A extinção apocalipse

Guia: Veja resumo do que aconteceu nos filmes de Resident Evil até agora

19.9.12Dana Martins


Corre que ainda dá tempo! Acabou de assistir Resident Evil 5: Retribuição ou quer assistir, mas não lembra do que aconteceu ou nem viu os outros? O objetivo desse post é resolver esse problema. Para facilitar a vida de todo mundo, fique com um pequeno resumo do que aconteceu na história até agora. Vale lembrar que os filmes são quase independentes, não fazendo tanta diferença assim se você começar no meio do caminho, mas é legal tentar colocar tudo como uma história só, porque mal (muito mal) ou bem, é uma série.

Os filmes de Resident Evil têm muito furo e erros, mas com o tempo eu passei a gostar. E o mais legal é que você pode realmente aproveitar se pegar um filme aleatório, principalmente o 5º que ainda vem com um resumo no início. Conforme você vai ver a seguir, a personagem principal está sempre se "redescobrindo" (perde a memória, vira cobaia...) e acaba em situações praticamente aleatórias tendo que correr para sobreviver. 

Sobre spoilers: Para os quatro primeiros filmes, é uma mistura de sinopse com lembretes sobre o desfecho, com o mínimo de spoiler possível. Já sobre o quinto filme é apenas a sinopse. Porém, como eu disse na resenha de Resident Evil 5, esse é o filme que mais traz informações para tapar buracos nos filmes anteriores, então eu fiz uns comentários para tentar juntar tudo (mas nesse caso eu aviso o spoiler antes do parágrafo).

No primeiro filme... Resident Evil: O Hóspede Maldito 
(2002 - Resident Evil)

O primeiro filme é pré-Raccoon City, quando Alice e um cara que dizem ser o marido dela acordam e não lembram de nada. Eles vão parar dentro de um laboratório subterrâneo da Corporação Umbrella com uma equipe para tentar descobrir o que aconteceu para o lugar ser totalmente fechado. E, bem, eles descobrem... Um vírus foi espalhado e a inteligência artificial que comanda o lugar, a Rainha Vermelha, não quer deixar que ninguém saia para a contaminação não vazar. Durante o decorrer do filme Alice descobre que é uma agente especial e tem alguma coisa a ver com a liberação do vírus.

Depois de lutas, zumbis, traições e mortes... a Alice escapa com uma pessoa contaminada e eles dão de cara com um monte de gente na mansão para prendê-los.

Extra: é nesse filme que aparece pela primeira vez a personagem Rain (Michelle Rodriguez), ela faz parte dessa equipe que invade o laboratório.


No segundo filme... Resident Evil 2 - Apocalipse 
(2004 - Resident Evil: Apocalypse)

Alice acorda no hospital em Raccoon City depois do vírus ter se espalhado por toda a cidade. Durante o filme, ela encontra a Jill Valentine (Sienna Guillory) ainda morena, Carlos Olivera (Oded Fehr) e o criador do T-Virus. Durante esse filme Alice lida com dois problemas: primeiro, ela descobre que virou uma cobaia de testes e ganhou superpoderes em vez de virar uma morta-viva, então precisa conhecer essa "nova" Alice; e, segundo, Raccoon City foi isolada e ela tem pouco tempo até explodirem tudo com todo mundo dentro (para evitar que o resto do mundo saiba sobre o vírus). A solução é salvar a filha do criador do T-Virus que havia ficado dentro da cidade, a garotinha Angela Ashford (Sophie Vavasseur), e ainda há uma batalha final contra o Nemesis (o personagem contaminado do filme anterior também utilizado como cobaia e que sofreu várias mutações).

Depois de lutas, zumbis, descobertas e mortes... a Alice, a Jill e os outros conseguem fugir num helicóptero, que cai e ela é a única que fica mal. Os outros fogem e ela é capturada. Depois de um tempo ela acorda novamente em um hospital e é resgatada pela Jill e os outros fugitivos. Termina o filme com um cientista da Umbrella mandando ativar o "Programa Alice".


