2012 a culpa é das estrelas

Encontro com autores na Bienal 2012, parte 2

9.8.12Paulo V.



Bom dia (ou tarde ou noite ou sei lá)! Esse post é a segunda (e última) parte do post sobre os autores que estarão de hoje até dia 19 na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Anhembi. Na primeira parte, falei sobre os autores internacionais que estariam no evento (se você não viu, clique aqui) e hoje é o dia de falar sobre os autores nacionais e um extra, os eventos legais da bienal.

E, bem, como vocês já sabem tem muuuitos autores nacionais e não dá para falar de todo mundo. Por isso, tive que fazer uma (difícil) seleção dos autores que eu ia falar sobre, mas vocês sempre podem ver toda a programação da Bienal no próprio site do evento.

Então prendam bem os seus cintos que a viagem já vai começar. (não sei de onde nem porquê eu disse isso, vocês podem ignorar)

Separei os autores que eu vou comentar em dois grupos, os da literatura fantástica e o do Young adult contemporâneo. E, bem, ninguém melhor para começar o lado fantástico do que o Raphael Draccon. Ele é autor da série “Dragões de Éter” (a Igra aqui do blog adora e eu até tenho os livros, mas ainda não li), do livro de terror “Espíritos de Gelo” e o livro fantástico que está lançando na bienal, “Fios de Prata – Reconstruindo Sandman”. Particularmente, eu ADOREI o plot do novo livro (veja aqui), gostei de verdade, mas não gostei de uma coisa: o subtítulo. Tem a ver com a história, sim, mas me pareceu muito mais uma tentativa de vender mais. ;x

Agenda do Raphael Draccon: Dia 11/08, 16h: Fotos com o autor e os personagens de seus livros no estande do Submarino; Dia 11/08, 18h: Evento do autor com os personagens de Dragões de Éter e sessão de autógrafos de “Fios de Prata” no estande da Leya.

Outra escritora de literatura fantástica é a Carolina Munhóz. Ela tem dois livros lançados, o “A Fada”, que saiu ano passado pela Novo Século e o recém-lançado pela Fantasy, “O Inverno das Fadas”. Seu segundo livro é bem interessante, ele fala do “tipo” de fada chamada Leanan Sídhe, as fadas musas que dão inspiração à homens e mulheres famosos. Além a Bienal, ela, o Draccon e a Alyson Noël vão fazer um tour em livrarias de São Paulo, mais informações aqui.

Agenda da Carolina Munhóz: Dia 11/08, 15h-18h: Sessão de autógrafos com a autora.

Não podíamos de deixar de falar, é claro, do Eduardo Spohr. Ele é autor de “A Batalha do Apocalipse” e a série “Herdeiros de Atlântida”, que conta apenas com o primeiro volume lançado, o “Filho do Éden”. O autor vai fazer um bate-papo e uma sessão de autógrafos junto com o autor Fábio Yabu. Ele publicou um livro infanto-juvenil (mas não fantástico), o “A Última Princesa”. O livro é muito legal e é uma “releitura” da história da Princesa Isabel. Veja a minha resenha aqui. Recentemente, ele também publicou uma releitura bem bacana do conto da Branca de Neve com zumbis e tudo mais, saiba mais aqui.

Agenda do Spohr e do Yabu: Dia 19/08, 18h: Sessão de autógrafos com os dois autores no auditório Lygia Fagundes Telles com sessão de autógrafos em seguida, essa no estande da Record.

Se você gosta de boas histórias de vampiros, com certeza conhece o André Vianco. Ele tem vários livros e séries com esse tema, entre eles “O Turno Da Noite”. E é exatamente a adaptação para quadrinhos dessa série que o autor vai lançar na bienal.  O desenho é do Denilson Santtos e, pela capa, parece ser de boa qualidade.

