Potter é melhor como referência de comportamento ou valores, que Harry Potter é melhor quando se fala puramente de "colocar palavras em papel"... mas não exatamente que uma pessoa é superior a outra por gostar de Harry Potter. Até porque eu não acredito que só porque gosta de um não vai gostar do outro.

      Eu li até um livro que fala sobre como é ruim quando a pessoa tenta acabar com o que diferente e o que não gosta. É uma série de 7 livros chamada Harry Potter, depois tenta ler.

      Eu sei que falar isso aqui pode não levar a nada ("cada um acha o que quiser"), mas ainda tenho esperança... De qualquer forma, eu ficaria feliz em saber os motivos que provam por que Crepúsculo "REALMENTE não é" bom. Eu posso fazer uma lista deles, mas também posso fazer uma lista com muitos outros provando que é.

      Excluir
  9. Como sempre o Conversa Cult possui uma crítica sincera e espetacular. Seja sobre vampiros que brilham ou kpop você arrasam.

    ResponderExcluir
  10. Para o bem e para o mal esse filme definiu um pouco sobre essa nova geração fissurada, sempre levada ao extremo. No comecinho eu li os livros e gostei, era uma historia leve e engraçada e acho q o primeiro filme conseguiu passar bem essa essencia, mas os outros acabaram virando piada pq as pessoas perceberam q o produto ali era puramente caça niqueis e voltado para um publico tão fanatico q pouco se importavam com a qualidade tecnica, a Summit enriqueceu mas continuou tacanha com a mentalidade q não se mexe em time q tá ganhando. Não tenho preconceitos com filmes trash mas não tenho respeito por produções q por preguiça ou avareza tentam empurrar um produto ruim e mal acabado, pq essa serie poderia sim ter melhorado, vide os Diarios de vampiro (a serie de TV) que conta com livros muito ruins, mas graças aos roteristas q se arriscaram e decidiram redefinir toda a historia conseguiram atingir um produto muito melhor q seu original.

    ResponderExcluir
  11. Dana Martins, eu te amo! Kkkkk Melhor resenha sobre Crepúsculo que eu ja li! A gente sabe que Crepúsculo não é muito bom, mas a gente gosta! Aquela nostalgia de lembrar quando Crepúsculo saiu é maravilhosa, e querendo ou não, Crepúsculo influenciou muitas coisas sim! O primeiro filme/livro é meu favorito, mas eu também adoro Amanhecer. Como disseram num comentário acima: nem parece que Crepúsculo e Amanhecer são capítulos da mesma história, mudou muito, e eu adorava aquela coisa de colegial, por isso acho que o primeiro é meu favorito.
    É bom saber que não sou a única que apesar de atualmente perceber que filmes são ruins (eu prefiro muito os livros, eu revi os filmes e descobri que na minha memória eles eram muito melhores kkkk) eles foram importantes. ❤
    É um caso de amor e desgosto estranho o que eu tenho com crepúsculo... kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que o post é antigo, mas eu tive que comentar porque tava pensando nisso esses dias, e achar esse post foi muito legal!!

      Excluir

Posts Populares