No terceiro filme... Resident Evil 3 - A Extinção 
(2007 - Resident Evil: Extinction)

Ela começa em um deserto depois que sabe lá como o vírus já se espalhou. Ela está andando por aí sozinha e tentando controlar os próprios poderes, quando encontra a Claire Redfield (Ali Larter) e, do filme anterior, o Carlos Olivera (Oded Fehr). Eles estão com alguns ônibus protegidos carregando sobreviventes e encontrando uma maneira de se virar. Ao ouvirem uma mensagem repetida na rádio de um lugar que promete segurança, eles decidem apostar as últimas forças para chegar até lá. Ao mesmo tempo, a Alice está sendo procurada pelo cientista da Umbrella, que a trata como um "projeto" por causa dos testes que fez nela.

Depois de lutas, zumbis, superpoderes e muitas mortes... eles encontram no meio do nada uma casinha vagabunda cercada por zumbis, que é o ponto de entrada para mais um laboratório subterrâneo da Umbrella. A Alice manda Claire e o resto dos sobreviventes no helicóptero que estava ali e fica para enfrentar o cientista maluco que estava tentando capturá-la. Ela luta com um monstro e conversa com a inteligência artificial dali, a Rainha Branca. Ainda descobre que o laboratório está cheio de clones dela mesma, porque foi a única a se adaptar bem com o vírus e em seu DNA estaria a solução para o problema. No final, Alice manda uma ameaça para os chefões da Umbrella.

Extra: Esse é o primeiro filme que aparece Albert Wesker (Jason O'Mara, depois o ator passa a ser Shawn Roberts).


No quarto filme... Resident Evil 4 - Recomeço 
(2010 - Resident Evil: Afterlife)

Alice e um bando de clones invadem um laboratório da Umbrella em Tokyo e matam todo mundo, inclusive o Albert Wesker (Shawn Roberts - "chefão" da Umbrella). Depois disso e de receber o antídoto (perder os poderes), ela está sozinha no mundo e decide procurar a Claire (Ali Larter). No estilo diário de sobrevivente, ela se filma contando os dias e seu progesso na busca por outros sobreviventes. Em um aviãozinho fajuto para duas pessoas, ela sobrevoa o munto contaminado e vai até o lugar onde os sobreviventes (dessa vez, aqueles de helicóptero no terceiro filme) tinham ido. Chega lá e encontra só uma Claire selvagem com uma aranha de metal presa no peito. Ela não lembra nem quem é e não sabe de nada. A Alice amarra ela no segundo lugar do avião e continua a busca.

As duas acabam no terraço de um presídio em Los Angeles onde alguns sobreviventes estão se protegendo. Alice descobre que o lugar seguro anunciado em Resident Evil 3 é um navio que está parado à vista na costa e é lá que os outros conhecidos devem estar, mas há um tempo o navio não manda mais a mensagem de segurança. Com isso, eles precisam arrumar um plano de fuga e a única pessoa que parece saber da saída é Chris Redfield (Wentworth Miller), um homem que fora largado em uma cela e ninguém sabe se deve confiar.

Depois de lutas, zumbis , problemas de memórias e mortes... Alice, Claire e Chris chegam no navio e descobrem que é da Umbrella. Lutam contra o Wesker, matam ele outra vez e libertam todos os que estão presos lá. O filme termina com helicópteros comandados por uma Jill Valentine (Sienna Guillory) - loira e controlada pela aranha no peito - se aproximando.


No quinto filme... Resident Evil 5 - Retribuição 
(2012 - Resident Evil: Retribution)

Depois do ataque das naves, Alice acorda presa em uma base da Umbrella provavelmente no fim do mundo e é mantida lá até que uma invasão no sistema dá a chance de ela escapar. Alice descobre que Wesker ainda está vivo (porque ninguém morre em filme de zumbi) e que agora está contra a Umbrella, que é totalmente controlada por uma inteligência artificial, a Rainha Vermelha. Wesker está ajudando Alice a fugir porque aparentemente ela é a última esperança do mundo. O filme é sobre essa fuga, com Jill Valentine (Sienna Guillory) liderando uma equipe para capturar Alice; e Leon S. Kennedy (Johann Urb) liderando outra tentando salvá-la, tudo isso dentro dessa base subterrânea da Umbrella.

