2012 Bolão

Bolão: Quem será o vencedor do Oscar de Melhor Filme?

25.2.12ConversaCult



Livros, viagens no tempo, superação e história do próprio cinema marcam os indicados a Melhor Filme do Oscar 2012. Para completar o nosso Rumo ao Oscar, trazemos uma análise geral de tudo o que nós vimos por aqui. E, ainda, um bolão com direito a brindes! Participe. :D

Vencedores revelados! Veja no nosso tumblr.

Para começar, uma curiosidade nesse ano é a de que 6 dos 9 filmes indicados são adaptações de livros (os outros três são "O Artista", "Meia Noite em Paris" e "A Árvore da Vida"). O que não é nem uma surpresa tão grande assim, já que parece que cada vez mais os cinemas estão cheios de adaptações, remakes e continuações.

Outro ponto que vale a pena comentar é sobre os filmes não se passarem atualmente. Talvez só "Os Descendentes" poderia ser visto como um que tem realmente os pés na nossa realidade e nos nossos dias. Outros, como "O Artista", que fala de quando o cinema mudo deixou de existir, e "Cavalo de Guerra", que acontece durante a Primeira Guerra Mundial, se afastam bastante. O que, é claro, não significa que eles não tragam lições para hoje em dia.

É bem o contrário, todos eles conseguem se comunicar de alguma forma com o nosso mundo e a forma que vivemos. Isso é algo que o Oscar parece sempre buscar: filmes que, quando você deixa o cinema, vão para casa junto com você. "História Cruzadas" é um que retrata bem esse lado "tocante", um filme emocionante e cheio do clima social, mas que joga na cara abertamente o racismo. "Os Descendentes" é outro que me chamou atenção principalmente por isso, sendo a história de um homem que diante do coma da mulher é obrigado a rever a forma como encara a vida. E todos de uma forma ou de outra conseguem chegar a um ponto parecido.

Esse ano também pode ser marcado por animais. Em "O Artista", segundo a Bell, tem o cachorrinho que poderia ter sido indicado a melhor ator. Porém, "Cavalo de Guerra" não fica para trás, principalmente por se tratar de um filme em que o protagonista é o cavalo. É uma pena eles não aceitarem animais na categoria de Melhor Ator...

Se você está se perguntando o que tem a ver "a história do próprio cinema", é porque alguns desses filmes brincam com isso. "O Artista" é, literalmente, sobre o cinema. Mostra que independente das novas tecnologias o que faz valer em um filme é a história. "A Invenção de Hugo Cabret" já não é exatamente focado no cinema, mas as histórias se esbarram. 

No geral, entre as críticas, preferências e comentários, parece que "O Artista" tem grandes chances de ganhar. "Histórias Cruzadas" poderia ser um grande concorrente, mas pode ser comercial demais para o ego do Oscar. "Os Descendentes", "O Homem que Mudou o Jogo", "Tão Forte e Tão Perto" e "Cavalo de Guerra" são filmes bons - com certeza -, mas talvez não sejam fortes o bastante para levar a estatueta de 2012. "A Árvore da Vida" e "Meia Noite em Paris" poderiam surpreender, mas são alternativos demais. E só sobrou "A Invenção de Hugo Cabret", que foi aclamado lá fora e lidera no número de indicações, mas será que consegue levar? 

Depois de ver todos os filmes, é mais difícil ainda decidir, todos parecem ter motivos bom o bastante e o pessoal do Oscar gosta de surpreender ou volta e meia cisma com alguma coisa. Eu ficaria com "O Artista", mas meu sensor aranha fica dizendo que eles podem decidir aprontar...

Obrigado a Barbara Morais, Geovanna Giannini e Victor Schlude por nos acompanharem no Rumo ao Oscar e ajudarem nos comentários. :)

Mas ainda não acabou! 

Independente da escolha agradar ou não, o mais legal do Oscar é sempre tentar adivinhar quem vai vencer. E, depois de ter lido nossas resenhas dos 9 filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme, você já deve ter sua aposta, né? Então participe do nosso bolão! Todos que acertarem o vencedor do prêmio de Melhor Filme levam um kit sortido de marcadores*. E, como nós somos muito legais, ainda pode rolar um prêmio surpresa, depende de vocês.
*Atualização! Agora além dos marcadores, será sorteado um poster entre os que acertarem! Para dar maior liberdade, nós conversaremos com o vencedor sobre qual vai ser o poster, mas as opções são muitas. Há vários de clássicos do cinema antigo, mais novos como o de Jogos Vorazes, Harry Potter ou V de Vingança, e são tantos que eu cheguei até sonhar com eles (juro! Com o poster do filme do E.T., que também pode ser a sua escolha). A única restrição é que seja do cinema. 

Participar é fácil e divertido, basta seguir as instruções abaixo:

1 - Residir ou ter um endereço de entrega no Brasil.
2 - Seguir o blog via Google Friend Connect.
3 - Seguir o blog via Twitter.
4 - Comentar nesse post com a sua aposta para o vencedor do Oscar de Melhor Filme 2012 + seu usuário do Twitter.

As inscrições serão encerradas no dia 26/02 às 22:30h.

É super fácil, não tem porque não participar! Então, quem vai vencer? (:

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

29 comentários

  1. Dúvida entre "O Artista" e "Hugo Cabret"... Mas voto em "A Invenção de Hugo Cabret" - @resumodopera

    ResponderExcluir
  2. Eu aposto em "O Artista". @MyShelfAndBooks

    ResponderExcluir
  3. A Invenção de Hugo Cabret - @cateljr

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito que seja "A invenção de Hugo Cabret"!

    Post novo, se puder ler e comentar:
    http://senta.la/c581

    ResponderExcluir
  5. Vou apostar em Histórias Cruzadas
    chocolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. 'O Artista' - @gegeee
    QUERO MT GANHAR, ME SORTEIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! hahahhahahahahahhaa

    ResponderExcluir
  7. O Artista - @gmello100

    ResponderExcluir
  8. Voto em "O Artista". É muito ousado fazer um filme mudo nos dias de hoje. Meu favorito não é esse, mas acho que é esse que leva. @luuara

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Como todo mundo tem falado MUITO bem, acho que ele que leva: O artista (@bekyz)

    ResponderExcluir
  10. Extremely Loud and Incredibly Close
    @nanefu

    ResponderExcluir
  11. Hm, aposto em "A Invenção de Hugo Cabret" @1partygirl_ (:

    ResponderExcluir
  12. Histórias Cruzadas!
    @_anny15_

    Adorei o filme ^-^

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  13. A Invenção de Hugo Cabret

    Não tenho twitter.
    e-mail: camila.a.lopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que "O Artista" e "A Invenção de Hugo Cabret" são os favoritos, porém acho que quem leva mesmo é "O Artista"

    @DanielleReis3

    ResponderExcluir
  15. Dúvida entre "O Artista" e "Hugo Cabret" até porque amei os 2, e eu nem sei para qual torcer, até pq amei Tão Longe Tão Perto igualmente ou mais...

    Já que só posso escolher um, aposto em "O Artista"

    @desaolsen

    ResponderExcluir
  16. A Invenção de Hugo Cabret!

    @luhbender

    ResponderExcluir
  17. MOOOOORRIIIIIIIIIIII
    Ganheiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Finalmente vou ter um poster de Jogos Vorazes!!!!!

    Muito obrigadaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir

Posts Populares