adaptação adaptações

Status das Adaptações: Cidade dos Ossos

12.8.12Igraínne


Esse é o lugar para falar da adaptação cinematográfica de Cidade dos Ossos aqui no CC! Estávamos reunindo as notícias lá no Status das Adaptações original, mas foi surgindo tanta coisa para falar que decidimos abrir um post específico. Aqui você vai saber em que pé estão as adaptações e quais foram as últimas principais notícias.


Para quem quer conhecer: Cidade dos Ossos é o primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais, escrito pela Cassandra Clare. Aqui no Brasil, os livros são publicados pela Galera Record, e a primeira trilogia - ou o primeiro ciclo da história, como muita gente chama - já foi lançada por completo. Nós já fizemos uma indicação especial para você saber sobre o que é e o que nós achamos, veja aqui.

>>>Últimas notícias
Aqui é o lugar onde vamos listar os últimos acontecimentos/notícias importantes (mais recentes em cima).

(04/08/2012) Para quem está reparando na "falta" de notícias de Cidades dos Ossos, é porque não tem acontecido muita coisa. Vou colocar aqui um pequeno resumo/comentário:

Eles continuam a gravação, outros atores já estão aparecendo em Toronto fora o grupo principal. Godfrey Gao, que fará o Magnus, parece estar a caminho, além de um dos ajudantes do Valentim, o Eric. O vampiro que rouba o rato-Simon e o Luke também já estão por lá. 

Os lugares que já foram vistos: O Instituto, o Hotel Dumort, o bar onde a banda do Simon aparece, o clube Pandemonium do início do livro, a livraria do Luke, e também mais algumas cenas na rua... Recentemente, uma imagem de uma moto (será AQUELA moto?) foi vista sendo carregada. Imagens da livraria e moto aqui.

Parece que esses dias ocorreu um problema de alguém da equipe que estava divulgando as fotos de dentro do set e ainda arrumou confusão, então parece que eles estão bloqueando um pouco mais.

Alguns atores, como o Hodge e a que fará a mãe da Clary, talvez nem sejam vistos. Ambos devem participar apenas de filmagens internas, a não ser que criem algum flashback. Principalmente a mãe da Clary, que metade de sua "aparição" no livro pode ser feita até pelo telefone. HUAHA

E se você ainda tem duvida de que o Kevin Zegers é bom... bem, ninguém que pode negar que ele é bom. Veja.

(27/08/2012) Cassandra Clare confirma que o responsável pela trilha sonora instrumenta será Gabriel Yared. Veja a notícia.

(27/08/2012) Jonathan Rhys-Meyers, o Valentim, já foi visto em Toronto.

(24/08/2012) As gravações estão previstas para durar até novembro e ocorreram de segunda a sexta.

(22/08/2012) Parece que o vampiro Raphael não estará em Cidade dos Ossos. Veja a notícia.

(22/08/2012) Novos atores no elenco! Harry Van Gorkum como Alaric, Chris Ratz como Eric e Elyas M'Barek como um vampiro (não o Raphael) entraram. Parece que amanhã teremos página oficial do filme no facebook. Veja aqui o resumo.

(20/08/2012) As filmagens finalmente começaram! Já estão saindo imagens dos atores no set e das filmagens de uma cena. Veja aqui o que está acontecendo.

(20/08/2012) St. James' Cemetery & Crematorium foi o lugar escolhido para filmarem o Instituto. Via.

(16/08/2012) Cassandra Clare janta com parte do elenco e com o diretor em Toronto, no Canadá. Na foto podemos ver que Lily, Jemima e Kevin já pintaram os cabelos para as filmagens que começam na próxima segunda (20). Via. 

(13/08/2012) Para quem está preocupado com o elenco do resto da família Lightwood (pais e o Max): eles só aparecem no início de Cidade das Cinzas. Além disso, ainda não há informações sobre a caracterização dos atores. Via.

(13/08/2012) O set para as filmagens já está sendo construído e atores treinando. Informação oficial de que as filmagens começam 20 de agosto. Via.

(12/08/2012) Os responsáveis pela escolha dos atores para o Raphael, Alaric e Eric (amigo do Simon) não estão sendo feitas pelas mesmas pessoas que escolheram o elenco principal. É o escritório canadense. Via.


Ficha
Cidade dos Ossos (ainda não confirmado título oficial em português)
The Mortal Instruments: City of Bones
Diretor: Harald Zwart
Roteiro: Marlene King, Jessica Postigo
Site Oficial
Elenco
Veja qual ator vai fazer qual personagem aqui (ou qual ainda falta a ser decidido).