Extra: Esse filme tem quase todos personagens relevantes de filmes anteriores, como a Rain (Michelle Rodriguez)



(SPOILER!) Depois de lutas, zumbis, monstros, clones, realidades artificiais controladas e umas mortes... Alice, Ada, Leon e Jill conseguem escapar e destruir a colméia. Só para encontrarem Wesker, Alice ser contaminada outra vez e descobrir que estão em uma base cercada por todos os montros que você imaginar. E que eles são os últimos humanos do mundo.

(SPOILER!) Nesse filme eles tentam fazer a ligação entre todos os outros. Eles mostram que o vírus criado pelo cara do segundo filme, que foi espalhado no filme 1, é parte dos estudos da Umbrella que vende armas biológicas. Nós vemos que a Umbrella recriou parte de grandes cidades e povoaram com clones para testar essas armas, depois venderam para as principais potências "inimigas" do mundo, fazendo eles se atacarem e causar o caos que nós vemos no filme 3. Aí a Alice, a única pessoa que "dominou" o vírus, é a salvação para criar esses superhumanos. O que a leva a ser perseguida no terceiro filme, depois novamente no final do quarto e no quinto.


Depois disso tudo a história até que fez mais sentido, foi legal ver tudo desse jeito. Espero que isso te prepare para assistir Resident Evil 5: Retribuição nos cinemas (que vale MUITO ser no cinema!). Qualquer dúvida sobre os filmes ou Resident Evil no geral, pode perguntar aqui que eu respondo tudo o que puder!
Resident Evil é uma série de filmes iniciada em 2002 e protagonizada pela personagem original Alice (Milla Jovovich). Os filmes são baseados na série de jogos Resident Evil, mas a relação de adaptação tem muito mais a ver com "roubar" elementos e jogar em uma história, ou criar uma história paralela que às vezes cruzaria com a original.  Personagens principais dos jogos aparecem nos filmes (Claire, Chris, Leon, Jill...) e os zumbis e variações são dos jogos (só que utilizados de qualquer jeito e misturado).

Veja mais:

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

35 comentários

  1. Ah, gosto muito da franquia de games, e até que gosto dos filmes. Não sie pq o preconceito de alguns fãs de RE com os filmes... pra mim tanto faz, acho que os filmes não chegam a ser ruins tanto assim! Li o spoiler, mas acho que não é um SPOILER, eu já esperava que fosse isso, rs, mas mesmo assim vou querer assistir o filme... soube que vai ter um sexto ainda, e que será bem "superior" a todos os outros filmes. E acredito. Acho que agora eles estão colocando tudo nos eixos e a história está fazendo um pouco mais de "sentido". ótimo post:D

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é aquilo: você tem uma história tão legal e bem feita daí você ver ela ser jogada e misturada toda em um filme. Nunca é legal. Mas principalmente depois do terceiros eles foram se afastando dos jogos, com isso de ser no mundo todo e tal. Ainda é meio ruim quando eles simplificam tudo ou pegam todos os "monstros" dos jogos e colocam de qualquer jeito, mas eles nos filmes meio que encontram o próprio caminho. O máximo que dá pra criticar são as inúmeras falhas, mas acho que até isso já virou característica dos filmes.
      Agora... uma coisa que eu não gosto tanto, é que até os jogos agora meio que se "inspiram" nos filmes. Daí dá umas viajadas que não vale a pena. Até o Leon no RE6 parece um pouco mais com o ator '-'

      Eu também não achei taaanto spoiler, mas avisei mesmo assim. E com certeza vai ter sexto, se não esse vai ser o final mais #fail da história. HAUHA Espero que seja melhor também.
      E obrigada (:

      Excluir
  2. Oi Dana (:

    Que bom que você fez esse post! Eu estava mesmo em dúvida se iria ver o filme, porque não conheço quase nada da história. Mas parece bem legal e, como infelizmente não vou ter a oportunidade de ver o último filme no cinema, quero assistir a série desde o começo. Espero começar assim que tiver tempo (e coragem lkdfgjfg).
    Aproveitando o gancho, o filme tem daquelas coisas de susto? Tipo, bichos aparecendo de repente, e tal? É que eu meio que tenho problemas com isso. Pra você ter ideia, quase tive um ataque cardíaco quando o primeiro bestante apareceu em Jogos Vorazes (e meus amigos riram, foi constrangedor). E segunda pergunta... ali no resuminho do segundo filme, você disse que a Alice ganha superpoderes. Que tipo de poderes eles são? Só por curiosidade mesmo...
    Bom, ainda hoje sai minha resenha de "O Inverno das Fadas" aqui no blog! Estou tão emocionado! Espero que vocês gostem fdklghfgyfkg sério gente. Estou muito feliz.

