amor CCIndicação

Três livros sobre... amor

12.6.12Dana Martins



A Iris Figueiredo tem no blog dela, o Literalmente Falando, uma "coluna" chamada 'Três livros sobre...'. A proposta é pegar um tema e depois escolher três livros dentro dele e comentar sobre cada um, se gostou ou não, as diferenças e semelhanças entre cada um, etc. Nós do CC resolvemos (com autorização da Iris, claro) fazer uma adaptação da coluna e postar aqui no blog. Como somos três na equipe, cada um de nós escolheu um livro dentro do tema - o de hoje em homenagem ao dia dos namorados, o amor - e comentamos a respeito. Quer saber o resultado? É só continuar lendo esse post. (: (E aproveitem o dia dos namorados! haha)


Acho que tem romance em todos os livros na minha estante (menos, imagino eu, na edição de "Código Civil" do meu avô), mas para ser sincera eu quase não li livros focados no romance em si. Deve ser por isso que quando o tema é romance eu lembro de "Três Metros Acima do Céu". Eu li faz muito tempo e "roubado" da minha amiga, mas até hoje eu lembro de partes da história e dos personagens.

A história é básica: Babi uma garota meio "patricinha" e ligada nas regras esbarra com Step, o tipo bad boy. Mas, acho que até por ser de um autor italiano, não é o clichê. Nós vamos conhecendo os personagens e vendo todos os momentos que eles passam nessa relação te quero/não te quero. É jovem, divertido e cria momentos ótimos. Para o dia dos namorados, até dá umas dicas do que fazer (um namorado da Babi faz tipo um "caça ao tesouro" com ela, como no clipe de "Secret Valentine" do We The Kings). Você já deve ter visto algum dos outros livros do Federico Moccia e todos parecem ser focados no romance. fikdik
-Dana Martins


Vocês já devem ter percebido que eu não canso falar de "Um Dia", já falei dele nas indicações para quem procura amor e também já fiz um "Livro vs. Filme" para ele. Acontece que esse livro do David Nicholls é maravilhoso e todos precisam ler. A história é a seguinte: Emma Morley e Dexter Mayhew - ou simplesmente Emma e Dex - se conheceram em 1988, na festa de formatura da universidade. Eles sabem que no dia seguintes seguirão caminhos diferentes, mas como esquecer um ao outro? A história se desenrola e vemos os vinte anos seguidos narrados no Dia de São Swithin - 15 de julho. Entre erros e acertos vemos como a vida e a amizade dos dois foi seguindo depois daquele dia cheio de expectativas para o futuro em 1988. 

"Um Dia" é lindo,  fiquei emocionado com vários trechos, não posso negar. O mais engraçado é que eu não sou nem um pouco fã de livros que focam somente no romance*, Nicholas Sparks e companhia não tem o meu amor. Não consigo me identificar, acho meloso demais (mas tem alguns livros YA que tem bastante foco no romance e que eu gosto), mas mesmo assim "Um Dia" me prendeu. Acho que porque ele tem tudo na mesma medida, o autor não exagerou no "melado" nem no "seco" (?), ficou na medida, "natural". 
*Não posso dizer que não gosto de romance, como a Dana disse, todos os livros que lemos tem romance. E acho isso positivo, porque, por mais eu odeie essa palavra, é o "natural" da vida.

O mais legal de "Um Dia" é que não tem um público que leia mais, todos leem. Para terem ideia, o livro está emprestado com uma tia minha (Ei, você está com o livro há 5 meses e só passou da metade agora. Estou de olho!), depois uma amiga quer e depois ainda vai para meu tio-avô. E o chato é que você vai procurar outros do autor querendo mais um romance lindo mas pode acabar ficando decepcionado, "Resposta Certa" que a Intrínseca está lançando esse mês, por exemplo, parece seguir um estilo bem diferente.

-Paulo V. Santana


A maioria dos livros que eu li continham alguma coisa mais que o romance em si. Na verdade, acho que quase nenhum deles possuía apenas o romance. Não como foco, pelo menos. Acho que foi por isso que eu acabei me voltando para o tio Nicholas Sparks. É meio difícil falar em história de amor sem lembrar dele. Fora que os filmes baseados nos livros são tantos que quase equivalem à quantidade de obras que ele publicou.

Embora eu só tenha lido esse livro dele, acredito que todos devem seguir a mesma linha. Ao menos a maioria. Um casal apaixonado que precisa enfrentar algum tipo de obstáculo para conseguir ficar junto. No entanto, "Noites de Tormenta" talvez seja o livro com os protagonistas mais velhos.  Paul e Adrienne têm ambos mais de 50 anos quando a história começa. E diferente de Diário de Uma Paixão, que faz um retrospecto para quando ambos eram jovens, dessa vez vemos um passado não tão distante assim. Os dois se conhecem já depois de terem tido filhos e já terem sido casados. Durante uma tempestade que dura pouco mais de um fim de semana, os dois são sobressaltados pelo sentimento que julgavam não serem mais capazes de sentir (não depois de tanto tempo por aí).

Adrienne, mãe de três filhos, fica responsável por uma hospedaria enquanto sua amiga (a dona) viaja devido a um casamento. Paul, o único hóspede, se instala no lugar por conta da necessidade de falar com alguém que mora na região. No entanto, o curto período de tempo - que não chega nem a uma semana - é suficiente para fazê-los se aproximar. A aproximação é ainda mais intensa porque há uma tempestade chegando, o que acaba dificultando a saída dos dois do local - mesmo que seja para fazer compras no supermercado. O romance é lindo, algumas passagens são realmente muito boas e embora  eu não tenha a idade deles, é bem fácil imaginar que a maioria das pessoas, ao chegar nessa fase da vida, se sente da mesma forma. É quase familiar, mesmo que de alguma forma seja surpreendente.

- Igraínne Marques

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Sou louca pra ler Três Metros Acima do Céu, ainda tenho esperança que alguém queira trocar comigo no Skoob rs
    Eu sou do contra e não gostei muito de Um Dia, o choque de realidade foi forte demais pra mim...
    Não li Noites de Tormenta, mas já vi o filme e não gostei muito. Estou dando um tempo pra Nicholas Sparks no momento.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir

Posts Populares