a viagem adaptações

Desafios: Não deixe que o filme estrague o livro!

2.11.12Paulo V.


Depois de cinco sextas cheias sangue, vodus, cérebros, guias de sobrevivência – em suma, zumbis –, vamos para um mês mais “light”. Ou não. Está pronto para um desafio?

Inspirados pelo grande projeto que vai rolar durante todo o mês de novembro, o NaNoWriMo, decidimos que hoje e nas próximas sextas desse mês indicaremos projetos bacanas que encontramos na internet e podemos aplicar na vida.

Para abrir novembro com um tema bem relacionado ao blog, iremos falar sobre o Read it First.

Sabe quando você vai a um cinema, vê um filme e só depois vai ler o livro? A sensação é ruim, né? Aquele suspense do livro perde a graça porque você já sabe, toda a diversão que você poderia ter tido durante horas e horas acaba compactada em, sei lá, duas horas numa sala de cinema.

Para que isso não aconteça, temos o Read it First, um projeto criado pelo Hank Green (irmão do John Green, lembram?) e desenvolvido pela Nerdfighteria. A ideia é simples: leia o livro antes, não deixe que o filme o estrague.

Eu (Paulo), particularmente, adoro o projeto porque ler antes de assistir é algo que eu não faço. Tento me controlar, mas tem tantos livros para ler que, sempre que coloco um que vai sair como filme na lista, ele vai ficando pro final e acabo assistindo o filme antes. Mas a partir de agora vou me controlar ao máximo para não fazer isso, para dar o exemplo pros leitores do blog. hahaha

O mecanismo do projeto é o seguinte: você entra no site, depois coloca seu nome e email como se tivesse fazendo um juramento de que só vai assistir a uma adaptação cinematográfica de um filme depois de ler o livro. E você ainda tem a opção de receber uma newsletter com os livros que vão ter adaptações bem antes da estreia para ficar avisado e ter tempo de ler.

O site e o andamento das coisas parecem estar meio que congelados, porque desde que eu me inscrevi no site no início do ano não recebi nenhuma newsletter, mas isso não é motivo para deixar de participar. O bacana do Read it first é a ideia, e ela não é nada impossível de colocar em prática, então vamos ler os livros primeiro, pessoal. \o/

Vejam esse vídeo em que o Hank, além de apresentar a ideia e o projeto, fala sobre fazer ideias se tornarem reais.  


Alguns filmes marcados para o fim de 2012 e para 2013 que são baseados em livros

Amanhecer – parte 2 – 15/11/2012 (baseado no quarto livro da série “Crepúsculo”, de Stephenie Meyer)
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada - 14/12/2012 (baseado em "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien) *essa é a primeira parte de três.
A Viagem – 25/12/2012 (baseado em “Cloud Atlas”, de David Mitchell)
Anna Karenina - 01/02/2013 (baseado no livro homônimo de Liev Tolstói)
Os Miseráveis – 29/03/2013 (baseado no livro homônimo de Victor Hugo)
Em Chamas - 22/11/2012 (baseado no livro homônimo de Suzanne Collins)
O Grande Gatstby – ??/??/2013 (baseado no livro homônimo de F. Scott Fitzgerald)
Cidade dos Ossos - ??/??/2013 (baseado no livro homônimo de Cassandra Clare)
Divergente - ??/??/2014 (baseado no livro homônimo de Veronica Roth)
*datas de estreia no Brasil

Gostaram do tema desse mês? Já conheciam o Read it first? Comentem aqui embaixo e também nos diga se conhece algum desafio/projeto legal!

>>>Você também pode gostar do Livro vs. Filme!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

8 comentários

  1. Oi Paulo :D

    Não tinha nem ideia de que existia esse projeto, mas eu já tentava fazer isso por conta própria. Acho que ler o livro depois do filme tira muito o elemento surpresa da história... Percebi isso lendo Jogos Vorazes no começo do mês. Eu tinha visto o filme primeiro, e por causa disso eu nem ficava surpreso no livro quando acontecia alguma coisa que deveria ser bombástica.
    Depois desta triste, porém proveitosa experiência, comecei a dar prioridade aos livros que estão sendo/serão adaptado para as telonas. Acabei de ler "Cidade dos Ossos" essa semana, lerei "Em Chamas" em breve e acabei de comprar "Divergente". E o que é ainda mais legal de ler o livro antes é poder acompanhar todo o processo de escala de autores, filmagens, divulgação de sets etc do filme. Acho muito divertido (:
    A ideia do post é ótima e mal posso esperar para conhecer outros projetos interessantes. Parabéns pela criatividade!