Agenda do André Vianco: Dia 12/08, 11h: Bate-papo sobre vampiros e lobisomens com Sarah Blakley-Catwright, Marta Argel, Giulia Moon e Santiago Nazarian; Dia 11/08, 13h: Sessão de autógrafos no estande da Novo Século; Dia 18/08, 18h: Sessão de autógrafos no estande da Novo Século.

Para terminar o lado fantástico, temos o Douglas MCT. Em 2010 ele havia lançado o primeiro livro de “Necrópolis”, “A Fronteira das Almas”, pela editora Draco e ele está relançando-o (com uma capa linda, diga-se de passagem) na Bienal pela editora Gutenberg, a mesma do seu outro livro, “O Coletor de Almas”. Necrópolis me interessa bastante, ele conta a história de Verne Vípero, um rapaz que descobre um jeito de salvar a alma do irmão e embarca em uma aventura.

Agenda do Douglas MCT: Dia 12/08, 16h: Sessão de autógrafos no estande do Grupo Autêntica.

Começando o lado dos livros YA contemporâneo, vamos falar do Enderson Rafael.  Ele já tem um livro publicado, o “Todas as estrelas do céu”, e agora está lançando o “Três Céus” pela Gutenberg. Confesso que a primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi a capa, que é linda, mas depois que li a sinopse fiquei com ainda mais vontade de comprar o livro. Ele conta a histórias de três pessoas diferentes que trabalham voando por aí, um é comandante de voo, outro comissário de bordo e a outra é aeromoça.

Agenda do Enderson Rafael: Dia 18/08, 16h: Sessão de autógrafos no estande do Grupo Autêntica.

Outra autora que vai estar na Bienal e é super simpática é a Iris Figueiredo. Ela, além de blogar no Literalmente Falando, é autora do “Dividindo Mel”. O livro conta a história de uma menina que termina namoros na mesma velocidade que os começa e que, depois de conhecer um bonitão na rua e pensar bem sobre os sentimentos em relação ao seu melhor amigo, fica divida entre os dois. O livro é bem divertido e eu já o resenhei aqui.

Agenda da Iris Figueiredo: Dia 11/08, 15h e dia 12/08, 15: Sessão de autógrafos no estande da editora Vermelho Marinho; Dia 14/08, 18h: Bate-papo sobre vlogs e blogs no espaço # Você + Quem = ?.

E, para terminar, temos duas autoras de livros chick-lit (eu odeio o termo, maaas) muito conhecidas, a Thalita Rebouças e a Paula Pimenta. A Thalita tem vários livros, entre eles a série “Fala sério” e na bienal estará divulgando o mais recente, o “Fala sério, filha!”. E a Paula tem a série “Fazendo o meu filme”, que teve o quarto e último volume publicado esse ano, a série “Minha vida fora de série”, um spin-off da primeira, e agora lança o livro “Apaixonada por palavras”. O livro é, na verdade, uma coletânea de crônicas onde a autora escreve, como ela mesma, sobre o cotidiano, etc.

Agenda da Thalita Rebouças: Dia 11/08, 11h: Bate-papo com a Cecily Von Ziegesar e a Paula no espaço # Você + Quem = ?; Dias 11/08, 12/08, 18/08 e 19/08 das 14h às 17h: Sessão de autógrafos com a autora no estande da Rocco.

Agenda da Paula Pimenta: Dia 11/08, 11h: Bate-papo com a Cecily Von Ziegesar e a Thalita no espaço # Você + Quem = ?; Dia 10/08 e dia 11/08, das 14h às 15h30: Sessão de autógrafos com a autora no auditório Lygia Fagundes Telles.
  