Jace Wayland - Jamie Campbell Bower
Clary Fray - Lily Collins
Simon Lewis - Robert Sheehan
Isabelle Lightwood - Jemima West
Alec Lightwood - Kevin Zegers
Magnus Bane - Godfrey Gao
Valentim Morgenstern - Jonathan Rhys-Meyers
Hodge Starkweather - Jared Harris
Luke Garroway - Aidan Turner
Jocelyn Fray - Lena Headey
Irmão Jeremiah - Stephen R. Hart
Madame Dorothea - CCH Pounder
Emil Pangborn - Kevin Durand
Samuel Blackwell - Robert Maillet
Raphael Santiago - Não estará no filme
Vampiro braço direito do RaphaelElyas M'Barek
Alaric - Harry Van Gorkum
Eric - Chris Ratz

>>>Resumo de tudo o que aconteceu até aqui

Troca de diretor e roteirista. Antes, o projeto estava nas mãos do diretor Scott Stewart, mas depois de muito bafafá, foi divulgado que Scott estaria de fora. Quem vai dirigir agora é o Harald Zwart-Helmed, o mesmo diretor de "O Agente Teen", "A Pantera Cor-De-Rosa 2" e "Karatê Kid". O roteiro ficou por conta de Marlene King, a mesma da série Pretty Little Liars.
*Muita gente diz que Scott deixou o projeto por conta de uma briga ou algo do gênero, embora não haja qualquer informação oficial a respeito. Essa confusão com diretor foi só a primeira de muitas que já aconteceram.

Confusão de  produtoras. A coisa toda ia ser adaptada pela produtora Screen Gems (Sony), mas depois eles desistiram do projeto. Não se sabe ao certo por que, mas eles caíram fora. Na verdade, ao que parece, é provável que eles nunca nem sequer tenham se envolvido no filme. A Constantin Films, que sempre deteve os direitos, apesar de toda essa confusão, continuou ali firme e forte, e por fim, se juntou à produtora Unique Features para anunciar que o projeto ainda estava de pé. Quanto à Sony em si, eles disseram que jamais abandonaram o filme, que apenas a Screen Gems havia saído da jogada. Na época, até saiu uma notícia dizendo que foi tudo um mal entendido e que o filme jamais foi cortado de coisa alguma. Maaaas, em abril desse ano, porém, a Sony/Screen Gems voltaram oficialmente ao filme, embora o diretor ainda continue sendo o Harold. 

Alex Pettyfer
A grande questão - que deu o que falar - foi a escolha do ator para o Jace Wayland. Eu lembro de uma vez a Cassandra Clare falar algo como "o papel é do Alex Pettyfer, se ele quiser fazer". E ele era mesmo o preferido de todo mundo. Mas no final a confusão e boatos de atores foi tão grande que nem a própria Cassandra Clare sabia direito o que estava acontecendo. No final das contas, o Jamie Campbell Bower foi escolhido, a revolução de desagrado rolou e ficou por isso mesmo.

Ainda assim, muita gente ainda continuou com um pé atrás. A história de que esse filme estaria sendo pré-produzido/produzido rola desde 2010, e já estamos em 2012 e nada. Pelo menos até uns meses atrás.

No momento. Agora parece que a coisa vai pra frente de verdade. Depois de todo esse tempo de ansiedade e confusão, há notícias concretas aparecendo praticamente todo dia. Já temos uma data de lançamento (23 de agosto de 2013) e as filmagens estão previstas para começar perto do próximo dia 15 de agosto em Toronto. No momento, pelo menos Lily Collins e o Jamie Campbell Bower já estão no Canadá com a Luiza e treinando para as gravações começarem.

Ainda faltam ser anunciados o Raphael Santiago e Alaric. No site oficial, você pode ver o rostinho de todo mundo. E, vale lembrar, as últimas notícias quanto à produção sempre são confirmadas no tumblr da autora, Cassandra Clare.

>>>Curiosidades


A Cassandra (autora do livro) deu uma declaração dizendo que na verdade quem ia interpretar o Alec era o Ed Westwick (Chuck Bass de "Gossip Girl", foto ao lado), mas acabou sendo o Kevin por conta da agenda lotada de Ed em GG. Particularmente, acho o Kevin uma escolha melhor que o Ed, então estou feliz com a troca.


Depois do Jace Wayland, o personagem que mais rendeu discussão após a escolha foi o Magnus Bane. Não que o Godfrey Gao seja ruim para o papel, é que as fãs americanas não imaginavam o Magnus tão asiático assim. Yep, a confusão foi porque muita gente achou ele muito "asian" para o papel. Cassandra Clare apareceu com a havaiana de pau e dados concretos da origem de seu personagem e calou todo mundo. O que não é muito difícil de acontecer quando se olha para o Godfrey Gao (foto abaixo).