    Bom, acho que é isso dkghdfh... Super abraço o/


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos Vorazes <3 *dando uma pausa para aproveitar a saudade*
      Eu até hoje me surpreendo quando é a Prim escolhida lendo. HAUHA É o tipo de livro melhor pra ler antes mesmo. Várias coisas, tipo morte da Rue, o final dos dois... tudo isso perde. E no livro tem um clima surpreso porque você realmente pensa que o Peeta traiu a Katniss, por um bom tempo, e o filme estraga meio que isso.

      E o que achou de Cidade dos Ossos? Aproveita que hoje tem Balanço e diz pra gente HUAHA

      Excluir
  2. Sei lá, eu acho que assistir o filme antes não tira muito a graça da leitura não...o único detalhe chato é que, na maioria das vezes, o seu cérebro vai insistir em imaginar os personagens com a cara dos atores. e isso é horrível quando o personagem tem uma cor de cabelo mas a produção colocou diferente, por exemplo.

    eu tb sempre procurei ler antes de assistir, mas percebi quanta coisa boa eu estava deixando passar por causa dessa exigência boba. passei a relaxar e aproveitar a versão que vier à mim primeiro. e vem funcionando perfeitamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depende muuuito do livro. Esses tipo Jogos Vorazes, Cidade dos Ossos.. eu prefiro ler antes. Nicholas Sparks eu gosto dos filmes, mas provavelmente nunca vou ler. Um que eu não gostei de ter visto antes foi Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Até hoje eu não sei se o 1º livro a leitura foi mais lenta porque eu já sabia de """tudo""", ou porque ele não é tão bom quanto os outros.

      Mas concordo totalmente com você. Se não puder ler antes, vai logo assistir. Prefiro fazer isso do que deixar de conhecer (foi o que aconteceu com Os Homens que Não Amavam... eu tava lendo, mas o Paulo aqui do blog ganhou ingresso pra pré-estreia e nós fomos). Às vezes a gente se prende por umas bobeiras e perde muita coisa boa

      Excluir
  3. Bem interessante o projeto.
    Mas eu realmente não sei o que é pior, se ler o livro antes e acabar achando mil e um defeitos no filme depois, ou ver o filme antes e perder uma parte da emoção do livro. Porque no final o filme sempre estraga o livro, de uma forma ou outra (com algumas exceções, é claro).
    Então eu nem me prendo muito nisso. Se der para ler antes, eu leio. Se não der, eu vejo o filme e espero um tempo para ler o livro (até, quem sabe, esquecer alguns detalhes jhgasjah).

    ResponderExcluir
  4. Haha, eu costumo ler livros primeiro que os filmes, exceto os filmes que eu nem sabia que tinha livro, como "O Diabo Veste Prada", "Eu, Robô", etc. Mas dentre os filmes desta lista no final do post, a maioria já li, só falta alguns outros.

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DIABO VESTE PRADA TEM LIVRO? COMO ASSIM, JOSHUA? *morrendo*

      Excluir
  5. Eu sempre dou preferência por ler primeiro do que assistir ao filme. Mas mesmo que eu veja o filme e depois tenha acesso ao livro, isso não corta o meu interesse e tampouco os possíveis spoilers me desanimam.

    Anjos e Demônios, por exemplo, foi um filme baseado no livro, mas o livro em si guardou todas as surpresas típicas de Dan Brown, que no filme ficaram devendo. Acho que é do gosto de cada um. Infelizmente sabemos que a maioria das pessoas prefere apenas ver o filme. Mal sabem o universo rico que perdem.

    Grande abraço!

    www.momentumsaga.com

    ResponderExcluir

Posts Populares