Senhoras e senhores, estamos aqui para anunciar o começo de mais um Jogos Vorazes. Quer dizer, mais uma das sextas temáticas baseadas na trilogia da Suzanne Collins. Seguindo um pouco a ideia de um "insider" ou um documentário escrito, durante esse mês iremos fazer um geral tanto para fãs quanto para aqueles que mal conhecem.
Caros tributos, no primeiro dia de vocês aqui o objetivo é descobrir o mundo de Jogos Vorazes. Falaremos de distopia (que muita gente não sabe direito o que é), faremos uma introdução geral ao mundo de "Jogos Vorazes" e ao primeiro livro (ou primeiro filme). Também buscamos links úteis para quem é fã ou quer saber mais. Sem falar da surpresinha. Leia, passe para os amigos e vamos fazer "Jogos Vorazes" crescer mais ainda.
Bem-vindos ao Centro de Treinamento!
Não tem como alguém entender o que se passa em Jogos Vorazes sem ter a mínima noção do mundo em que a história acontece. Então, para começar, vamos falar um pouco sobre distopia, o termo que define boa parte da trilogia e ultimamente tem se ouvido muito.
Bem, o que diabos é distopia?
A distopia (ou antiutopia) surgiu como o contrário de utopia. Utopia seria a imaginação de um mundo ideal, perfeito, onde todos são felizes, livres e a tal paz é uma realidade. Já a distopia seria o contrário disso, uma "utopia negativa". No mundo distópico tudo vai por água a baixo e todos os problemas que você imaginar estão lá. Normalmente, a distopia acaba caracterizada por um poder ditatorial e controle opressivo. A relação entre "utopia" e "distopia" não é apenas no nível de significados opostos. Muitas vezes, a distopia surge da tentativa de criar uma utopia.
Outro ponto interessante sobre os mundos utópicos e distópicos é que, ainda que eles sejam imaginários, os dois buscam uma visão extremada da nossa realidade, tentando representar futuros possíveis ou, no caso da distopia, evitar futuros possíveis.
Às vezes (ou quase sempre), a distopia, através do exagero de certas características do nosso mundo ou fazendo com que só as características ruins apareçam, busca alertar para situações sérias do mundo que muitas vezes deixamos passar (diferença social, violência, fome...).
A distopia aparece em vários livros e filmes, mas os que normalmente recebem essa definição são os que têm uma história onde um dos principais focos é a sociedade e os seus problemas. Por exemplo, em histórias apocalípticas às vezes vemos surgir distopias, mas digamos que isso é um segundo plano e o livro é mesmo sobre resistir aos zumbis, então o livro não é chamado de distópico, mesmo que apresente a distopia.
O universo de Jogos Vorazes
"Jogos Vorazes" é um desses em que a sociedade problemática é um dos focos e apresenta tanto utopia quanto distopia (apesar da relação entre os dois aqui ser um pouco diferente). Panem – um país que se ergueu no que sobrou da América do Norte – é a sociedade autoritária. O país é dividido em 14 áreas, a Capital e 13 distritos subordinados a ela. Cada um dos distritos é responsável pela produção ou “preparação” de alguma coisa para abastecer a Capital e seus excêntricos cidadãos. Porém, a maioria dos distritos não fica com quase nada, não tem nenhum luxo e em alguns até se passa fome. Então, o Distrito 13 – fabricador de armas nucleares – resolve fazer um levante contra a Capital que contra-ataca e bombardeia o Distrito 13. Depois desse período que ficou conhecido com “Dias Escuros”, em que o Distrito 13 foi completamente destruído, a Capital decide deixar um recado para os outros distritos e cria os Jogos Vorazes.
O que são esses jogos? Todo ano cada um dos 12 distritos que sobraram tem que entregar dois adolescentes entre 12 e 18 anos – um do sexo masculino e outro do sexo feminino – para um reality show. Não, eles não vão para o Big Brother/The X Factor/etc. Não, eles não vão curtir e buscar fama – eles vão ter que matar e disputar pela própria vida.
