bon iver CCMúsica

Para quem gosta de música: Ellie Goulding

14.2.12Dana Martins

"Alguém que gosta muito de música tentando dizer por que esse artista chamou atenção. O nome para quem gosta de música não é à toa, essa coluna aleatória é dedicada a todos aqueles que adoram descobrir um novo artista. Aqui eles estão, aproveite e até indique algum." 

Hoje: Ellie Goulding
Origem: Inglaterra
Similares: Robyn, Owl City, God Is An Astronaut, Dragonette, Bon Iver...
*não consegui encontrar nada realmente muito bom, mas vá com mente aberta. 

Essa semana me deu vontade de falar da Ellie Goulding, então fui pedir ajuda ao Wikipedia para começar. Lá as músicas dela são classificadas nos gêneros: Indie pop, electropop, synthpop e folktronica. O que é uma boa definição. Mas não vá pensar que ela é uma dessas cantoras com músicas cheias de batidas eletrônicas como essas que tocam nas boates à noite. É claro que podem servir para isso, mas há alguns elementos que diferenciam e mostram por que vale a pena dar atenção a Ellie Goulding.

O primeiro elemento diferencial é o que eu imagino ser bem descrito com o gênero "folktronica". Se tirasse todas as batidas e desacelerasse, provavelmente encontraríamos algo como Bon Iver. Ellie Goulding é uma versão da garota com violão revestida de um estilo eletrônico frio, que às vezes lembra até um pouco a Owl City. O segundo elemento a destacar é a voz dela, que é tão importante que duvido que o efeito seria o mesmo se fosse outra pessoa cantando (e não é dessas vozes cheias de efeitos comuns no estilo). Já o terceiro são as letras, que fogem um pouco do padrão e são um pouco "picotadas", como se as palavras vagassem, mas ainda fazendo sentido. 


You show the lights that stop me turn to stone; You shine It when I'm alone...

O nome do album, "Lights", representa bem o que as músicas dela são (e a capa do "Bright Lights" também!). É mais como se você entrasse num quarto escuro cheio de lasers e se deixasse levar. Se eu tivesse que resumir a sensação que as músicas passam, eu diria: viagem espacial. Com certeza um bom cd para um astronauta levar quando for visitar a lua (se você for um astronauta, anote a indicação). Ou para deitar e ver as estrelas. É claro que o cd é representado em várias nunces disso, como "The Writer" que ela se afasta e cria um clima para aproveitar o vento no fim de tarde próximo à natureza, enquanto "Your Biggest Mistake" é mais para um pop-rosa-chiclete. 

"Starry Eyed": Esse clipe é provavelmente o que mais representa a Ellie Goulding e o que mais me marcou, só não esqueça de manter os pés no chão. 


Sobre as músicas: Eu descobri que gosto de todas de vários jeitos, então é difícil decidir. "Starry Eyed" já está li e a própria "Lights" também vale muito a pena. "The Writer" é linda, "Believe Me" é interessante (com um jeito mais para pop rock, mas ainda revestido do eletrônico) e "Everywhere I Go" já tocou até na série "The Vampires Diaries". Ah! E ela ainda tem uma nova versão muito boa de "Your Song" do Elton John. A verdade é que você deveria ouvir todas as músicas.

Ela já lançou os cds "Lights" e "Bright Lights", sendo o segundo quase uma versão deluxe do primeiro com 6 músicas a mais. Além disso, ela tem o EP "An Introduction to Ellie Goulding" e não não é difícil encontras "cds" com as músicas de algum show ou participações em música de outros artistas, como em "Summit" do Skrillex.

Extra: você pode baixar de graça uma música dela no site oficial.

Uma curiosidade nada a ver que eu vou comentar mesmo assim é ela me fazer lembrar da Luna Lovegood. Sim, a personagem de Harry Potter. Eu não sei se é a Ellie Goulding em si, se são as músicas ou a combinação entre os dois, mas se Harry Potter fosse mais urbano com certeza seria a trilha sonora perfeita para Luna Lovegood. 

Bem, acho que é bem isso. Diferente do The Maine ou do We The Kings, eu não tenho exatamente uma história com ela. Não lembro nem como eu conheci, só sei que eu conheço faz um bom tempo. Ela já até esteve aqui no blog, no CCTV "Porque caminhar é para os fracos..." (no vídeo do parkour toca uma música dela e o primeiro vídeo ela que indicou no twitter!). Às vezes, eu não consigo ouvir as músicas porque não estou no clima, mas ultimamente eu tenho estado num clima sci-fi que tem combinado muito bem.

Nem todas as imagens puderam entrar aqui, então veja outras fotos no tumblr.

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Por que eu não te ouvi antes, hein, Dana? '-' KAOSKAPOK
    Eu tô aqui me perguntando como eu nunca tinha separado um tempo pra ouvir as músicas dela. Eu ouvi só a do clipe, mas vou dar uma olhada nas que você me indicou lá no twitter também. Brigadinha <3

    ResponderExcluir
  2. Nossa, e não é que as coisas boas voltam mesmo? Eu vi a Ellie Goulding pela primeira vez em um programa britânico aleatório na Multishow, acompanhada por um violino. A voz é inconfundível, apesar de me lembrar um pouco a Björk. E o estilo de música me lembra a Emilie Autumn, uma cantora e compositora americana que recomendo MUITO, tb.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, de onde é que vocês tiram essas musas do inde-pop-folk-eletronica?! Essa senhorita Goulding mais a outra lá senhorita Roberts, não paro de ouvi-las, preciso de mais nessa mesma categoria, por favor se vocês souberem de mais, posteeeeem! \o/ agradecido!

    ResponderExcluir

Posts Populares