2012 2013

BGS 2012: Na fila de desejos do gamer brasileiro

16.10.12ConversaCult


Já ouviu falar do Brasil Game Show (ou BGS)? Esse é o maior evento de games da América Latina, o que não era coisa tão grande assim até esse ano. A Ana Marques de São Paulo esteve no último sábado nessa "Bienal do Livro" versão games e trouxe um relato pra gente. Inveja? Eu? Imagina... Leia abaixo e entenda. (:

Se há uma motivação mais nobre para o meu artigo de estreia ser escrito, eu a desconheço. Mesmo com fila para tudo - menos para o banheiro (afinal, ser mulher tem algumas vantagens em eventos desse tipo), você não encontra muitos eventos assim. O Brasil Game Show faz jus à sua fama e ao fato de ser A Maior Feira de Games da América Latina.

A feira, que durou de quinta a domingo (11 a 14 de outubro), teve os ingressos esgotados e ainda transformou todo o processo de entrada em uma grande Quest. Mas o maior feito dessa edição foi outro: trouxe para o Brasil três gigantes do mundo dos games. Com a Nintento, a Sony e a Microsoft por aqui, não tinha como dar errado, tinha?

"Game como você nunca viu": se você conseguisse ver, é claro.
Quem esteve lá pôde conferir uma série imperdível de novidades em primeira mão, desde o Wii U, que promete dar o UP que estava faltando na Nintendo nos últimos anos, até os demos dos novos God of War, Resident Evil, Castlevania, Devil May Cry (o qual meu deixou sorrindo à toa mesmo depois de três horas e meia na fila(!) pra jogar) e muitos outros.

Mesmo eu, que sou uma Nintendista assumida, não posso deixar de admitir que o stand da Sony brilhou com sua estátua do Kratos gigante e o demo do jogo no qual nós ajudávamos nosso velho amigo de God of War a abrir a cabeça de um elefante bombado. E não pensem vocês que o resto do stand ficou às moscas! Jogos como Uncharted 2 e The Ico & Shadow of the Colossus também formaram filas consideráveis para que você tivesse seus cinco minutos de fama esquentando o joystick do console.


Quem passou pelo stand da Big N pôde conferir antigos títulos voltando a brilhar no Ds e no 3DS, como Starfox 64, Mario Bros – que não podia faltar! - e Pokémon White. Mas a grande estrela da noite foi o tão esperado Wii U. Para a minha tristeza eu não consegui jogar; filas quilométricas e o horário foram empecilhos entre eu e a mais nova brilhante aposta da empresa. Porém, quem conferiu o desempenho do console com jogos como o ZombiU e o novo Super Mario ficaram ainda mais ansiosos pelo lançamento. As críticas ao console e ao seu polémico controle surpreenderam a todos e "sambaram na cara" de quem achava que seria apenas um grande fracasso.

Quem passou pelo stand da Microsoft pôde chegar à conclusão de que realmente precisamos de uma nova geração de consoles, ainda mais potentes. Afinal, Halo 4 conseguiu levar o Xbox ao máximo de seu desempenho – e deixar todos de boca aberta. Segundo a produtora executiva do game, Kiki Wolfkil, "o jogo representa a utilização total da capacidade de processamento do console". Foram declarações como essas que fizeram com que saíssemos do evento sonhando com a próxima geração.

Pra quem ficou curioso com Halo 4, na E3 já tinha saído vários vídeos. Aqui vai um gameplay:


Mas não apenas os mais novos ganharam atenção especial no BGS 2012: uma exposição trazia consoles desde os primórdios do mundo nerd até os dias de hoje. E alguns stands – como o da Saraiva, no qual eu deixei uma pequena fortuna – também trouxeram para o evento antigas máquinas de fliperama, como carros de jogos de corrida, máquinas caça-prêmio (que honram suas ancestrais começando e terminando com o mesmo número de bonecos de pelúcia dentro) e muitas outras.