O "Jogos Vorazes" é só mais um mecanismo de opressão e controle do governo autoritário, uma forma de mostrar às famílias de cada distrito que elas estão à mercê da Capital. Todas são obrigadas a assistir o reality show, ver seus conhecidos morrerem e, no final, brindarem um vencedor que acabara de passar por cima da morte de outros 23 adolescentes. Além de servir de vários outros modos que vocês vão descobrir nos livros ou em análises futuras do Centro de Treinamento.
Jogos Vorazes: o início da trilogia
Agora que você tem mínima base sobre o mundo, vamos à história. Apesar disso tudo sobre mundo distópico e reality show de sobrevivência, o foco do livro é na protagonista da história (e, se você não acreditar em mim, a Suzanne Collins vai te mostrar). Katniss Everdeen tem 16 anos e vive no Distrito 12 (das minas de carvão). Apesar da pouca idade, ela é muito mais focada e madura. Quando tinha 11 anos, o pai, seu exemplo de vida, morreu em um acidente nas minas de carvão. Para piorar, a mãe resolveu enlouquecer e deixou Katniss e sua irmãzinha desamparadas. Ela já era inteligente e soube que o melhor caminho seria se virar sozinha. Começou a caçar, mesmo que fosse ilegal, e assumiu completamente a responsabilidade da família. Mantendo as outras duas alimentadas e garantindo que sua irmã, Prim, parecesse apresentável diante dos outros. Após anos fazendo isso, ela se transformou na Katniss Everdeen que nós conhecemos: fria, decidida, calculista e que se afasta o máximo de todos. Pelo menos até o sorteio dos tributos de mais um Jogos Vorazes começar...
"Jogos Vorazes" é uma história completa: atraente, divertida, emocionante... Agrada a quem quer pensar e ver uma análise mais profunda, ou quem quer só se divertir com ação e certos atos heroicos. Quem quiser, consegue encontrar até um bom romance e ficar adorando personagens. Para quem gosta de distopia ou do estilo "survivor", é um prato cheio. Também há elementos futuristas (técnologia, engenharia genética...). Se eu tivesse que encontrar um lado negativo, eu diria que é a certa complexidade da história, que muita gente não vai conseguir alcançar (principalmente os mais novos). A vontade de pensar é diretamente proporcional à qualidade do livro.
Os outros livros são "Em Chamas" ("Catching Fire") e "A Esperança" ("Mockingjay"), todos da autora Suzanne Collins e lançados aqui pela editora Rocco.
Terminamos aqui, então, o primeiro dia no Centro de Treinamento. Espero que, se não conheciam o livro, estejam mais animados. Ou se já conheciam, que tenham entendido um pouco mais sobre o que é distopia. O filme com certeza vai ser bom, mas não deixe de conhecer realmente a história. Comente nos dizendo qual o seu distrito, o que você espera do filme, o que você achou de tudo ou para perguntar qualquer coisa. :D
-------
Quer dizer, quase terminamos aqui. Ainda temos uma pequena surpresa: um par de ingressos para uma pré-estreia do filme "Jogos Vorazes" no dia 22 às 8:30 no Downtown. Infelizmente, só temos para o Rio de Janeiro, mas não desanime que ainda temos muito (muito!) mais planejado para esse mês. Também teremos mais ingressos por aqui (ou no twitter, ou no tumblr). Fique de olho!
Para participar:
- Seja um seguidor do blog ali na esquerda via Google Friend Connect.
- Comente nesse post falando do texto (comentários simples do tipo "tá lindo" não vão ser aceitos) e avise que quer participar.
- Deixe o seu email
Essa é só a primeira promoção e meio "secreta", um agradecimento a todos que vieram ao nosso blog. O resultado vem na próxima sexta. Se você não for do Rio de Janeiro ou não puder ir na pré-estreia, um comentário de verdade ainda pode servir como investimento para o futuro...
>>> Se você já é fã, talvez queira saber que no facebook há dois grupos muito bons sobre a série, o Panem RJ e o Tributos RJ, que apesar dos nomes estão abertos a fãs de todo o país.
TAGS:
A Esperança,
CCLivros,
CCPromoção,
CCSexta,
Centro de Treinamento,
Dana Martins,
distopia,
distópico,
Em chamas,
Hunger Games,
Jogos Vorazes,
Mockingjay,
suzanne collins,
trilogia
40 comentários
Muito bom o post, já dá uma boa noção da história pras pessoas que não leram o livro. Quero Participar - vh_2310@hotmail.com
ResponderExcluirÉ uma pena que esse livro seja apontado como sucessor de Crepúsculo, né, pq - eu não li os outros - pelo menos no primeiro livro a história se mostrou muito mais profunda do que um simples triângulo amoroso.
ResponderExcluirE, ei! quero participar :) jess.ferreira.aragao@gmail.com
Adorei o post. Me explicou muita coisa e me tirou várias dúvidas. rs Não sou uma pessoa que ficou viciada em Jogos Vorazes, mas tenho que concordar que a historia é muito boa e a temática é ótima. Estou bastante ansioso para o filme, e por isso, claro que vou participar da promoção não é? HAHAHAHAHA
ResponderExcluirÓ, o meu e-mail é: misturandotudo2012@gmail.com
Como disse antes, gostei muito do post de verdade. ;D Desejo sucesso ao blog e MUUUITOS seguidores.
Bjs, Guto.
Uma pena que eu não estou mais no Rio >.< *morre*
ResponderExcluirMas enfim, muito bom o post. Distópicos estão entre meus livros favoritos, simplesmente adoro. o filme tem cara de que vai estar tão bom *cof*Josh vai estar tão bom*cof* ;P
beijitos
Olá!! Meu nome é Luiz Felippe - Distrito 3 (TECHNOLOGY). Gostei muito do post! Aprendi e entendi o que é distopia e utopia... Também vi que não é impossível resumir um livro sem pôr spoilers! Junto com o CC, salvei também os outros sites que vocês recomendaram nos meus favoritos! Vocês estão realmente progredindo cada vez mais! É bom ver isso!!!
ResponderExcluirGostaria de participar da promoção! Meu e-mail é: l.felippe@hotmail.com
Obrigado por essa oportunidade e que a sorte sempre esteja ao seu favor! ;)
Conversa Cult o post ficou muito legal! Concordo com a afirmação sobre a profundidade do livro e o quanto ele te faz pensar.
ResponderExcluirSeja vc um leitor compulsivo ou não, é praticamente impossível não ler um livro após o outro da trilogia...Eu tomei conhecimento da trilogia a partir da divulgação do filme que logo me chamou a atenção...e, então, não teve jeito...começou uma maratona desesperada para ler tudo no menor tempo possível e isso se deu em menos de uma semana!
A abordagem psicológica da Katnnis é por vezes tão marcante que é possível imaginar-se na arena junto a ela...no lugar dela!
É impressionante a capacidade da autora de fazer o leitor desejar sempre mais um detalhe da história...Jogos Vorazes é uma obra que fica em vc...marca para sempre. Os conflitos psicológicos, socias, familiares, pessoais são fantásticos!!!
Para quem ainda não teve a oportunidade de ler recomendo muito...JV é muito mais que um livro infanto-juvenil, ele é um livro instigante, estimulador e pensante muito pensante...que te faz questionar a vida, a sociedade, os valores...tdo!!!
Ahhh, sou Camila Souza do distrito 12 =D e quero participar da promoção.
Valeu Conversa Cult!!! O site tá d-mais =D
Conversa Cult o post ficou muito legal! Concordo com a afirmação sobre a profundidade do livro e o quanto ele te faz pensar.
ResponderExcluirSeja vc um leitor compulsivo ou não, é praticamente impossível não ler um livro após o outro da trilogia...Eu tomei conhecimento da trilogia a partir da divulgação do filme que logo me chamou a atenção...e, então, não teve jeito...começou uma maratona desesperada para ler tudo no menor tempo possível e isso se deu em menos de uma semana!
A abordagem psicológica da Katnnis é por vezes tão marcante que é possível imaginar-se na arena junto a ela...no lugar dela!
É impressionante a capacidade da autora de fazer o leitor desejar sempre mais um detalhe da história...Jogos Vorazes é uma obra que fica em vc...marca para sempre. Os conflitos psicológicos, socias, familiares, pessoais são fantásticos!!!
Para quem ainda não teve a oportunidade de ler recomendo muito...JV é muito mais que um livro infanto-juvenil, ele é um livro instigante, estimulador e pensante muito pensante...que te faz questionar a vida, a sociedade, os valores...tdo!!!
Ahhh, sou Camila Souza do distrito 12 =D e quero participar da promoção.
e-mail: motionlessheart@hotmail.com
Valeu Conversa Cult!!! O site tá d-mais =D
Ahhh meu twitter é: @Motionless2
Excluir" 'Jogos Vorazes' é uma história completa: atraente, divertida, emocionante..."
ResponderExcluir"'A vontade de pensar é diretamente proporcional à qualidade do livro."
Amei o post e as informações sobre a história!
Li todos os livros e estou lendo novamente.Mesmo já sabendo dos acontecimentos,continuo tendo as mesmas reações e fico com a mesma empolgação!
A cada dia em que penso sobre JV,descubro algo sobre as mensagens do livro...é bem interessante!rsrsrsrs
Meu distrito é o 3! =)
Gostaria muito de participar e ganhar os ingressos,porém muitos motivos não me deixariam comparecer dia 22. T.T
Se quiser me enviar algum presente relacionado a JV,não vou reclamar. kkk' =D
meu e-mail é lira_ribeiro@hotmail.com
Twitter:@CaaRiiberio
'May the odds be ever in your favor !'
Beijos e Parabéns pelo CorversaCult =)
Eu li somente o primeiro livro e me apaixonei, não vejo a hora de terminar a série. Percebi que embora o gênero distópico não seja coisa nova, no últimos ano principalmente tem se falado muito a respeito.
ResponderExcluirQuero participar da prmoção ok?!
floracsantana@hotmail.com
Adorei o post, ótima maneira de informar nós fãs e também quem ainda não conhece essa trilogia maravilhosa que nos prendeu a atenção até a ultima pagina do ultimo livro. Guilherme Viana - Distrito 11 e quero participar da promoção. guiguibranco@gmail.com
ResponderExcluirAmei o post, não só ajudou muitos a entender toda a história de Jogos Vorazes como também ensinou um pouco de sociologia (sério mesmo, eu dei isso há pouco tempo na escola)xD
ResponderExcluirEnfim, também quero participar da promoção:
e-mail: paulacalcada@hotmail.com
twitter: @PaulaDiasC
Simplismente esse post me esclareceu muitas coisas, obrigada, a informações para os fãs e quem ainda não entende muito de trilogia, adorei a explicaçação vcs são incriveis (:
ResponderExcluirpara promoção: Thaisa, 13 anos
@ThaaisaRodrig
thaisa_potteriana@hotmail.com
me desejem sorte kk
Qdo vc fala "...em histórias apocalípticas às vezes vemos surgir distopias, mas digamos que isso é um segundo plano e o livro é mesmo sobre resistir aos zumbis, então o livro não é chamado de distópico, mesmo que apresente a distopia." eu uera entender por que não pode ser considerado distopia? A distopia é somente se não há elementos fictícios com zumbis e alienígenas? Se for assim, posso dizer que o seriado jericho é uma distopia? Nele conta história de terroristas que lançam 12 bombas nucleares nos EUA e, com isso, as cidades sobreviventes matam-se umas as outras por comida. Por parecer mais real isso seria uma distopia?
ResponderExcluirEnfim, gostei do texto e acho que é um bom tema para debates. Se vocês são do Rio, podia rolar um encontrão de fãs para debater o assunto, que tal? Numa saraiva da vida(como existem muitos eventos de fã-clubes literários). Parabéns pelo texto e adoraria participar da promoção do ingresso pra pré-estréia. Aliás,em que cinema será?
Abraços,
Claudia Sardinha
c_sardinha@hotmail.com
Vamos devagar. HUAH Acho que eu me expressei um pouco mal. É assim: pode haver livros distópicos do mesmo modo que haver livros com o elemento distopia; do mesmo modo que pode haver livros sobre vampiros e livros com vampiros. Instrumentos Mortais, por exemplo, tem vampiro lá, mas ninguém diz que "ah, são livros sobre vampiros". Jogos Vorazes é uma trilogia focada na distopia (por outro lado, ele tem o elemento "apocalíptico", mas não é focado nisso, então não é apocalíptico).
ExcluirVocê pode ter, sim, histórias distópicas com alienígenas, zumbis..., mas se a história estiver focada só na sobrevivência a esses seres, o livro não é normalmente considerado distópico. Porém, se o livro é sobre uma sociedade injusta e todos os problemas que as pessoas que vivem lá, mesmo que zumbis sejam uma ameaça também, o livro vai ser considerado mais distópico do que "de zumbis". Sobre o seriado Jericho eu não posso falar muito porque eu não vi, mas independe de ser mais real ou menos real.
É meio confuso mesmo, mas espero ter ajudado. No post tem um link para uma "dominação distópica", o objetivo é durante o ano ensinar a todos o que é distopia. Pode ser bem útil, já que distopia é algo muito grande para dizer muito bem em um resumo como esse aqui. :)
Sobre os encontros, no post tem links para o Panem RJ e o Tributos RJ, que fazem exatamente isso. Será no Downtown. :)
Muito bom o resumo, para quem ainda não lei o livro é uma ótima oportunidade de conhecer o contexto da história. Assim, além de informar também incentiva mais gente a ler os livros. Enfim, um texto digno da série.
ResponderExcluirPS: distrito 5 aqui, go Foxface!
laismalek@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFinalmente um post onde não falam besteiras, sério tenho lido algumas reportagens por aí onde falam cada besteira sobre os livros que eu me pergunto porque as pessoas que os escrevem fazem isso. Ficou realmente ótimo o post, eu AMO Jogos Vorazes, viciei varias pessoas no livro.
ResponderExcluirQuero participar da promoção
Sou do Distrito 3 :D
e-mail: mionephoenix@gmail.com
Gente, foi ótimo esse post... vocês mostraram o universo de Jogos Vorazes de forma simples e concreta. Descreveram um pouco da personagem principal e deram um gostinho de quero mais aos leitores que não conhecem a trilogia. Já li os tres livros e quero muito ver o filme na pré-estreia, já participei de todas as promoções possíveis e não ganhei nada... tomara que agora ganhe o par de ingressos.
ResponderExcluirQUERO PARTICIPAR DA PROMOÇÃO
SOU DO DISTRITO 10
MEU EMAIL: lari-lana@hotmail.com
Olha, acho que até o lado "negativo" de JV (que você falou no texto) é positivo. Eu comecei a ler o primeiro livro sem muitas expectativas (mais porque certa pessoa estava me pilhando pra ler, sabe?), não esperava encontrar personagens tão bem desenvolvidos, que me envolvessem tanto e acabou que JV foi uma das histórias mais empolgantes que eu li nos últimos, sei lá, 18 anos da minha vida (oi?). Eu não sei como as outras pessoas reagem ao livro, mas uma das coisas que mais me prendeu a ele foi exatamente essa complexidade da história. É uma pena saber (e ver) que algumas pessoas preferem ficar apenas na superficie quando se tem tantas questões importantes sendo levantadas durante a trilogia (e de forma tão interessante).
ResponderExcluirsou do distrito 2
meu email: chavesrebeca@rocketmail.com / twitter @bekyz
Já sou fã da trilogia(e AMO!) e o post ficou excelente,e adorei a parte de distopia e como nunca tinha visto uma relação clara de Jogos Vorazes com isso adorei!E parabéns pelo crescimento do blog e os posts excelentes...
ResponderExcluirMeu email: thalia_lia_lili@hotmail.com
twitter: thalia_melo
achei o post muito interessante e da uma noção para os que não leram o livro : )
ResponderExcluirtambém explicou bem o que são os jogos e o enredo da série
Quero participar :D brunna_rr@hotmail.com
Nossa, foi um resumo e tanto, AMO a série de livros jogos vorazes, eu comecei a ler antes de fazer sucesso, a história é magnífica, eu fiquei atordoada com tantas coisas diferentes da nossa realidade: Nunca passei fome na minha vida, sempre tem comida na minha mesa, nunca me imaginaria matando um garoto ou uma garota.O mais impressionante desse texto é que eu aprendi sobre distopia e utopia, essas palavras descrevem totalmente o livro.Distopia para o distritos, e utopia para a capital, que é sempre exagerada, e tem tudo com nós.Depois que eu li toda a série(em menos de 1 semana), comecei a pensar sobre tudo que ela abordava, por isso nunca mais deixei comida sobrando, sempre que vou em um restaurante e sobra alguma coisa, faço uma quentinha e dou para alguém na rua(mendigo ou mesmo pobres), mudei meu modo de pensar totalmente, foi uma experiência maravilhosa pra mim.Viciei minhas amigas na série, agora estamos loucas para ir na pré-estreia do filme.AMEI O TEXTO, quem não sabia nada sobre o livro, agora, tenho certeza, que está louco para ler, e quem já leu, ficou mais ansioso para o filme.Bjoos
ResponderExcluirra.ve.se@hotmail.com
Promoção encerrada. :)
ResponderExcluirMuito bom o texto. Finalmente um que não fica falando que vai ser o sucessor de crepusculo e que mostra realmente como são os livros.
ResponderExcluirPerfeito o post :) Gostei mesmo.
ResponderExcluirAbraços !!
Achei bastante interessante o texto, realmente explica direitinho tudo sobre Jogos Vorazes para quem ainda não leu os livros, ou até pra quem leu e perdeu esses detalhes. Não descordo com nada e fiquei muito satisfeita por não comparar à outras sagas de sucesso, até porque Jogos Vorazes com certeza será de grande sucesso.
ResponderExcluirLouise (:
Gostei do texto, principalmente da parte da distopia. É raro eu ler textos/análises sobre Jogos Vorazes e mencionarem isso... Interessante.
ResponderExcluirEstou ansiosa para assistir ao filme com meus filhos... Minha filha me "viviou"na saga.
ResponderExcluirAchei o texto muito bom.Explicativo,faz você ter vontade de ler o livro.Ou no meu caso ler novamente.
ResponderExcluirEu relutei um pouco em começar a ler JV,mas depois que comecei,terminei a trilogia em menos de 3 dias.
O ritmo dos livros,às vezes alucinante,às vezes lento e agoniante,te obrigada a devorar o livro quase que imediatamente.
A originalidade da história te faz esperar por qualquer acontecimento,e mesmo assim,ainda te surpreende.
Espero que o filme não seja decepcionante, o livro é ótimo a história, diferente de tudo que eu já li e me pegou de verdade
ResponderExcluirmuito bom o texto, e eu concordo com você que talvez a profundidade da história faça o livro/filme sair um pouco "indigesto". E esse livro é um tapa na cara de todo mundo, de verdade, é daqueles livros que você lê e fica pensando depois. Eu via todo mundo lendo e jurei que fosse uma historinha clichê,mas me enganei totalmente, porque os três livros estão entre os melhores que eu já li
ResponderExcluirÓtimo texto. Finalmente alguém que diga tudo direitinho e deixe de fora as comparações desnecessárias.
ResponderExcluirEU quero um pingente pra mim!!!!!!
ResponderExcluirAmeei o post...resumiu muito bem a história.
ResponderExcluirConfesso que meu maior medo é de não ter entendido a história por completo...afinal ela é muito complexa...sempre que penso sobre ela fica aquela sensação de que ainda falta algo a ser descoberto...
Acho que minha vida a partir de agora será refletir sobre esses três livros
É bom ler algo assim sobre a série, explicando distopia e dando um geral na história. Atualmente a maioria dos posts relacionados a THG fala sobre como o Liam é lindo e o Josh é fofo e como a Katniss luta por amor e não se decide entre Gale e Peeta. TIPO, OI?
ResponderExcluirDeu vontade de reler. Tudo bem que tudo está me dando vontade de reler.. a proximidade da estreia, os novos fãs, as propagandas.. Estou pensando em comprar os livros em inglês, dessa vez. Assim eu lerei de novo, mas não será a mesma coisa (:
amei um post, um deleite para o fãs de JV.
ResponderExcluirGostei da explicação sobre distopia. Acho que esse se tornou meu gênero literário favorito.
Estou louca para assistir o filme.
bjs
Muito legal este post, eu estava com uma idéia muito limitada do que esta série de livros aborda. Agora já conheço um pouco mais sobre o ambiente do filme, com uma sociedade problemática e um regime ditatorial ministrado por uma Capital que controla todos os distritos através da força,opressão e medo.
ResponderExcluirAbrc!
Muito bom esse resumo mesmo pra quem ja leu o livro como eu gostei bastante da explicação de distopia *--*
ResponderExcluir