    Bom... acho que é isso. Parabéns pelo post!
    Abraços *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUHAA meu irmão também é desses que toma susto, relaxa. Até a Igra daqui, quase morreu quando a tela ligou(!) no filme do Batman. E do Bestante foi sacanagem, né? Deu susto em muita gente.
      Olha, com certeza eles tentam dar susto. Não lembro direito dos 3 primeiros, mas consigo lembrar de alguns momentos no quarto e de um no quinto. Não lembro de nada tão tenso quanto o bestante. É só ir preparado, porque até filme da Disney causa isso (aliás, tomei um susto tenso desses assistindo Valente HUAHAUHAUHA).

      E superpoderes... bem, sabe qual o objetivo de se criar zumbis em 80% das vezes? Criar o supersoldado. Alguém forte, que não morra (...). Só que eles não conseguem e saem essas coisas estranhas. A Alice foi a única que deu certo com o vírus. Ela não morre, tem uma superagilidade e move as coisas com o cérebro.

      E eu gostei muito da sua resenha! Mas já falei lá. (:

      Excluir
  3. Nossa adorei! Tava doida pra ver os filmes que ela está com os super poderes de novo! Esse filme realmente foi otimo de assistir no cinema, nao gosto muito de 3D mas esse realmente eu pude ver os efeitos.
    Valeu pelo post, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste resumão dos filmes anteriores. Assistir a uma sequencia depois de algum tempo, faz com que você se perca na história por não lembrar de certos fatos relevantes. Valeu!!

    ResponderExcluir
  5. Mas afinal, a Alice era funcionaria da Umbrella ou apenas foi uma cobaia de teste? tenho duvido da origem dela, se tiver mais informações comenta ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alice era funcionaria, lá no primeiro filme. Ela trabalhava pra Umbrella e decide roubar o vírus, mas o "marido" dela descobre e espalha o vírus no laboratório. Quando apenas ela e o cara mordido sobrevivem no fim, a Alice é meio que tomada como "propriedade" e usada como cobaia.

      Ela era na Umbrella uma "espiã" disfarçada que fingia viver com um marido falso pra proteger a mansão - que é uma saída escondida do laboratório. Então já tinha umas habilidades de luta. Durante o primeiro filme ela só não sabe disso porque um gás apaga a memória dela.

      Espero que isso ajude. Qualquer coisa, só perguntar.

      ~Dana Martins

      Excluir
    2. Dps do 5o acho q ela e boa parte do elenco são apenas clones

      Excluir
  6. -depois de Resident Evil 4 - Recomeço o que acontece com Claire e Chris???

    ResponderExcluir
  7. Resident Evil 6 pode ser o último filme da franquia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ouvi boatos, mas realmente não sei :(

      Excluir
    2. O nome ja diz: The final chapter. Então é o ultimo dessa série. Se fizerem outros deve ser reboot

      Excluir
  8. Só tenho uma duvida.....sobre R.E...oque aconteceu com Claire e Chris ? eles nao aparecem no 5º filme por que ?

    ResponderExcluir
  9. Onde foi parar a Jill no terceiro filme? Algum filme explica como ela foi virar vilã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece nos games tbm... Ela sofre uma lavagem cerebral da umbrela

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Onde foi parar a Jill no terceiro filme? Algum filme explica como ela foi virar vilã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... os filmes têm muuuito problema de continuidade. Quando eu fui assistir o 3º parecia que tava faltando um filme no meio! Mas teoricamente: depois do 2º filme a Alice se separou da Jill e do Carlos, porque percebeu que a Umbrella tinha mexido nela e queria ficar longe de tudo e todos pra não se tornar um perigo nem ser usada como arma. Nesse meio tempo, o vírus se espalhou pelo mundo inteiro, o Carlos se juntou aos refugiados da Claire (como vemos no filme). E em algum momento no meio disso a Jill foi capturada pela Umbrella e sofrido a lavagem mental/manipulação.