Outros autores:

Luiza Trigo (“Carnaval”) – Dias 18/08 e 19/08, 18h: Sessão de autógrafos no estande da Rocco.
Chico Anes (“O Sonho de Eva”) – Dia 12/08, 16h: Bate-papo com o autor no estande da Novo Conceito; Dia 12/08, 17h: Sessão de autógrafos com o autor no estande da Novo Conceito.
Maria Clara Guerreiro (“A Filha da Minha Mãe e Eu”) – Dia 12/08, 19h: Sessão de autógrafos no estande da Novo Conceito.
Tammy Luciano (“Garota Replay”) – Dia 17/08, 19h: Sessão de autógrafos no estande da Novo Conceito.
Fernanda Saads (“Do Seu Lado”) – Dia 19/08, 15h: Sessão de autógrafos no estande da Novo Conceito.
Carol Sabar (“Como quase namorei Robert Pattinson”) – Dia 11/08, 16h-18h: Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora no estande do Grupo Editorial Pensamento.
Carina Rissi (“Perdida”) – Dia 18/08, 15h e dia 19/09, 10h: Sessão de autógrafos no estande da Baraúna.
Babi Dewet (“Sábado à Noite”) – Dia 11/08, 19h: Sessão de autógrafos no estande da Saraiva.

>>>Extra – Eventos

Bem, algumas editoras vão fazer eventos bem legais e embora esse não seja o tema dos posts, eu precisava comentá-los, haha.

No dia 10/08, às 19h, a jornalista Karina Andrade, da rádio 89fm, vai fazer um bate-papo com o tema “Literatura: você compartilha essa ideia?" no estande da Novo Conceito. Já no dia 11/08, às 16h, vai ter a festa de lançamento da editora Seguinte no estande da Companhia da Letras. Nós já falamos sobre aqui e parece se bem legal, vale a pena ir.

Esse evento é o melhor de todos: o Dia A Culpa é Das Estrelas. Bom, pelo especial #CulpaDoJohnGreen vocês devem ter percebido o quanto eu amo esse livro e a Intrínseca está fazendo de tudo para que muitas e muitas pessoas o leiam. Tanto que no dia 11/08 vão ter atividades, exibição de vídeos e bate-papo das 11h até às 19h no estande da editora e o mais legal: são os nerdfighters que estão organizando muitas coisas. :D

Então está terminado a agenda-de-coisas-legais-que-vão-acontecer-na-bienal-e-eu-iria-se-fosse-para-São-Paulo. *chora* Espero que vocês tenham gostado. Comentem aqui embaixo o que vocês gostariam de ir, se vão, etc.

Ah! Vale a pena ver a programação que o blog Who’s Tanny? fez, está bem legal. E o Livros & Citações também tem uma lista bem completa. Além disso, no Brilho das Estrelas já tem um "sneak peek" de como a Bienal está esse ano!

Parte 1, 2
Até! o/

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi Paulo :D

    Adorei o post! Não conhecia nenhum dos autores que estão na bienal, exceto a Carolina Munhóz e a Thalita Rebouças (conheço só de nome mesmo, nunca li nada delas). O engraçado é que, lendo o post, eu me interessei por vários livros que você citou... isso porque eu nem sabia que o gênero Fantasia era tão popular por aqui. Adoro as dicas de vocês e, como sempre digo, o CC abriu novos horizontes de leitura pra mim. Com certeza vou pesquisar mais sobre os livros e ler algum(ns) deles num futuro próximo u.u
    A parte chata é que eu moro longe da capital e não há possibilidade alguma de eu ir pra um evento legal assim... o jeito é acompanhar os lançamentos pela internet e selecionar o que me interessa, porque ver os autores pessoalmente e pegar autógrafo? Impossível ): (pelo menos minha amiga linda e gentil vai me dar um exemplar de "O Inverno das Fadas" autografado de aniversário, já que a Carolina vai passar na cidade dela o/).
    Enfim, vou procurar mais sobre os livros que me interessei e, caso eu leia alum deles, comento com vocês (: Parabéns pelo post e obrigado pelas informações.

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  2. Posts sobre a bienal me deixam depressiva.
    Ponto final

    ResponderExcluir

Posts Populares