Novamente, da série "Fãs Descontentes Com A Escolha". Outra coisa que tem rendido muito comentário é a idade dos atores. Mais um pouco não dá para saber quem é filho de quem nessa história - se é que alguém tem filho. Muitos fãs acharam os atores dos personagens adolescentes muito velhos (reação que ficou mais forte com a escolha do Kevin Zegers, que faz 28 anos em setembro, como Alec, de 18). Enquanto personagens mais velhos com atores novos (o Aidan Turner, que fará o Luke, "amigo" da mãe da Clary, tem 29 anos). Calma aí, nefilins não envelhecem?

O grande boato que anda rolando é que Jamie e Lily, enquanto estão se preparando para as filmagens que começam ainda esse mês, lá em Toronto, no Canadá, talvez estejam passando tempo demais juntos. Saíram fotos deles dois andando de mãos dadas, mas há quem suspeite desse suposto romance, principalmente porque as qualidades das fotos são muito boas. Paparazzis não costumam ter fotos em tão boa qualidade. Você pode tirar suas próprias conclusões aqui e aqui.

Se você quiser saber mais sobre o livro em si, a gente fez uma CCIndicação aqui.

Caso você queira saber mais sobre outras adaptações, você pode conferir nosso post especial sobre o assunto. Só clicar.

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Oi Igra :D

    Eu meio que boiei no post, já que ainda não li nenhum dos livros da trilogia. Mas pretendo ler pelo menos o primeiro antes da estreia do filme (:
    Uma das poucas coisas das quais eu posso falar é essa coisa da escolha de atores velhos para papéis jovens. GENTE, SÉRIO. Os produtores, diretores, ou sei lá quem é que escolhe os atores não enxergam isso? Estou cansado de ver filmes com personagens "colegiais" com atores de quase 30 anos. Por favor né. Espero que isso não interfira na qualidade do filme, assim como ocorreu em Percy Jackson e os Olimpianos.
    Enfim, só nos resta aguardar e acompanhar as novidades até o tão aguardado lançamento do filme...

    Abraços o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Paulo se intrometendo* Então, para ser sincero, eu não me importo com atores mais velhos. Para mim, na maioria das vezes vale muito mais a qualidade da interpretação do que uma fidelidade à idade do personagem.

      E sobre Percy Jackson, eu até concordo com os atores mais velhos. Tipo, para eles conseguirem realizar o filme com o roteiro que eles fizeram (que é praticamente uma nova história), eles precisavam mudar a idade do Percy de 12 para 16 anos. E acredito que eles tenham mudado também por causa do público que eles queria atrair. Não é como se fosse o primeiro filme de HP, quando tinham poucos filme do estilo, que você queria fisgar um público jovem e envelhecer com eles. Eles queriam puxar o público que assistia (e lia) HP e conquistar outros fãs. Veja bem, eu não estou DEFENDENDO o filme horrível que é "Ladrão de Raios", só estou dizendo que o que eles fizeram é compreensível e aceitável.

      Excluir
    2. Oi, gente!

      João, eu concordo com você sobre os atores mais velhos para personagens mais jovens ser um pouco... hm... frustrante, para dizer o mínimo. Mas o Paulo disse uma coisa que faz sentido: a interpretação tem que ser boa e etc. MAAAAAAAAAAAAAAAS, Percy Jackson foi uma questão de necessidade, por causa de todo o objetivo que eles tinham com o filme (atrair certo público, tudo isso que o Paulo disse mesmo). Só que, diante dos fatos, fico me perguntando se vai acontecer a mesma coisa com Cidade dos Ossos... Se vão distorcer a história *pânico só de pensar*

      O jeito é esperar.

      Beijão,
      Igra M.

      Excluir
    3. Então, como o Paulo disse, até que eles tinham bons motivos pra colocar os atores mais velhos no filme... eles tem mais experiência e podem ter deixado o filme melhor do que atores de 11 ou 12 anos fariam. Só que acho assim... para quem é fã de algum livro e está esperando uma adaptação fiel, é meio revoltante. Perde muito a essência do personagem e da história em geral... é como se, no primeiro filme de Harry Potter, colocassem o trio principal com a idade que tem nos últimos. Seria estranho S: Bom, eu digo isso falando como fã das séries (Harry Potter e Percy Jackson), pois avaliando como um crítico apenas do filme, as decisões de atores são bem razoáveis. Mas acho que essa coisa de idade dos personagens é algo bem pessoal mesmo.

      Excluir
  2. "Cassandra Clare apareceu com a havaiana de pau e dados concretos da origem de seu personagem e calou todo mundo. O que não é muito difícil de acontecer quando se olha para o Godfrey Gao (foto abaixo)."
    HAUHAUHUAHUAHUHAUHAHUHAHAUHAUHAUAHAU ADOREI QUANDO ELA FEZ ISSO!

    ResponderExcluir

Posts Populares