      O que dá a entender, juntando filme e um pouco o que sabemos do jogos: a Umbrella já tá atrás da Jill desde o acontecimento em Raccoon City e, ao mesmo tempo, a Jill tá trabalhando contra a Umbrella/pra salvar o mundo dos zumbis. Em algum desses encontros ela é capturada e acontece aquilo. É importante reparar que ela não é vilã porque quer, ela tá sendo controlada, tanto que no 5º filme depois que a Alice quebra o controle, ela foge de boa da Umbrella.

      Excluir
  12. Ola Danda ! parabens pelo post. So queria entender porque o suposto marido de Alice no primeiro filme contaminou todos na Colmeia? Foi só porque ele soube que a Alice ia pegar uma amostra do T virus? Bjus

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião, eu vir uma entrevista com o diretor Paul que é marido de Milla Jovovich falando que a idéia não era trazer o jogo pro filme e sim alguns aspectos, a proposta foi colocar uma mulher pra ser o personagem principal e mostrar que um filme de terror com ação lutas etc... Pode ser feita muito bem por um sexo feminino, o filme não deixa nada a desejar a historia por mim está sendo bem contada basta prestar atenção no filme e eu acho isso espero que saia logo o 6 bjos
    Mateus Meneses.

    ResponderExcluir
  14. O que acontece com a menina do 2 para o 3 ? Kkk Ela desaparece

    Ass:eu ué

    ResponderExcluir
  15. Quero muito saber oque aconteceu com a Claire <3 Amo muito ela..

    ResponderExcluir
  16. Eu queria saber se no 5 quando o Carlos e a rain aparecem eles vivem ou são clones?
    E se aquela menina é filha dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sei, mas acho que são clones, todo mundo que tava na umbrella.
      e não, a menina não é filha dela

      Excluir
  17. Sem dúvida que esses filmes do RE devem estar entre os piores da história do cinema, seja por suas estórias mal feitas, clichês a perder de vista, suspense quase zero, etc. Fui e ainda sou fã dos jogos de RE, porém não há muita relação entre as estórias dos dois. Sobre o tema de zumbis, com certeza que Walking Dead dá de banho e sobra em RE. Os temas são muito cabeça em Walking Dead, as estórias são bem elaboradas e realistas. Migrei para a série porque nela sim há o espírito de suspense que deve haver em filmes desse tipo.

    ResponderExcluir
  18. Essa serie é muito furada, na cara dura mesmo. Mas com algumas d as suas explicações deu pra tapar alguns furos..não todos mas alguns. No 3 diz q o vírus destruiu ate os mares transformando a terra em deserto... Isso é ignorado nos posteriores na maior cara dura. As dezenas de clones da Alice vistas no final do 3o onde estão? No início do 4 so aparecem no máximo umas 10. A hora em q Alice enfrenta Wesker no tiltrotor, É de impressionar a burrice do dele nessa hora. o tiltrotor cai pq o inteligente larga os controles e deixa a nave sem comando pra brigar com a Alice. E bom no fim do 4o ja sabemos q o vírus faz ele sobreviver a essa queda mas chris e Claire acham que derrotaram ele com aqueles tiros... Tipo... A Alice tava lá vendo... Alem do mais ele se move super rápido mas não conseguiu se esquivar dos tiros da Alice q ja estava humana normal... Enfim posso prolongar essas listas de furos por muito tempo. Nao sei como essa serie conseguiu chegar ja no 6o filme... É ruim demais

    ResponderExcluir
  19. E quanto ao Cris? Ele morreu mesmo no Quarto filme?

    ResponderExcluir
  20. Resumo dos Filmes Resident Evil: "Lutas, Zumbis e muitas mortes" kkkkk

    ResponderExcluir
  21. Eu queria fazer uma pergunta por acaso você sabe ou faz alguma ideia do que aconteceu com cris redefield,leon,ada wong e jill valentine?

    ResponderExcluir
  22. Artigo antigo, mas relevante até hoje. Não vi, até agora, melhor resumo que esse. Parabéns e obrigada! <3

    ResponderExcluir

Posts Populares