a culpa é das estrelas CCLivros

A culpa é do John Green, dia 6 - Bilhetinhos

21.7.12Unknown


[Nota do Paulo: Olá, pessoas. Penúltimo dia do especial e eu estou sofrendo porque está terminado. D: Enfim, hoje o post é da nerdfighter Luana Barbosa, vocês podem encontra-la no Twitter. Espero que gostem. o/]

John Green certamente não é só um autor. Além de acumular a função de pai de uma criança de dois anos, é também um vlogger. Mantém com seu irmão Hank Green, desde 2007, o canal do youtube vlogbrothers, que, hoje, possui mais de 700 mil inscritos. Aqueles que assistiam ao vlogs começaram a se identificar como nerdfighters e daí surgiu uma fiel e gigante comunidade virtual. Essa comunidade é composta, na sua maioria, por jovens adultos – o mesmo perfil dos leitores aos quais os livros do John são destinados. Ela gira principalmente em torno dos vídeos que os dois irmãos postam no youtube, mas também em torno dos livros do John, o que fez com que A Culpa é das Estrelas, por exemplo, conseguisse o primeiro lugar entre os mais vendidos no site Amazon poucos dias depois de ter sido colocado em pré-venda (e antes mesmo de o livro estar concluído).

* Foto da nerdfighter Maya Loureiro.


São esses nerdfighters fãs entusiastas dos livros do John que muito felizes ajudam na divulgação dos seus livros; seja fazendo resenhas apaixonadas, indicando para os amigos, emprestando ou dando de presente. As notinhas nedfighters, por outro lado, tentam fazer o caminho contrário: trazem os fãs do autor John Green para a comunidade virtual dos nerdfigthers.

“Para se tornar um nerdfighter, basta querer se tornar um”, é o que diz John Green. Mas nesse mesmo instante existem milhares de potenciais nerdfighters frequentando livrarias, bibliotecas, descobrindo novos livros; ou seja, sendo nerdfighters sem saber. Ao mesmo tempo há nerdfighters solitários em suas respectivas cidades, lamentando por não conhecerem mais nerdfighters onde moram.

As notinhas nerdfighters surgiram com o objetivo de solucionar exatamente esses problemas. Procura alertar os nerdfighters que ainda não sabem que não são nerdfighters diretamente nos lugares mais prováveis de eles estarem, ou seja, entre livros! E alguém que compra os livros do John Green é um ótimo candidato, certo?

Elas normalmente seguem o modelo. “Se você está achou essa nota, você provavelmente é um nerdfighter. DFTBA!” Seguida do endereço do canal dos vlogbrothers no youtube. O próprio John Green explica muito bem como escrever uma dessas notas:

  

A ideia é atribuída à nerdfighter Kristina Horner, em uma proposta em um vídeo para o primeiro Project For Awesome em 2007. Desde de lá, os nerdfighters adotaram o procedimento, que virou fenômeno e prática corrente. Nesse tumblr, em inglês, você pode ver as notinhas que os nerdfighters colocam e encontram nos livros.

Apesar de os livros do John Green não serem tão fáceis de encontrar nas livrarias aqui do Brasil, como nos Estados Unidos, os nerdfighters aqui também adotaram essa prática. É até normal, um pouco menos aqui no Brasil, você encontrar uma nota em um livro quando vai colocar a sua.


A nerdfighter Daniela Goulart, comprovando que 100% made of awesome, fez um vídeo onde coloca notinhas em cópias de A Culpa é das Estrelas (com happy dance como bônus no final).


E, French the llama, ela disponibilizou para nós o modelo de notinha que ela própria fez para colocar nos livros, basta clicar aqui.

É uma forma, como diz a Kristina Horner, mais sublime de formar novos nerdfighters, nem por isso menos divertida. Se você se já se considera um nerdfighter, ou pelo menos acha que os leitores do John Green deviam também assistir os vlogs dele:


------


Lembrando que temos  promoções super awesome que vocês deveriam participar e que vocês podem comprar ACeDE com 20% de desconto. Ah, passem daqui a uma hora no Amount of Words para ver o próximo post. DFTBA!

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. A Daniela é demais, adorei o vídeo dela! E eu estava louca pra entender o porquê desses bilhetinhos, muito amor esses nerdfighters <3

    DFTBA!

    x thanny
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  2. Vou começar a espalhar bilhetinho também \o/

    ResponderExcluir

Posts Populares