an abundance of katherines colaborador

A Culpa é do John Green, dia 5 - Outros livros

20.7.12Renato


[Nota do Paulo: Olá, hoje vocês vão ficar com o Renato Augusto do The Review Kingdom. Enjoy.]


Oi pessoal! E aí, como estão? Felizes com a Semana A Culpa é do John Green? ANSIOSOS PELO POST DE HOJE AQUI DO CONVERSA CULT? Pois bem, eu sou o Renato, um convidado especial, e vou falar um pouco sobre os outros livros do John Green.

Estamos mostrando aqui e nos outros blogs que estão colaborando com a Semana Green sobre o livro A Culpa é das Estrelas, lançado pela Intrínseca este mês. Mas esse não é o único livro do John não! Falarei um pouco sobre os outros 3 livros solos do John e os outros 2 em que ele fez um tipo de "participação especial". Vou colocar uma pequena descrição do livro, a capa, e logo depois algumas curiosidades sobre a escrita, o estilo e até mesmo, as adaptações cinematográficas dos livros!


Pra começar, e indo por ordem de lançamento, vou falar um pouco sobre o livro "Quem é você Alasca? - O Primeiro Amigo, A Primeira Garota e as Últimas Palavras", publicado pela Editora Martins Fontes aqui no Brasil em 2010. Nos EUA, o nome é "Looking for Alaska" e ele foi lançado em 2005.
O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente que está saindo de sua casa na Flórida e indo para a Escola Preparatória Culver Creek, em Alabama. Miles possui um interesse um tanto quanto peculiar de aprender as últimas palavras de pessoas famosas, e se baseia nas últimas palavras de François Rabelais (um poeta francês), "Saio em busca de um Grande Talvez", para reger sua vida e impulsionar seu futuro.

No Alabama, ele conhece Chip Martin, seu novo colega de quarto, e Alasca Young, uma garota conhecida de Chip. Acontece que ao chegar em seu novo lar, ele acaba fazendo uma pegadinha nada legal com Chip e Alasca, o que resulta em uma guerra permanente de pegadinhas entre Alasca, Chip e Miles. Entre essas e outras, eles acabam descobrindo novos conceitos do que seria "quebrar as regras", do que é perigo e do que são atividades ilícitas (como fumar e beber no campus).

Enquanto isso, Miles vai se apaixonando por Alasca, mas descobre que a vida nem sempre tem os caminhos que planejamos. O livro trata bastante sobre culpa e sobre o quanto nos sentimos responsáveis por coisas que nem sempre cometemos.

Curiosidades:

- O livro foi bastante polêmico quando lançado nos EUA, porque possui algumas cenas de sexo explícito e foi utilizado por alguns professores em escolas para adolescentes de 16/17 anos. Alguns pais reclamaram e disseram que o livro era "nojento e pornográfico", porém, no vlog, o John explica que na verdade o livro só contém essas cenas porque ele quis retratar o quanto o ato sexual pode ser estranho e sem sentido e o quanto ele é superestimado na adolescência, mas foi mal interpretado.

- Os direitos do livro foram comprados pela Paramount Pictures, em 2005, mas acabou havendo uma falta de interesse da Paramount e a produção foi interrompida por tempo indeterminado. E o filme tem até um roteiro assinado pelo Josh Schwartz pronto, aliás, o John diz ter amado o que o Josh fez nele.

- O livro ganhou o prêmio Michael Printz, da American Library Association e é dividido em duas partes: "Antes" e "Depois".

O segundo livro publicado pelo John foi "An Abundance of Katherines(algo como "Uma Abundância de Katherines" em português), em 2006. O livro não foi publicado no Brasil.

Ele conta a história de Colin Singleton, um cara que já namorou 19 Katherines e foi chutado por todas elas. Ele ama anagramas e tem dezessete anos.

Ele é um adolescente prodígio, mas ainda não se tornou um gênio porque ainda não teve um "momento Eureka", como ele mesmo diz, e está tentando provar que existe uma equação que mostra exatamente o tanto de tempo que um relacionamento irá durar, baseado em todos os seus fracassos.

Depois de se formar no ensino médio, seu único e melhor amigo o convence a sair em uma viagem para relaxar a cabeça. Nessa viagem, coisas irão acontecer, pessoas irão ser conhecidas e talvez Colin descubra que a vida não obedece um sentido lógico.