Os cosplays também marcaram presença, uns trabalhando nos stands – afinal, não está fácil pra ninguém! – e outros feitos por visitantes, porém todos simplesmente incríveis! Um dos momentos mais tensos da minha vida foi quando eu andava distraída e acabei esbarrando com um Slenderman! 

Clica aqui para ver outros cosplays da BGS. Teve até Lara Croft!
Isso sem falar na outra atração imperdível do evento: as barraquinhas de venda de camisetas, bottons e todo tipo de quinquilharia que nós amamos!

o stand da Playground Games acabou ganhando atenção no grito – ou no ronco do motor se preferir. Eles trouxeram um carro de Stock Car que todas as tardes ligava o motor, produzindo um barulho tão alto que até os surdos podiam ouvir. Tudo isso para promover o novo Forza. Nessa onda de chamar a atenção, a Codemasters resolveu trazer um carro de F1 para que os visitantes pudessem ter a experiência máxima enquanto jogavam no simulador de F1 Race Stars



Eu mesma poderia passar horas e horas escrevendo sobre todas as infinitas novidades e maravilhas do evento – já que no dia passei quase seis horas lá dentro e nem senti -, mas nós não terminaríamos nunca! Se você foi, ainda deve estar em êxtase com o mundo maravilhoso em que entramos quando cruzamos os portões do Expo Center Norte nos últimos dias. E, se não foi, fique de olho! As próximas edições prometem tanto quanto essa e definitivamente são obrigatórias na lista de "lugares para se visitar" de todo Gamer que se preze!


cosplay de Lara sem parecer piriguete!
roupa do novo Lara Croft aprovada
 O BGS é inspirado na E3, evento de games gringo, mas ainda planeja crescer muito e ter a própria cara. E está crescendo! A edição desse ano (2012) teve mais de 100 mil pessoas e esgotou. Ano passado (2011) a feira de games aconteceu aqui no Rio e contou com 60 mil pessoas. A partir do ano que vem o BGS vai se fixar em São Paulo, passar a ter cinco dias e dobrar o espaço (ainda no mesmo lugar).

BGS 2013: Está previsto para o final de outubro (aqui diz a partir do dia 23 e aqui a partir do dia 24) em São Paulo.

Se você é do Rio como eu e não recebeu muito bem essa notícia, ainda há alguma esperança: Segundo a Folha de S. Paulo estão planejando um evento derivado do BGS para acontecer aqui durante o primeiro semestre, mas ainda sem maiores informações ou nome. Vamos esperar.


Veja mais:
>>>Microsoft: destaque para Halo 4 e muito mais [BGS 2012] - Baixaki Jogos

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Hey!

    Muito legal esse post! Adoro quando vocês fazem esses relatos de eventos legais, dá pra saber um pouquinho como é e tudo mais (já que eu nunca posso ir em nenhum).

    Não sou de jogar muito videogame (falta de tempo + passo mal quando jogo por mais de uma hora), então tenho pouco conhecimento do assunto ): Mas eu tenho muita vontade de ir em algum evento tão importante quanto o BGS.

    Acho muito legal essas coisas diferentes que eles trazem em eventos do tipo. O que mais me chamou a atenção foi essa estátua do Kratos ali \o/ O legal é que, mesmo que tenham colocado inúmeras telas e painéis no evento, a estátua está ali gritando por atenção - atenção essa muito merecida, aliás. Ela está muito bem feita. Os cosplays também são incríveis, adorei o da Lara :D

    E AQUELA LOJINHA DE COISAS LEGAIS QUE TEM NAS FOTOS DA GALERIA OFICIAL! AH! TEM ATÉ ROUPAS DO NARUTO LÁ ATRÁS! O colar de THG também é lindo! Uma das coisas mais legais desses eventos são as lembrancinhas que eles vendem lá, né? Sério. Fico babando aqui lsdfkgfgdh

    Enfim. Obrigado por compartilhar um pouquinho do evento com a gente (: E parabéns pelo ótimo post!

    Abraços o/ Até mais!



    ResponderExcluir

Posts Populares