análise arcade fire

Análise de letras: The Hunger Games: Songs From District 12 And Beyond

27.3.12Dana Martins


O texto de hoje foi feito pela Elilyan Andrade (muito obrigada!). Ela estava falando pelo twitter comigo (Dana) que as letras do cd "The Hunger Games: Songs From District 12 And Beyond" tinham tudo a ver com o livro e que dava para fazer uma análise. Então, propus que ela fizesse e aqui está. Ótimo para quem não reparou e quer ficar procurando os "segredos" nas letras. Espero que vocês também gostem. :)

Atenção: Esse texto é cheio de spoilers. Se você nunca leu ou assistiu Jogos Vorazes não leia esse texto.

Jogos Vorazes é uma “saga” incomum. Primeiramente o termo saga é rejeitado pelos fãs. Segundo, os livros são aclamados tanta pela crítica e público, diferentemente do que ocorre com outras sagas literárias  populares como Crepúsculo e Harry Potter (sim, a crítica especializada esnoba HP). E terceiro, o filme possui DUAS trilhas sonoras. Uma instrumental (é aquela que você irá ouvir ao longo dos 142 minutos de filme) e outra com 16 artistas convidados.

É justamente "The Hunger Games: Songs From District 12 And Beyond" a trilha sonora que tem maior relação com os livros, sim, porque é impossível não lembrar do primeiro capítulo de “A Esperança” quando Taylor Swift canta os versos “Don’t you dare look out your window/ Darling everything’ on fire” (Não se atreva a olhar pela janela/ Querido tudo está pegando fogo), ou seja, não é apenas a história de The Hunger Games que é cantada por artistas dos mais variados estilos músicas. Apesar de ter nomes como Maroon 5, Kid Cuti e Arcade Fire; o cd é uma bela compilação de músicas com pegada country e folk.

Abraham’s Daughter by Arcade Fire, conta a história do sacrifício de Isaac, filho de Abraão, só que diferentemente da história bíblica aqui alguém se impõe contra o ato: “Abraham’s daughter raised her bow” (Filha de Abraão levantou seu arco). De certa forma esse verso está interligado ao ato de Katniss se oferecer como tributo no lugar de Prim: -Eu me ofereço! - digo eu arquejando. - Eu me ofereço como tributo! - Jogos Vorazes, pág. 29.

Come Away To The Water by Maroon 5, talvez seja uma das mais crueis músicas do cd com seus versos irônicos como: “Come away little lamb/ Come away to the slaughter” (Venha cordeirinho/Venha para o abate) e Como away to the water/ To the ones that are waiting only for you (Venha para a água/ Para os que estão esperando apenas por você) que remetem ao momento de quase morte por desidratação de Katniss: O medo que sinto do bando dos Carreiristas nem se compara à sede que me queima a garganta... Com a escassez de água, talvez eles tenham até retornado ao lago par ase reabastecer. Talvez esse seja o único destino para mim também. - Jogos Vorazes, pág 183. *Comentário extra/Dana: Ainda pode significar o lago da arena. Os riachos são drenados para atrair os tributos para a batalha final do 74º Jogos Vorazes, em frente ao lago. Então a água acaba sendo sempre um meio de "atrair". 

Glen Hansard, que fez a música, explicando a sua inspiração:

*ele está na trilha sonora com a música "Take The Heartland" também.

O título da música Run Daddy Run by Miranda Lambert feat. Pistol Annies não nega a inspiração, Corra Papai Corra, a vida de Katniss é marcada pela presença do pai. “All the song you used to sing to me/ Would rock birds to sleep” (Todas as músicas que você costumava cantar para mim/ abalariam os pássaros para dormir) remete claramente ao fato do pai de Katniss cantar maravilhosamente: ‘- Não! É verdade! E eu disse: “Um trabalhador das minas? Por que ela preferiu um trabalhador das minasse podia ter você?’ E ele disse: ‘Porque quando ele canta... até os passáros param pra ouvir’. - Jogos Vorazes, pág 322. A reação da família Everden a perda do homem da casa pode ser exemplificada nos versos “Mama's been crying in the kitchen/ Sister's been afraid of the dark./ I've been gathering the pieces of all these shattered hearts” (Mamãe esteve chorando na cozinha/ A irmã está com medo do escuro./ Eu tenho vindo a recolher os pedaços de todos estes corações despedaçados).

Safe & Sound by Taylor Swift feat. The Civil Wars, como já disse anteriormente a música remete não apenas ao primeiro livro, mas a história de Katniss e Peeta como um todo. Os versos “I remember you said Don't/ leave me here alone” (Eu lembro de você dizer não/ me deixe aqui sozinho) traz à memória o momento em que Peeta pede para Katniss ficar com ele na caverna (“- Não - diz ele. - Você não vai arriscar sua vida por mim.” - Jogos Vorazes, pág 293). Já “Just close your eyes/ The sun is going down/ You'll be alright/ No one can hurt you now” lembra-me das noites que Katniss dormiu abraçada com Peeta no livro “Em Chamas” quando estava indo em direção a 75ª Edição dos Jogos Vorazes.


Mas se é uma canção de amor que procura Just a Game by Birdy é sua música. Com uma melodia linda e delicada é impossível não pensar nas páginas finais de Jogos Vorazes quando Katniss e Peeta tem que fingir que estão loucamente apaixonados um pelo outro: “Ele está me beijando e o tempo todo estou pensando, Você sabe? Você sabe o quanto estamos correndo perigo?” - Jogos Vorazes, pág. 383. Mas no caso de Peeta o amor é uma realidade, já Katniss ainda não sabe, como diz a canção, se “Is it just a game?/ I don't know/ To keep you safe from my heart” (É apenas um jogo?/ Eu não sei/ Para mantê-lo seguro do meu coração).

Para finalizar #ficaadica para você que vai ouvir o cd "The Hunger Games: Songs From District 12 And Beyond": “Keep your e-eyes open” (Mantenha seus olhos abertos), pois quando estamos atentos as letras das músicas mais nos envolvemos na história de Jogos Vorazes. Agora para quem acha que falta um pouco de agito no cd confira o mashup "We found love in the Hunger Games".
*e outros no nosso CCTV dedicado a isso.

Elilyan Andrade (@elilyan) é apai­xo­nada por publi­ci­dade, mar­ke­ting digi­tal e mar­ke­ting de moda. Amante da sus­ten­ta­bi­li­dade, eco­lo­gia e lite­ra­tura. Também escreve para os blogs Debate Moda e Um Conteúdo A+.

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Eu já tinha reparaaado *---* (que orgulho!)
    Amo as músicas da Taylor, lembro que desde a primeira vez que eu ouvi pensei "Nossa, tem tudo a ver! Incrível!". Mas minha favorita (até agora) é Eyes Open, mas vou dar uma conferida em outras que foram citadas.

    Ame-ei o post ;D
    Beijitos
    http://www.bookpetit.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que Safe & Sound também tem muito a ver com a parte em que Rue morre.

    ResponderExcluir

Posts Populares