Curiosidades:

- O livro ganhou um título de honra no Prêmio Michael L. Printz, e recebeu reconhecimento como um dos melhores livros Young Adults (YA) pela American Library Association.

- Logo após o lançamento do livro, John falou em um vídeo que os direitos do livro haviam sido comprados para uma adaptação cinematográfica e que ele seria o escritor do roteiro, mas não houve nenhuma outra notícia sobre isso desde aquela data.

O terceiro livro lançado por John foi "Paper Towns", publicado em 2008 nos Estados Unidos, sem publicação no Brasil.

Nesse livro, Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman, dois adolescentes, certa noite se vestem de preto e começam uma busca por vingança de todas as pessoas que um dia já fizeram mau à eles. O modo de agir é invadir a casa das pessoas, pixar um "M" azul na parede e deixar um peixe de presente.

Mas depois dessa fatídica noite em que Quentin e Margo se vingam de muitas pessoas, ela desaparece misteriosamente, deixando apenas algumas pistas para Quentin saber onde ela está. Ele e alguns de seus amigos, então, começam a procurar por Margo, decifrando pista por pista.

Curiosidades

- Ficou em quinto lugar na lista de bestsellers do New York Times.

- Ganhou o Edgar Award em 2009 com o Melhor Livro Young Adult.

- Durante o livro, as "paper towns" (cidades que só existem em mapas mas, na verdade, não existem) são mencionadas várias vezes, e Green uma vez disse que sua primeira experiência com Paper Towns ocorreu em uma road trip no primeiro ano de faculdade. Ele e seus companheiros de viagem foram até uma cidade na Dakota do Sul chamada Holen. De acordo com Green, a história de uma cidade que existe no livro é, em sua maioria, verdadeira.

- John anunciou em seu vlog que os direitos do filme de Paper Towns haviam sido adquiridos pela Mandate Pictures e Mr. Mudd. Ele escreveu o primeiro esboço do roteiro. No entanto, em 2010, Green anunciou que era improvável que o filme fosse feito, devido a uma divergência de opiniões sobre "o que faz um filme ser bom".

O último livro solo lançado por John foi "A Culpa é das Estrelas".

Depois disso, ele tem outros 2 livros em conjunto com outros autores e vários contos.

O primeiro deles é "Let It Snow: Three Holiday Romances", com a Maureen Johnson e a Lauren Myracle. O livro é um YA romântico que se passa na época do Natal e, pelo que dizem, é muito bom. Pra quem não sabe, o John é MUITO amigo da Maureen Johnson e ela chegou até a repôr ele no vlog quando o Henry (filho do John) nasceu.


O segundo é "Will Grayson, Will Grayson", com o David Levithan, outro grande nome do YA internacional. Neste livro, dois adolescentes chamados Will Grayson se conhecem e descobrem que suas vidas são bem diferentes e tomam caminhos inesperados. O livro tem as visões dos dois Will Graysons alternadas.

Espero que eu tenha conseguido mostrar pra vocês um pouquinho mais dos outros livros do John Green e de como ele é premiado por isso! Espero também que vocês tenham ficado com a mesma vontade que eu fiquei de ler os outros livros dele!

Quais outros livros do John vocês MAIS querem ler?



Lembrando que temos  promoções super awesome que vocês deveriam participar e que vocês podem comprar ACeDE com 20% de desconto. Ah, passem daqui a uma hora no Amount of Words para ver o último post do dia!

TAGS: , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Estou louca pra ler Let It Snow !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei o post, super legal! Fiquei com uma vontade imensa de ler "Paper Towns". Gostei das curiosidades! :D

    ResponderExcluir
  3. Tenho vontade de ler Let it snow e Will Grayson, Will Grayson.
    Mas um livro solo dele é o ACEDE, kk

    ResponderExcluir
  4. Mas que mania desse pessoal de comprar os direitos do livro e desistirem do filme depois D:

    ResponderExcluir
  5. Quero ler todos. Adorei a ideia do Paper Towns.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de ler "Let It Snow". Adoroooooo livros que se passam exclusivamente em datas comemorativas.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha escutado falar de Quem é você, Alasca? e Paper Towns, mas nunca tinha ido mais a fundo e procurado saber mais sobre os livros. Todas as histórias dos livros solo dele me pareceram muito interessantes, John Green TEM que ser uma das minhas próximas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *