Brasileiros na Inglaterra bristol

Brasileiros na Inglaterra: Dúvidas e Informações

21.4.12Dana Martins

Nessas sextas de abril estamos falando sobre gente que sonha em ir para a Inglaterra, com depoimentos de pessoas que já realizaram esse sonho, como a Gege e a Giu. Mas por que a Inglaterra? Por que estamos falando especificamente desse destino e não de qualquer outro? E se você quiser ir, como faz para chegar lá?  Além disso, saiba o que fazer quando chegar lá com dicas de quem esteve.

Por que a Inglaterra?

A Inglaterra junta uma série de "prós" quando se trata de viagem. É o meio termo entre EUA e Europa, a língua falada é o inglês, tem uma cultura própria e atraente... Mas não são só vantagens práticas que uma viagem à Inglaterra oferece, também há uma espécie de fetiche. 

Muita gente não sonha em "sair do Brasil", sonha em "ir para a Inglaterra". A bandeira de quantos países você vê o pessoal idolatrar por aí? Sem contar os americanos com a própria bandeira, é claro. Nas imagens dos primeiros "Brasileiros na Inglaterra" nós vemos uma série de "objetos" marcantes só do país. De qual outro país você vê esse tipo de coisa? É claro que todo lugar tem uma bugiganga de recordação, mas elas são procuradas até por quem nunca foi? Esse é, provavelmente, o maior diferencial da Inglaterra (e especificamente Londres, os outros lugares vem de brinde).

Há outros motivos que reforçam isso, como a Inglaterra ser praticamente o único país* que consegue burlar a dominação americana e ter grandes produções que carregam a sua marca (tipo Harry Potter) ou fazer séries que só aumentam esse fetiche (tipo Skins). 
*As outras exceções seriam os países orientais, mas além da distância cultural, a língua e o preconceito atrapalham muita gente de conhecer o que tem por lá e idolatrar (pelo menos não em um nível como o da Inglaterra). 

De certo modo, os EUA seria a opção popular e a Inglaterra a mais ""cult"". Até porque o país não é conhecido por ser barato. 

Como chegar lá?

Bem, antes de chegar lá você tem que se perguntar: o que você quer fazer lá? A Giu, por exemplo, quis descobrir como era intercâmbio e aproveitou para estudar. A Gege quis descobrir como é viver na Inglaterra. Para você ver, a Giu enquanto esteve lá aproveitou mais para conhecer os lugares. A Gege também fez isso, mas além disso realizou o sonho de ir a shows, teatros e seguir os ídolos (ela esteve até na gravação de um clipe do McFly). Quando eu for, provavelmente vou estudar ou só para viajar, mas vou dar um jeito de ir a shows e criar um estoque de livros. 

Saber o que você quer fazer lá ajuda a definir o seu roteiro e escolher como ir. Se você não conhece nada do país e quer só aproveitar, a indicação básica é ir em uma agência de viagens e escolher um pacote. É muito mais seguro do que se arriscar em um lugar sem conhecer nada. Além disso, com a agência você ainda pode arranjar um guia ou outras formas de criar o próprio roteiro em segurança. Dependendo da época do ano ou de onde você procurar, o preço pode ser até bom (considerando os padrões de preço de uma viagem desse tipo). Às vezes, os próprios cursos de inglês promovem essas viagens. 

A Inglaterra não é a melhor opção para quem quer estudar (sem ser aprender inglês), porque não é tão fácil e o preço é alto para se manter lá. Eles também têm ficado mais exigentes, em 2006 os brasileiros estavam em primeiro lugar entre os com entrada nos país negada. Mas se ainda assim você quer, aqui tem algumas informações para quem pretende estudar. Não deixe de planejar bem. 

Para dar uma ideia, a Gege foi para lá com essa ideia, mas quando chegou encontrou um monte de exigências (tipo certificados) e ela teria que ficar um bom tempo lá antes de começar uma faculdade (Novamente: se você está disposto a gastar muito dinheiro, fica mais fácil). Se você leu o depoimento dela, viu que ela passou por outros países da Europa antes de conseguir ir para a Inglaterra e só teve o acesso facilitado por ter nacionalidade europeia. Uma menina que foi com a Gege, a Bruna, não teve essa sorte e ainda está na Irlanda, trabalhando e fazendo cursos para poder conseguir pagar para entrar na Inglaterra e estudar lá. 

Sugiro que leia o depoimento da Gege sobre isso, para ter ideia de outras coisas que é bom considerar, como ela ter a viagem dificultada por causa da época de crise. Mas não fique com medo: Se você não quer ir "se virar" lá, ainda dá para fazer como a Giu. De uma forma ou de outra, você precisa ter o mínimo de espírito aventureiro para enfrentar um país desconhecido sozinho. 

Se você está querendo ir para passear mesmo, vale a pena conferir o site da CVC porque além de ser uma empresa conhecida (dica: não confie em sites pequenos sem ter uma referência!) oferece bons preços em pacotes. Há um pacote de 9 dias (com Londres + Paris), por exemplo, que sai por volta de 5 mil reais, sem a passagem aérea. Logicamente, esse preço só para Londres diminui e pode ficar por volta de 2.000 ou até menos. A não ser que você encontre um pacote muito bom pela internet, é melhor ir até uma agência e conversar (se puder, vá a mais de uma).

O preço de passagem varia dependendo da época do ano, da companhia, de escalas e essas coisas, mas os preços para uma pessoa estão por volta de 2.000 reais (e, procurando bem, é sempre possível encontrar promoções). E não esqueça que há várias formas de entrar em programas de milhas (que são como pontos que você pode trocar por passagens), muitos cartões de créditos oferecem, as próprias empresas de aviação ou promoções como a do Ipiranga. Muita gente não tem nem ideia de que pode usar isso, quando meu tio descobriu ele já podia trocar por três passagens de ida e volta para os EUA.

Links úteis:

Site baseado em intercâmbio com muita informação

Site da Inglaterra com informações do que fazer e até compra antecipadas de ingressos, pacotes de viagem...

Visit London - o mesmo que o anterior, mas focado em Londres

Um site com vários "embaixadores" (pessoas que estão em algum país) falando sobre suas viagens em forma de blog

Algumas informações sobre Londres

Carioca de Londres - blog sobre coisas aleatórias de uma garota, mas às vezes ela fala de suas experiências em Londres e em breve ela irá para a Inglaterra estudar

40 melhores sites/blogs sobre viagens e turismo

E semana que vem voltamos com um post com o que fazer na Inglaterra! Até! (:

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares